Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
2022 promete! Brasil pode chegar a 100 mil carros elétricos – Seja bem-vindo ao blog do maior distribuidor de energia solar do Brasil 2022 promete! Brasil pode chegar a 100 mil carros elétricos – Seja bem-vindo ao blog do maior distribuidor de energia solar do Brasil
Início » 2022 promete! Brasil pode chegar a 100 mil carros elétricos

2022 promete! Brasil pode chegar a 100 mil carros elétricos

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Já no início do segundo semestre deste ano, o Brasil pode chegar a 100 mil carros elétricos em circulação. Hoje, já rodam 79,8 mil carros elétricos, incluindo utilitários, automóveis e veículos comerciais leves, de acordo com a ABVE (Associação Brasileira de Veículo Elétrico). Ressaltamos, no entanto, que esse dado não abrange caminhões, ônibus e veículos levíssimos.

Brasil pode chegar a 100 mil carros elétricos: recorde de 2021

O mercado de carros elétricos e híbridos, em 2021, apresentou um recorde de 34,9 mil unidades vendidas. Esses números, portanto, superaram todas as expectativas da ABVE e significam um aumento de 77% em relação aos 19,7 mil emplacamentos feitos em 2019. E para 2022, a expectativa é que o Brasil pode chegar a 100 mil carros elétricos.

O DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) destacou que há veículos desse tipo circulando em todos os 26 estados e Distrito Federal. No entanto, a maior parte deles se concentra em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

> Leia mais: 14 mil veículos eletrificados foram emplacados no primeiro semestre

Brasil pode chegar a 100 mil carros elétricos

Quanto às cidades, existe maior circulação de elétricos em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. E isso se deve ao grande incentivo dado à eletromobilidade nessas regiões, incluindo a elaboração de plano de mudanças climáticas e suas metas de diminuição de poluentes.

Além disso, acrescenta-se os incentivos para redução do IPVA, investimentos robustos em ampliação de infraestrutura de recarga e isenção do rodízio de automóveis.

> SP aprova lei para incentivar carros elétricos com desconto do IPVA

Aumento de vendas de caminhões elétricos

O primeiro município brasileiro a adquirir caminhões de lixo com zero emissão de gases poluentes foi o Rio de Janeiro. E sua frota atual já chega a cerca de 10%. Fora esse fato, a venda de caminhões elétricos aumentou em mais de 1.100%. Mas, a principal razão do crescimento da preferência pelos veículos elétricos, em 2021, está relacionada à questão ambiental, social e de governança das empresas brasileiras.

A agenda ESG e as logísticas verdes ganharam muita força em 2021. Devido a esse fato, houve um significativo crescimento das vendas de veículos leves para as empresas. Além disso, as organizações adotam cada vez mais veículos elétricos para o uso de seus funcionários e executivos.

> Saiba mais sobre o conceito ESG na energia solar

Brasil pode chegar a 100 mil carros elétricos: mercado dividido

Hoje, o mercado está dividido entre três tipos de veículos: elétricos, híbridos e motor a combustão. Os 100% elétricos são os mais sustentáveis, sem motor a combustão e movidos a bateria recarregável, representando a menor parte da frota: 8% do total. Contudo, sua proporção está aumentando, com uma venda três vezes maior a cada ano que passa. E claro, o Brasil pode chegar a 100 mil carros elétricos em circulação ainda em 2022.

Podemos citar, ainda, os modelos híbridos, compostos de motor a combustão movidos por gasolina, diesel ou álcool, combinado a um motor elétrico com bateria recarregável. Dessa forma, a eletricidade é obtida por meio da energia perdida nas frenagens, o que representa um dos dois tipos de híbridos. O outro, oferece a alternativa de recarga externa e são os híbridos plugáveis.

Pressão por mudanças

Diversos países assumiram compromissos na COP-26 em favor da redução de emissões de carbono, que é o principal responsável pelo efeito estufa. Isso aumenta cada vez mais a pressão ambiental sobre o uso dos combustíveis de origem fóssil.

Nesse cenário, os veículos elétricos colaboram com a redução da emissão desses poluentes. Hoje, um carro elétrico está custando, no mínimo, R$ 150 mil no mercado brasileiro. E o Brasil pode chegar a 100 mil carros elétricos em 2022.

Parte da população entende que esses valores são altos, no entanto, sem uma produção nacional, é necessário importar os carros. E nessa conta entram câmbio, frete e o Real desvalorizado frente ao dólar. Sendo assim, o nosso país acaba recebendo apenas os modelos elétricos de luxo, que são mais caros. Com isso, sua categoria, superior aos carros populares movidos a combustão termina com uma comparação muito desequilibrada.

> Sustentáveis, carros elétricos são alternativa para a alta dos combustíveis

Pontos de recarga

O Brasil pode chegar a 100 mil carros elétricos em 2022. E, para quem compra veículos 100% elétricos ou híbridos plugáveis, os pontos de recarga podem representar algum desafio. Entretanto, o número desses pontos instalados pelo país tem crescido.

Normalmente, eles pertencem a proprietários de carros elétricos, são instalados em residências ou empresas detentoras de frotas. Os pontos de recarga podem ser, também, de acesso público, como em shoppings centers, redes hoteleiras e supermercados.

É interessante destacar que os pontos de recarga são projetados para acelerar o tempo de recarga da bateria. E sua tecnologia permite que essa tarefa seja realizada em menos de cinco horas. Já, em uma tomada residencial comum, os modelos comercializados chegam a demorar de 45 a 48 horas para completar uma carga.

1ª garagem solar pública do país

Brasil pode chegar a 100 mil carros elétricos

A garagem foi montada no modelo de carport solar. É uma estrutura construída com painéis fotovoltaicos para cobrir áreas de estacionamento e gerar energia a partir da luz solar. Dessa forma, a solução oferece um ganho duplo. Enquanto protege os veículos do sol, as placas captam a luz solar, convertendo-a em “combustível” para abastecer os carros elétricos ou híbridos.

A garagem fica aberta ao público na sede da Aldo 24 horas por dia, de segunda a domingo, totalmente gratuito. Conta, ainda, com três vagas para abastecimento de carros elétricos.

Confira as características técnicas da Garagem Solar da Aldo:

  • 27 módulos fotovoltaico;
  • 1 inversor Fronius 8.2kw;
  • carregadores veicular trifásico de até 40kw;
  • Autonomia do BMW I3 – até 385km.

Brasil pode chegar a 100 mil carros elétricos: app Plugshare

Brasil pode chegar a 100 mil carros elétricos

Um outro fator muito importante para o mercado de eletromobilidade é a infraestrutura de recarga pública. No Brasil já contamos com mais de 500 postos de recargas que podem ser encontrados através do app PlugShare, que reúne a maior comunidade de motoristas de veículos elétricos do mundo. São Mais de 300.000 estações de recarga de carros elétricos listadas. Importante lembrar que a garagem da Aldo Solar também já está na lista.

O app é gratuito para IOS, Android e web e além de conectar os proprietários de veículos elétricos, também permite encontrar e avaliar estações de carregamento, como a da Aldo.

Conheça os carregadores e soluções ABB

Como líder mundial em mobilidade elétrica, a ABB se comprometeu com a inovação desse setor, apoiando a adoção mais ampla de veículos elétricos. Sua experiência em eletrificação é incomparável, pois já vendeu milhares de carregadores rápidos DC em mais de 80 países. Recentemente, a ABB recebeu o Prêmio Global E-Mobility Leader 2019 por seu papel no apoio à adoção internacional de soluções de transporte sustentável.

Na Aldo você encontra os novos carregadores da ABB Terra AC Wallbox que fornecem um ponto de recarga para carros elétricos de alta qualidade e excelente custo-benefício. Esses carregadores são fabricados com material resistente para uso interno e externo e tecnologia smart de ponta. Assim, o Terra Wallbox entrega soluções personalizadas, inteligentes e gerenciáveis, que são ideais para casas, empresas, condomínios e outros empreendimentos.

A energia positiva que vem do sol

Por fim, conheça mais sobre energia solar e comece agora mesmo a traçar o seu plano de ação para aderir a essa fonte renovável. Por isso, acesse o site da Aldo Solar e confira os produtos.

Caso prefira, entre em contato com nossa equipe de vendas e saiba mais sobre o nosso programa de Aldo Crazy Venda Direta. Se for consumidor final, acesse a CALCULADORA ALDO SOLAR, faça uma simulação do produto e agende uma visita técnica que um revendedor da Aldo irá atendê-lo!

Brasil pode chegar a 100 mil carros elétricos

Além disso, conheça nossas ações voltadas à sustentabilidade.  Acompanhe também todas as novidades da Aldo em outros canais como Twitter,FacebookLinkedIn Instagram. Fique ligado também em nosso canal no Youtube!

> Saiba mais: Como se tornar uma revenda Aldo Solar!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating