Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Investimento inteligente? Saiba as vantagens da energia solar Investimento inteligente? Saiba as vantagens da energia solar
Início » Saiba por que a energia solar é um investimento inteligente

Saiba por que a energia solar é um investimento inteligente

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

A demanda por energia elétrica tem se mostrado cada dia mais crescente. Por isso, a preocupação com o abastecimento energético futuro tem preocupado muita gente, inclusive, empresários. Estes buscam alternativas sustentáveis e renováveis para atender às necessidades dos negócios. Nesse contexto, a energia solar é um investimento inteligente, uma vez que os benefícios financeiros para as companhias são garantidos.

Além do mais, o acesso à energia solar se torna cada dia mais acessível em razão dos avanços tecnológicos e da redução dos custos para instalação de um equipamento. Portanto, a energia solar é cada dia que passa um investimento inteligente e altamente seguro.

> Leia mais: Investimentos em energia solar no agronegócio supera R$ 15,5 bilhões

Energia solar: um investimento inteligente para empresas

investimento inteligente

Informações do setor de energia destacam que a fonte solar se define como uma solução importantíssima para o país. E, nos últimos anos, seu crescimento apresenta-se bastante relevante, ou seja, mais 29 GW no Brasil. De acordo com a ABSOLAR, os investimentos feitos em energia solar no Brasil já acumularam mais de 151 bilhões, desde que a tecnologia fotovoltaica começou a expandir. Isso sinaliza que a energia solar é um investimento inteligente.

Portanto, essa fonte limpa e renovável se consolida como um relevante parte no conjunto de fontes de energia em solo brasileiro. Dessa forma, é muito significativo o empenho realizado para ampliar a produção de energia solar no Brasil. Sendo assim, já se definiu uma meta para que, até 2030, seja instalado 20 GW de capacidade.

Tarifas de uso da rede no Marco Legal

investimento inteligente

Em janeiro do ano passado foi sancionado o projeto de lei que instituiu o marco legal para geração distribuída, ou geração própria. Isso se revelou uma solução para um dos principais pontos relativos ao faturamento das tarifas de uso da rede, além dos encargos do sistema elétrico.

A nova lei já está vigorando para quem adotou energia solar em 2023. Vale lembrar que 2022 foi a última oportunidade para realizar esse investimento inteligente e usufruir das regras de geração distribuída anteriores à nova lei. Tais normas ofereciam um retorno de investimento mais rápido. Era possível, também, ser beneficiado com isenção de taxas até 2045 e economizar de imediato, até 95% na fatura de energia elétrica.

Investimento inteligente com energia solar nos negócios

Ainda temos muitos desafios pela frente, como falta de infraestrutura ideal para armazenar energia já produzida. Além desse, será preciso garantir linhas de transmissão para distribuição de forma mais eficiente. Mesmo assim, tanto o consumidor comum, com as micro e as pequenas empresas têm muito a ganhar com o investimento inteligente feito em energia solar.

E, quais são os principais motivos para se fazer um investimento inteligente como esse para as empresas?

investimento inteligente

Economia: essa é uma das principais preocupações de quem decide adotar a fonte solar como geradora de energia. Normalmente, as concessionárias de energia usam a fonte hídrica para produzir energia. Isso pode encarecer as contas e enfraquecer a viabilidade financeira das pequenas empresas. Com a energia solar a economia é muito maior, apesar da necessidade de se investir inicialmente.

Sustentabilidade mais significativa: Ao fazer esse investimento inteligente, você terá uma fonte geradora de energia limpa e com zero emissões de poluentes. Isso contribui para minimizar a crescente preocupação das pessoas com o meio ambiente. É uma decisão que também se alinha com a mais recente visão de mercado, ou seja, mais sustentável.

Estabilidade do fluxo de caixa: a energia solar proporciona mais descontos e menos tarifas. Com isso, o fluxo de caixa é mais estável e com previsibilidade dos gastos mensais.

Fortalece a sua marca: o investimento inteligente em energia solar reduz o impacto ambiental e fortalece a imagem da sua marca. Ao optar por energia solar você corrobora o seu objetivo de manter uma empresa comprometida no âmbito socioambiental, deixando um importante legado para as gerações futuras.

Melhor instalação, maior durabilidade e manutenção mais fácil

investimento inteligente

Com essas qualidades as operações da empresa se tornam mais dinâmicas. É importante frisar que o equipamento é seguro e pode ser instalado no telhado, onde ocupa pouco espaço.

> Leia mais: Pela 1ª vez na História, energia solar deve receber mais investimentos do que o petróleo

Fonte solar já é a segunda maior 

De acordo com a ABSOLAR, avançar com a fonte solar no Brasil é fundamental para acelerar nosso desenvolvimento econômico, social e ambiental. Dessa forma, a tecnologia envolvida auxilia na diversificação da matriz elétrica do País e reduz a pressão sobre os recursos hídricos naturais.

Aumenta, ainda, a segurança de suprimento de eletricidade e minimiza os aumentos de preço na tarifa de energia. Além do mais, segundo Sauaia, a expansão da fonte solar fortalece a sustentabilidade, a competitividade dos setores produtivos e favorece a transição energética.

Ainda de acordo com a entidade, as usinas solares de grande porte têm capacidade de geração de energia a valores até dez vezes menores que as termelétricas fósseis. Isso também é válido em relação para a energia importada de países vizinhos. Com sua agilidade e versatilidade, grandes usinas se tornam operacionais em menos de 18 meses. Enquanto isso, a geração distribuída só precisa de 24 horas para funcionar.

> Leia mais: Impostos: veja quais você paga na sua conta de energia

A ABSOLAR também estima que até o final de 2023 o setor solar gerará 1 milhão de empregos. Esse número se refere aos postos de trabalho acumulados no País desde 2012. No entanto, a entidade prevê que esse número poderia ser ainda maior. Isso porque o Brasil conta com os melhores recursos de incidência solar do globo, mas faltam boas políticas públicas para alcançar a liderança mundial no setor. Apesar disso, a energia solar já é a segunda maior fonte de energia nacional e é um investimento inteligente!

Sempre que você quiser solicitar um orçamento de projeto fotovoltaico, conte com uma empresa confiável e saiba como obter o seu equipamento.

Agora que você já sabe que a energia solar é um investimento inteligente para o planeta e para o bolso, continue navegando por nosso blog! Também conheça os melhores fornecedores de módulos fotovoltaicos no nosso site. 

Você sabia que o mercado oferece linhas de financiamento específicas para a adesão às energias renováveis? Alguns exemplos de instituições são o Santander e a Sol Agoraque oferece financiamento inteligente e totalmente digital.

investimento inteligente

Acompanhe também todas as novidades da Aldo em outros canais como Twitter, FacebookLinkedIn e Instagram. Fique ligado também em nosso canal no Youtube!

> Ainda não é parceiro Aldo Solar? Saiba como fazer parte de nossa família de integradores

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating