Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Hidrogênio verde: entenda o que é esse combustível do futuro Hidrogênio verde: entenda o que é esse combustível do futuro
Início » Hidrogênio verde: entenda o que é esse combustível do futuro

Hidrogênio verde: entenda o que é esse combustível do futuro

Saiba também como a energia solar pode impulsionar ainda mais essa inovação

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Você já ouviu falar no combustível do futuro? Estamos nos referindo ao hidrogênio verde.

Quando se fala em saúde do planeta não é possível evitar um debate sobre produção e consumo de energia elétrica. Esse tema é vital e, segundo um estudo da International Energy Agency (IEA), o consumo de energia deverá aumentar significativamente até 2050. Estima-se, portanto, que isso pode representar um alto risco para os esforços de preservar o meio ambiente.

Mas, para driblar essa ameaça, muitos países têm se comprometido a produzir energia limpa e de fontes renováveis. Assim, será cada vez mais viável reduzir a emissão de dióxido de carbono (CO2) e minimizar o desequilíbrio provocado pelo efeito estufa.

> Leia mais: 2023: eletromobilidade começa com otimismo

As discussões em torno dessas questões têm ocupado intensamente as mais variadas pautas. E, assim, o hidrogênio verde ganha destaque como o combustível do futuro. Trata-se de uma possível alternativa para vários processos que usam combustíveis fósseis, que são altamente poluentes para a atmosfera do planeta. Entretanto, o que é o hidrogênio verde, afinal? Em qual seria seu potencial ecológico?

Hidrogênio verde: o que é

Hidrogênio verde é produto de uma das formas de obter combustível usando energia renovável em seu processo. Dessa forma, ele é gerado por meio da eletrólise, por decomposição a partir da passagem de corrente elétrica através da água.

Mas, para o hidrogênio ser considerado verde, é imprescindível que a fonte de energia para a eletrólise seja limpa, como a energia solar fotovoltaica.

Assim, a operação não emite gases poluentes, por isso, é uma opção sustentável e favorável ao meio ambiente como método para produzir combustível.

De acordo com uma pesquisa da Agência Internacional de Energia (AIE), essa forma de produzir hidrogênio seria capaz de poupar cerca de 830 milhões de toneladas de CO2 por ano.

Produzir hidrogênio verde, portanto, requer o uso de eletricidade originada de fontes renováveis. Entre elas, atualmente, a energia solar é indicada como uma das mais relevantes maneiras de se gerar a própria eletricidade.

Quanto às vantagens do uso do hidrogênio verde, podemos citar sua versatilidade de aplicações. Ele pode ser usado nos mais variados setores, como indústrias, transportes e residências, além da produção de energia elétrica.

Mas, seu principal emprego é no transporte, para abastecer veículos elétricos movidos a hidrogênio. Assim, temos uma alternativa excelente à combustão interna, que proporciona a redução de emissão de gases poluentes.

Hidrogênio verde e energia solar

Apesar de conquistar cada dia mais espaço, hoje, um dos maiores desafios para o uso de hidrogênio verde em massa é o alto custo. Cada quilo da substância custa cerca de US$ 5. No entanto, a energia solar é uma alternativa muito promissora para diminuir os custos, popularizando, assim, seu uso. E, em longo prazo, deverá fazer toda a diferença para preservar o meio ambiente.

Escolher a fonte solar como catalisadora no impulsionamento da produção de hidrogênio verde é uma maneira de garantir sua produção de forma sustentável e renovável.

> Leia mais: O que é Metaverso e o que pode ter a ver com energia renovável

Outra vantagem da combinação energia solar e hidrogênio verde é a abundância da luz solar. Isso proporciona um processo de produção do combustível de maneira escalável e mais acessível que as demais.

O uso dessa combinação permite, ainda, a transição para uma economia mais sustentável e livre de emissões de gases poluentes. Estimula, também, o desenvolvimento de tecnologias inovadoras, bem como de infraestrutura para viabilizar esse processo.

Esse cenário coloca o Brasil em destaque como um dos maiores produtores globais de hidrogênio verde. Isso acontece devido ao avançado potencial do país para produzir energia por meio de fontes renováveis, principalmente a energia solar.

Dessa forma, existe a expectativa de que, nos próximos anos, o Brasil se torne um centro de instalação de muitas usinas de hidrogênio verde. E, a primeira delas a usar energia solar, já foi anunciada para se estabelecer no Paraná.

A energia solar é o futuro sustentável e renovável

Futuramente, a energia deverá se tornar a principal fonte renovável e sustentável, além de promover a produção de hidrogênio verde. Isso deve acontecer em razão dos avanços tecnológicos e da redução de custos, que facilitarão o acesso a essa fonte. Com isso, teremos um futuro mais limpo e livre de poluição da atmosfera.

Segundo um levantamento feito pela ABSOLAR, hoje, a energia solar já é a segunda maior fonte de energia em nossa matriz energética. Por isso, está atrás apenas da fonte hídrica.

De acordo com a entidade, usinas solares de grande porte têm capacidade de geração de energia a valores até dez vezes menores que as termelétricas fósseis. Isso vale para a energia importada de países vizinhos. Com sua agilidade e versatilidade, grandes usinas se tornam operacionais em menos de 18 meses. Enquanto isso, a geração distribuída só precisa de 24 horas para funcionar.

Para o consumidor, aderir à fonte solar significa ter autonomia para gerar sua própria energia, de forma limpa e sustentável. Além disso, um gerador fotovoltaico valoriza o seu imóvel, reduz custos na fatura e garante eficiência e segurança no abastecimento de energia.

> Leia mais: Brasil vai sediar fórum de energia solar em 2024

Agora que você já sabe que a o hidrogênio verde é o combustível do futuro e que é imprescindível que a fonte de energia para a eletrólise seja limpa, como a energia solarcomece a executar o seu projeto agora mesmo.

Para isso, acesse o site da Aldo Solar e confira nossas soluções.

E aqui vai uma dica sobre financiamento: você já sabe que o mercado oferece linhas de financiamento específicas para a adesão às energias renováveis? Alguns exemplos de instituições são o Santander e a Sol Agora, que entrega financiamento totalmente digital e inteligente.

Integrador, é sua missão levar à população as informações que provam a vantagem da energia solar, inclusive com mais essa inovação do hidrogênio verde. Assim, além de fortalecer o setor, seu trabalho também fará um bem social para centenas de empresas e famílias brasileiras.

Conte com a Aldo Solar para continuar recebendo notícias e informações úteis para as suas vendas!

> Como ser um integrador Aldo Solar? Confira aqui!

hidrogênio verde

Seja você também o seu próprio gerador de energia limpa. Acompanhe, também, todas as novidades da Aldo em outros canais como TwitterFacebookLinkedIn e Instagram. Fique ligado também em nosso canal no Youtube!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating