fbpx
Início » Brasil deve zerar o desmatamento e reduzir as emissões de gases poluentes

Brasil deve zerar o desmatamento e reduzir as emissões de gases poluentes

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Na abertura da participação do Brasil na Conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas (COP26), o ministro do Meio Ambiente anunciou as metas do país. Assim, declarou que devemos zerar o desmatamento e reduzir as emissões. A primeira (zerar o desmatamento), até 2028 e a redução de 50% das emissões de gases poluentes até 2030. O evento teve início no último domingo, dia 31/10, em Glasgow – Escócia, e segue até dia 12/11.

Zerar o desmatamento e reduzir as emissões: metas estabelecidas

Segundo o pronunciamento do Ministro do Meio Ambiente, “as contribuições do Brasil para superar os desafios estão postas e não faltará empenho do governo federal para chegar a um resultado positivo. Apresentamos hoje uma nova meta climática mais ambiciosa, que passa de 43% para 50%, até 2030 e a neutralidade do carbono até 2050”.

Transição para empregos verdes

Assim, o Ministro ressaltou, ainda, que a conferência marca “uma transição do debate das promessas climáticas para a criação de empregos verdes”. De acordo com o Sr. Ministro, tivemos encontros bilaterais com mais de 60 países, atuando como articuladores em busca de diálogo e pontos de convergência.

Além disso, dezenas de reuniões técnicas foram conduzidas com a finalidade de coletar subsídios que resultaram em uma estratégia de negociação. Tal estratégia visa a defesa do interesse nacional e posicionamento do Brasil como um país fundamental na nova agenda verde global.

Somos a solução e não o problema

Houve, ainda, um pronunciamento do Presidente da República, Jair Bolsonaro, em vídeo enviado para exibição na Conferência. Em seu discurso, Bolsonaro afirma que “no combate à mudança climática, fazemos parte da solução e não do problema”.

Complementou, também, dizendo: “temos que agir com responsabilidade buscando soluções reais para uma transição que se faz urgente”. Segundo seu entendimento, até 2020, os resultados alcançados pelo Brasil demonstram que podemos ser mais ambiciosos.

Vale acrescentar que o Presidente Bolsonaro não se encontra presente na cúpula, mas, manteve a delegação brasileira sob o comando do Ministro do Meio Ambiente.

A ONU pediu prioridade para tecnologias renováveis

Abdulla Shahid, presidente da Assembleia Geral da ONU, discursou na abertura da COP26 e fez um pedido. Ele destacou que “simplesmente não se tem feito o suficiente”. E, assim, pediu para que todos deem prioridade para o uso de tecnologias renováveis.

Em seu pronunciamento declarou que as tecnologias renováveis agora estão entre as mais baratas do planeta e têm forte apoio público. Shahid acrescentou que o financiamento do clima não alcançará a meta prometida de US$ 100 bilhões anuais até 2023. Sendo assim, “devemos acelerar nossos esforços para garantir que todos os países tenham acesso às mais recentes inovações tecnológicas”.

Energia 100% renovável até 2040

Paralelamente à COP26, os debates envolvendo a importância das energias renováveis ganham espaço e força entre os ambientalistas. Assim, a Cimate Action Network Europe defendeu seu posicionamento nesse sentido. Disse que a Europa deve investir em energia eólica e solar a fim de evitar o agravamento das consequências das mudanças climáticas. Sendo assim, pretende ver essa transição ocorrer até 2040, de forma rápida e sustentável.

Zerar o desmatamento e reduzir as emissões: metas urgentes

Então, até 2040, podemos e devemos providenciar um sistema de produção de energia 100% renovável. Ao mesmo tempo, precisamos atender às metas sociais e ambientais.

Dessa forma, até 2035, a produção de energia totalmente renovável deveria ser estabelecida como objetivo vital. Então, segundo Wendel Trio, diretor da CAN Europe, a Europa tem um potencial doméstico largamente inexplorado para as energias renováveis, o que constitui uma oportunidade imperdível.

Brasil deve zerar o desmatamento e reduzir as emissões de gases poluentes

Promessas são sempre passíveis de desconfiança, ainda mais quando precisamos agir rapidamente, sob pena de sofrer consequências terríveis. Contudo, não podemos mais adiar nem duvidar do cumprimento das metas estabelecidas.

Ao contrário, precisamos nos empenhar de verdade e procurar fazer o melhor com o nosso material mais abundante: a energia solar. E, dessa forma, temos sim, que zerar o desmatamento e reduzir as emissões.

Atuação da Aldo Solar na sustentabilidade

A Aldo tem forte atuação no segmento de energia solar, mercado que está intimamente relacionado à sustentabilidade. E, se envolve ainda mais com o tema ao trabalhar de maneira totalmente ajustada às demandas da sociedade e das legislações.

Portanto, desde a sua origem, a Aldo sempre primou pela questão ambiental e adotou uma postura consciente em suas atividades. Muito disso se deve aos próprios fundadores e diretores da empresa, que são muito ligados à natureza e carregam essa preocupação como valores pessoais.

Política Nacional de Resíduos Sólidos

Houve outro fato que contribuiu para o reforço da sustentabilidade dentro da Aldo. E foi a antecipação de ações alinhadas aos anseios da PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos, que passaria a vigorar a partir de janeiro de 2012. Essa política determinava que todos os fabricantes deveriam se responsabilizar pela destinação reversa dos produtos comercializados, isto é, a devolução das embalagens, produtos quebrados e produtos obsoletos.

Assim, o consumidor comprava o produto, o utilizava por um tempo e, ao final da sua vida útil, queria se desfazer do que restou dele. No caso do lixo eletrônico, principalmente, o fabricante passaria a ter responsabilidade sobre o recolhimento e a destinação correta desse lixo.

Assim, diante da implantação dessa nova política, no dia 5 de junho de 2013 (Dia Mundial do Meio Ambiente), a Aldo comprovou o seu comprometimento com a sustentabilidade.

Ações da Aldo que contribuem positivamente com o meio ambiente e a sustentabilidade

Assim sendo, uma das grandes iniciativas da Aldo foi a criação da Aldo Crazy Recicla. Nesse programa, foi firmada uma parceria com uma empresa, a Recicla Eletrônicos. Essa empresa recebe, então, todo o lixo eletrônico coletado pela Aldo em nome dos fabricantes por ela representados como distribuidora, além dos que ela própria industrializa.

Assim, a Aldo presta esse serviço para os fabricantes e para os revendedores. Isso porque a empresa tem uma abordagem B2B, ou seja, não há uma interação direta com o consumidor final, mas apenas com revendedores e instaladores. Assim, muitas vezes, esse parceiro revendedor não tem para onde mandar os resíduos, então, ele pode optar por mandar o lixo eletrônico para a Aldo.

> Aldo e sustentabilidade: entenda como trabalhamos essa questão

Reciclagem de eletrônicos e placas solares

Vale destacar que, desde 2016, a Aldo comercializa produtos de energia solar, como é o caso dos geradores. E, agora a empresa Recicla Eletrônicos e também está recebendo placas solares danificadas para dar sua correta destinação.

> Entenda o que é Economia Circular de painéis fotovoltaicos

Estamos perto de alcançar 200 mil geradores vendidos

Os 190 mil geradores de energia solar vendidos pela Aldo equivalem a uma potência aproximada de 1.9 GW e mais de 5 milhões de painéis solares distribuídos em todo o país. A energia fotovoltaica gerada por essa potência evitou que mais de 1.900 toneladas de CO2 fossem lançados na atmosfera.

Estudos também revelam que a cada tonelada de emissão de Gás Carbônico (CO2) é necessário o plantio de 7,14 árvores para que o planeta não sofra os danos causados por esta emissão. Portanto, os números da Aldo correspondem a mais de 13.500 árvores recuperadas. Assim, a Aldo também contribui para zerar o desmatamento e reduzir as emissões de gases poluentes.

São números para lá de expressivos e que reforçam a liderança e a atuação nacional da Aldo, que conta hoje com 30% de participação no mercado de geração distribuída.

A força que vem do sol

Por fim, conheça mais sobre energia solar e comece agora mesmo a traçar o seu plano de ação para aderir a essa fonte renovável. Por isso, acesse o site da Aldo Solar e confira os produtos.

Caso prefira, entre em contato com nossa equipe de vendas. Se for consumidor final, acesse a CALCULADORA ALDO SOLAR, faça uma simulação do produto e agende uma visita técnica que um revendedor da Aldo irá atendê-lo.

Calculadora Solar: zerar o desmatamento e reduzir emissões

> Leia também: Como se tornar uma revenda Aldo Solar!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating