Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Economia zero carbono: entenda por quê o Brasil pode ser a 1ª Economia zero carbono: entenda por quê o Brasil pode ser a 1ª
Início » Entenda por que o Brasil pode ser a primeira economia zero carbono

Entenda por que o Brasil pode ser a primeira economia zero carbono

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Com a crise hídrica que enfrentamos e todos os demais eventos desafiadores em escala mundial, temos a chance de ser a primeira economia zero carbono. O atual momento é bastante promissor para a transição energética e já é evidente que esse é o único jeito de enfrentar a crise climática.

A pandemia de Covid-19 também demonstrou que a recuperação econômica global deve ser sustentável. Por isso, muitos países já formularam planos mais concretos nessa direção.

> Leia mais: 2022 promete! Brasil pode chegar a 100 mil carros elétricos

Economia zero carbono: o aquecimento global é nossa responsabilidade

Agora não há mais motivos para discutir. Nós é que influenciamos o aquecimento da Terra de maneira tão rápida. Basta verificar o último relatório do IPCC – Intergovernmental Panel on Climate Change (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas na tradução para o português). E, o maior vilão está associado diretamente à queima de combustíveis fósseis. Isso conforme relata o Instituto Clima e Sociedade.

Estados Unidos lidera emissões

Conforme levantamento da Carbon Brief, os Estados Unidos são a liderança em termos de emissões mundiais, com 82,4% provenientes dos combustíveis fósseis. Contudo, alguns países já estão tentando reduzir o impacto no aquecimento.

Assim, para se ter um exemplo, em junho deste ano, o novo governo eleito na Colômbia abraçou o combate às mudanças climáticas. Dessa forma, colocou na pauta a transição para fontes de energias renováveis. Por aqui, o Brasil tem potencial para ser a primeira economia zero carbono. Além disso, o Brasil poderia influenciar os demais países da região caso alcancemos o título de economia zero carbono.

O Brasil pode ser a primeira economia zero carbono

O Brasil tem tudo para ser a primeira economia zero carbono, saindo à frente de todos os outros. De acordo com dados da Empresa de Pesquisa Energética, em 2021, as fontes renováveis reuniam 44,7% da nossa matriz energética. Isso em contraste com 14,1% da média global de 2019.

Segundo a ABSOLAR, apenas a quantidade de energia solar produzida praticamente dobrou de 2020 para 2022. Se continuar nesse ritmo, o Brasil pode se tornar o primeiro país a conquistar o posto de economia zero carbono.

Caminho oposto para o Brasil se tornar uma economia zero carbono

Contudo, ainda de acordo com o Instituto Clima e Sociedade, estamos dando indícios de caminhar na contramão do mundo, indo cada vez mais na direção do gás natural.

No Brasil, não há planos claros em relação à descarbonização, o que nos faz reféns dos interesses de indústrias de energia tradicionais.

Isso é lamentável, pois temos muito potencial para virar o jogo investindo em energias renováveis, como a energia solar! Dessa forma, poderíamos nos tornar uma economia zero carbono antes dos demais países.

> Leia mais: Aldo Solar atinge a marca de 240 mil geradores de energia solar vendidos

E que são energias renováveis de fato?

As energias renováveis que podem elevar o Brasil a uma economia zero carbono, são as produzidas a partir da natureza, como a luz solar, a biomassa, os ventos e os ciclos da água.

São consideradas renováveis porque seu ritmo de reprodução é muito mais rápido que o das fontes fósseis, como petróleo, carvão e gás natural. Esses atravessam milhares de anos para se sedimentarem na terra ou no fundo do mar.

Energia renovável é sinônimo de energia limpa?

Quando nos referimos à energia limpa e uma economia zero carbono, estamos dizendo que seu processo de geração emite quantidades irrelevantes de gases de efeito estufa.

Até a energia hidrelétrica é um exemplo de impacto significativo. Para torná-la viável, é preciso fazer o barramento de rios e, com frequência, remover comunidades ribeirinhas e indígenas inteiras de suas moradias.

Usinas de Belo Monte em Altamira (PA)

O exemplo acima é atribuído ao que aconteceu com a instalação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, em Altamira, no Pará.

Foi preciso retirar centenas de famílias da margem do Rio Xingu, alterando, também, o fluxo das águas. Isso resultou na impossibilidade de garantir a reprodução de peixes e do ciclo da vida local.

Então, qual é o papel das energias renováveis na mudança climática?

A transição energética para fontes renováveis precisa ser feita para garantirmos alguma chance de manter o aquecimento do planeta em 1.50C e elevar o Brasil a uma economia zero carbono.

Assim, ainda de acordo com o IEMA, aumentaremos a temperatura do planeta em 10C até o final do século. No entanto, é possível que isso chegue a 40C.

Por isso, nosso prazo para reverter essa dramática tendência é 2030. Um aquecimento sem limites impactaria o planeta a ponto de produzir aumento do nível do mar, desertificação, ondas de calor, deslocamento de populações, enchentes e muito mais.

> Leia mais: Você sabe como mitigar o efeito estufa?

Podemos ser a primeira economia zero carbono

De acordo com o instituto, no Brasil, as emissões ocorrem principalmente devido ao desmatamento e à agropecuária. Mas, a transição energética é fundamental.

Nosso potencial vai além de podermos nos tornar a primeira economia zero carbono. Temos condições de ajudar países sem os mesmos recursos naturais que dispomos, além de área territorial para isso.

Investir na transição energética é crucial para uma economia zero carbono

A transição energética pode cessar os impactos das mudanças climáticas. Mas, é também, uma oportunidade de gerar empregos, reduzindo a desigualdade no país. Segundo dados da ABSOLAR, desde 2012, foram gerados mais de 475,5 mil empregos novos no setor.

Assim, a energia solar distribuída que chega nas comunidades isoladas da Amazônia e nas mais vulneráveis das cidades grandes democratiza o acesso à energia limpa. Contudo, agora, as mudanças climáticas impactam mais ainda as comunidades com renda menor.

Energia renovável é mais barata

Ainda é importante destacar que as fontes renováveis são, hoje, as mais competitivas do mercado. Assim com a modernização do setor elétrico, isso pode levar à população que mais precisa, tarifas mais baratas.

Dados do ICS apontam que 22% das pessoas estão deixando de comprar alimentos básicos para pagar suas contas de luz.

> Leia mais: Energias Renováveis em alta: saiba mais sobre esse setor

Como fazer a transição energética para uma economia zero carbono?

Segundo os especialistas é necessário acabar com os subsídios que mantêm as indústrias de energia fóssil. A partir disso, é preciso elaborar uma transição justa, capacitando os trabalhadores na atuação das empresas de energia limpa.

Em seguida, o Brasil deve detalhar de que forma pretende honrar seu compromisso de se tonar uma economia zero carbono até 2050.

Da mesma forma, nos âmbitos nacional e municipal, é necessário investir em redução fiscal, além de programas de incentivo às empresas de energia eólica e solar.

Energia positiva é a que vem do sol

 Por fim, saiba ainda mais sobre energia solar. Por isso, acesse o site da Aldo Solar e confira os produtos.

Caso prefira, entre em contato com nossa equipe de vendas. Se for consumidor final, acesse a CALCULADORA ALDO SOLAR, faça uma simulação do produto, opções de financiamento e receba um orçamento grátis de um revendedor autorizado Aldo Solar.

economia zero carbono

Além disso, conheça nossas ações voltadas à sustentabilidade Acompanhe também todas as novidades da Aldo em outros canais como Twitter, FacebookLinkedIn Instagram.  Fique ligado também em nosso canal no Youtube!

 > Saiba mais: Como se tornar uma revenda Aldo Solar!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating