fbpx
Início » Fontes solar e eólica respondem por mais de 80% da energia acrescentada em junho

Fontes solar e eólica respondem por mais de 80% da energia acrescentada em junho

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Durante o mês de junho, as fontes solar e eólica responderam por mais de 80% de toda a energia elétrica que foi acrescentada à nossa matriz energética. Esse incremento foi de 165,6 MW, tendo sido 82,85% (137,2 MW) oriundas dessas fontes renováveis, de acordo com cálculos divulgados recentemente, pela ANEEL.

Dessa forma, do total de eletricidade adicionada no mês de junho das fontes solar e eólica supreendeu. Mais da metade, ou seja, 52,9% originaram das usinas eólicas, com 87,6 MW. Os demais 49,6 MW são provenientes da fonte solar, com 30% de acréscimo e 28,4 MW veio das termelétricas, resultando em 17,1%.

> Leia mais: Em dez anos, hidrelétricas perderão espaço na geração de energia para solar e eólica

Fontes solar e eólica: expansão total no primeiro semestre

A expansão total  das fontes solar e eólica verificada no primeiro semestre de 2022 foi de 2.328 MW, resultando em empreendimentos novos em 13 estados de quatro regiões do país. Assim, verificou-se que os estados que apresentaram maior incremento foram: Rio Grande do Sul (521,1 MW), Bahia (491,8 MW) e Paraná (311,9 MW).

A ANEEL divulgou, além desses dados, informações sobre a potência total instalada no Brasil durante o primeiro semestre de 2022. São 183.593,3 MW de potência e desses, 83,14% das usinas envolvidas foram fomentados por fontes sustentáveis.

Assim, as fontes solar e eólica são incluídas nesta lista, uma vez que apresentam baixíssima emissão de gases do efeito estufa.

Usinas fotovoltaicas

Ainda eegundo dados divulgados pela ANEEL, por enquanto, o total da matriz energética brasileira está representado em 2,87% referentes à energia solar. Vale dizer que em janeiro deste ano, esse percentual estava em menos de 2,4%. A previsão do Governo Federal é de que até 2031 a fonte solar responda por cerca de 17% da matriz elétrica do Brasil.

O motivo de termos uma expansão cada vez mais rápida da fonte solar é a grande quantidade de projetos outorgados que aguardam aprovação para implementação.

Assim, no total, são mais de 80% de todos os empreendimentos com obras de usina solar ainda não começadas no país. E, no panorama geral, as fontes solar e eólica já respondem pelas fontes renováveis mais promissoras.

Fontes solar e eólica em expansão durante a crise hídrica

Durante a pior crise de energia já registrada em 91 anos no Brasil, as fontes solar e eólica em expansão se destacaram pela sua relevância. Enquanto isso, a atuação das hidrelétricas foi enormemente afetada pela diminuição drástica das chuvas no país.

Atualmente, só no mês de setembro, houve um registro de apenas 16% do volume total das usinas do Sudeste/Centro-Oeste. Em compensação, no mesmo mês, foi constatado o melhor índice de geração eólica para o setor no país em 2021: 10 MW.

> Leia mais: Energia solar foi a renovável com mais adeptos em 2021

O consumo de energia tende a aumentar

Para os próximos anos, é previsto um aumento no consumo de energia. E isso se deve ao crescimento da população e do incremento tecnológico, principalmente em se tratando de demanda de veículos elétricos.

Então, a ideia de ampliar as fontes de energia disponíveis no país é fundamental, sendo a energia solar uma alternativa ideal.

Representatividade das fontes de energia solar e eólica em expansão

Hoje, as fontes solar e eólica, juntas, representam somente 13,6% da matriz energética do Brasil. Enquanto isso, as usinas hidrelétricas produzem 57,1% da energia do país todo, mas dependem das chuvas para dar conta desse abastecimento.

A princípio, no Brasil existe uma capacidade de geração de energia total de 180,6 GW. Quando pensamos em valores absolutos as hidrelétricas apresentam 103 GW e as eólicas 20,1 GW. Na sequência, temos o Gás Natural e a biomassa com 16,3 GW e 15,5 GW.

Então, mesmo que as hidrelétricas se mantenham na liderança, já é notável que não é a opção mais sustentável ao longo prazo. Com essa capacidade de produção, podemos contar com a energia de fontes solar e eólica em expansão para 2022 em diante. Vamos falar das expectativas para esse crescimento logo abaixo.

Postos de trabalho para fontes solar e eólica: dados da ABSOLAR

Segundo dados da ABSOLAR o setor de renováveis já foi capaz de criar mais de 347 mil postos de trabalho para fontes solar e eólica, desde 2012. E, em 2020, apesar da pandemia do novo coronavírus, foram criados 86 mil novos empregos relacionados à produção e distribuição de energia solar fotovoltaica.

Agora, em 2021, o Brasil já ultrapassou a marca histórica de 12 GW de potência operacional. Essa marca inclui sistemas de pequeno e médio portes instalados em coberturas, terrenos e fachadas, bem como usinas de grande porte. A tendência, portanto, é de expansão.

Demanda por especialistas no setor

Crescem ospostos de trabalho para fontes solar e eólica. Essa expansão, então, demanda por especialistas. Com isso, cada vez mais pessoas procuram por cursos da área no SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Um exemplo de capacitação rápida é a função de eletricista de sistemas fotovoltaicos, com cerca de 160 horas, o que totaliza pouco mais de um mês.

> Leia mais: Energia solar é um ótimo investimento em longo prazo

Energia positiva é a que vem do sol

Por fim, saiba ainda mais sobre energia solar. Por isso, acesse o site da Aldo Solar e confira os produtos.

Caso prefira, entre em contato com nossa equipe de vendas. Se for consumidor final, acesse a CALCULADORA ALDO SOLAR, faça uma simulação do produto, opções de financiamento e receba um orçamento grátis de um revendedor autorizado Aldo Solar.

Fontes solar e eólica

Além disso, conheça nossas ações voltadas à sustentabilidade Acompanhe também todas as novidades da Aldo em outros canais como Twitter, FacebookLinkedIn Instagram.  Fique ligado também em nosso canal no Youtube!

 > Saiba mais: Como se tornar uma revenda Aldo Solar!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating