Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Bomba d’agua e energia solar ZM: eficiência 24 horas por dia Bomba d’agua e energia solar ZM: eficiência 24 horas por dia
Início » Bomba d’agua e energia solar ZM: eficiência 24 horas por dia

Bomba d’agua e energia solar ZM: eficiência 24 horas por dia

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

A tecnologia chegou com tudo para tornar o nosso dia a dia mais prático e acessível. Isso também é válido para a execução de tarefas que há poucos anos eram pouco exploradas. No universo da energia solar é assim: ninguém mais fica sem acesso à energia elétrica nem à água. Agora, você pode contar com os avançados sistemas de abastecimento de água, altamente eficaz por meio de uma  bomba d’agua e energia solar. Assim, é possível aproveitar a força do sol durante o dia e a energia elétrica durante a noite.

A energia solar tem sido cada vez mais explorada como uma alternativa econômica, sustentável e prática. São incontáveis os ganhos que se pode alcançar por meio da autonomia que a geração da própria energia fornece. Portanto, falaremos um pouco sobre o funcionamento do gerador de energia solar para o bombeamento de água composto pela bomba d’água ZM modelo 4CW DE 2200W que permite alimentação através de corrente contínua (energia solar) e alternada (energia padrão), proporcionando maior eficiência com a possibilidade de funcionamento 24hs por dia. Nos acompanhe e saiba mais sobre essa novidade disponível na Aldo Solar.

Como funciona a bomba d’agua e energia solar?

Basicamente, o funcionamento da bomba solar se dá por meio da conexão dos painéis solares ao seu controlador. Dessa forma, a quantidade de painéis solares será determinada pelos parâmetros de potência, tensão e correte da bomba.

Se tratando do modelo 4CW o controlador é incorporado ao corpo da bomba, incluindo funções de controle automático de funcionamento e proteções contra sobrecorrente e subtensão. Também, há dois sensores de níveis que acompanham a solução para proporcionar maior controle e segurança ao sistema. Assim, um deverá ser instalado no reservatório acima da bomba para evitar que essa funcione a seco nos casos de redução do nível do poço. Já o outro sensor será instalado no reservatório para emitir um comando de desligamento da bomba quando estiver cheio.

Cada bomba possui uma performance de vazão em litros por hora que varia de acordo com a altura manométrica do reservatório.  Portanto, é importante saber qual a necessidade de vazão, bem como a distância do reservatório para se ter o sistema de bombeamento adequado.

A bomba 4CW pode chegar até a 13 mil litros horas de vazão a uma altura 3m do reservatório e a 5.300 litros horas de vazão a uma altura de 50m do reservatório.

bomba d’agua e energia solar

Composição do Gerador Bomba d’agua solar 4CW ZM

Como forma de visualizar o equipamento em sua totalidade, é importante apresentar suas partes separadamente. Assim, o gerador bomba solar é composto por:

  • Painel solar;
  • Bomba solar;
  • Caixa de conexão e controlador;
  • Sensores de nível de água;
  • Cabos solares;
  • Conectores;
  • Estruturas (opcional).

Atributos e funcionamento da Bomba d’agua 4CW ZM

Sobre esse equipamento em especial, podemos dizer que se trata de um sistema de abastecimento de água altamente eficaz! Desse modo, ele pode funcionar 24 horas por dia, usando a força do sol durante o dia e a energia elétrica da rede à noite. Ele tem, ainda, uma chave seletora CA (corrente alternada) e CC (corrente contínua) capaz de gerenciar o funcionamento das correntes de forma manual ou automática. Assim, o sistema prioriza sempre o abastecimento pela energia solar e funciona em locais totalmente desprovidos de energia elétrica fornecida por concessionárias.

Sobre a vazão da bomba 4CW, de acordo como mencionamos anteriormente, ela pode chegar a 13 mil litros horas e conta com um sistema de rampa de partida suave. Portanto, esse sistema aumenta a vida útil do motor.

Destaques sobre o produto

O equipamento é dotado de inversor com controlador e motor de imã permanente, sem escova, com dupla blindagem. Além disso, o motor tem partida suave, que aumenta a vida útil da bomba, além de alimentação automática CA/CC. Apresenta alta eficiência de MPPT, manutenção simples, de máxima eficiência, confiável e o funcionamento é silencioso.

Dessa forma, o sistema também conta com proteção contra funcionamento a seco, sobrecarga, subcarga, sobrecorrente, subcorrente, sobretensão, subtensão e contra falta de fase. A segurança do motor é aprimorada pela adoção de dupla proteção ao rotor e estator, o que permite maior isolamento. Tem, ainda, um microprocessador DSP e fio 100% cobre, laminado a frio, com chapa de aço de silício. Quanto às certificações, estão incluídas: CE, RoHS, UL, ISO9001, ISO14001, OHSAS18001 e SA8000.

Especificações técnicas da Bomba d’água 4CW ZM

  • É uma bomba tipo submersível, com potência nominal máxima (Pmáx) de 2200W (3CV).
  • Sua tensão de entrada é de 60 a 360V em corrente contínua (CC) e de 90 a 240V em corrente alternada (CA).
  • Possui corrente máxima de 12A e velocidade de 500-4500 RPM.
  • Seu terminal de saída tem 2 polegadas e o diâmetro da bomba é de 4 polegadas.

Materiais de construção do equipamento

O terminal de saída e corpo bomba e os parafusos são construídos em aço inox de alta qualidade, conferindo maior durabilidade ao equipamento.

Como o dimensionamento CC da bomba d’água ZM precisa ser feito?

Sua determinação de potência (W) deve ser maior ou igual a 1.5 x 2200W (Potência de Bomba). A tensão máxima de curto-circuito deve ser menor ou igual a 380V e a tensão mínima de pico: maior ou igual a 220V. Já a corrente máxima de curto-circuito deve ser menor que 12A.

Aplicações mais comuns dos geradores bomba d’água solar

As possibilidades para aplicação dos geradores com bomba solar ZM são variadas. Entre elas, se destacam o uso na agricultura, pecuária, irrigação, consumo humano e transferência de água entre reservatórios e cisternas. Assim, recomenda-se que a bomba seja usada apenas em poços e cisternas.

Além disso, não é indicado outros tipos de chave AC/DC na bomba, mas, somente a chave compatível, que acompanha o equipamento. É importante destacar que essa chave deve ser usada para ligar e desligar a bomba, bem como selecionar o tipo de alimentação do sistema.

Por fim, podemos verificar que não há limites para a utilização da energia fotovoltaica, incluindo a da bomba d’agua e energia solar. Dessa forma, qualquer lugar, empreendimento ou equipamento que dependa de energia elétrica já pode contar com um sistema fotovoltaico. Assim, um gerador com bomba d’água solar ZM pode levar energia elétrica onde nem mesmo as concessionárias chegam. E, pode ser um grande aliado para produtores rurais e pessoas que residem em locais remotos.

As inovações tecnológicas com energia solar não param por aí. Para saber mais sobre o assunto, continue navegando em nosso blog!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating