Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Carros elétricos ganham as pistas na Fórmula E: saiba mais neste artigo! Carros elétricos ganham as pistas na Fórmula E: saiba mais neste artigo!
Início » Carros elétricos ganham as pistas da Fórmula E

Carros elétricos ganham as pistas da Fórmula E

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Os carros elétricos chegaram de mansinho, mas ocupam cada vez mais espaço no mercado automotivo mundial. Agora, os carros elétricos ganham as pistas da Fórmula E. Essa categoria surgiu em 2014 e está sendo disputada exclusivamente por monopostos com propulsão elétrica em circuitos de rua. No entanto, a fórmula E funciona como um tipo de laboratório para experiências que poderão ser usadas nos veículos de uso comum.

Um mundo de possibilidades

É claro que as montadoras estão de plantão mantendo equipes e investindo nessas competições para usufruir de tecnologias inovadoras, que podem aperfeiçoar seus projetos. São marcas como Porsche, Nissan, Mercedes, Jaguar, Mahindra e BMW que já estão de olho nas possibilidades de futuro no segmento e, é por isso, que afirmamos que carros elétricos ganham as pistas.

Algumas vezes, a Fórmula E aproveita ideias que já vinham sendo usadas nos carros comuns, como o sistema de recuperação de energia durante a frenagem. As próprias fabricantes intervêm nesses experimentos nessas condições mais exigentes. E a intenção é fazer com que determinadas soluções técnicas retornem ainda mais evoluídas para serem usadas nos modelos futuramente projetados para o consumidor.

Carros elétricos ganham as pistas

Durante sete temporadas de pistas, a Fórmula E conquistou um dos seus maiores intentos: o armazenamento de energia. Em termos comparativos, em outros tempos os pilotos usavam dois carros em cada corrida, em razão da baixa autonomia das baterias. Então, a troca era programada e assim que a carga chegava no limite, outro carro deveria entrar em ação.

Hoje, as baterias armazenam mais energia, sem aumento de peso ou ocupação de mais espaço no veículo. Isso possibilita  que atualmente a prova possa ser completada com o mesmo monoposto.

Menos peso e mais eficiência para as baterias

Bateria muito pesada significa perda de eficiência, por isso, um baita desafio está no equilíbrio entre peso e capacidade de armazenamento. Então, quando as poucas grandes fabricantes globais de baterias atingirem essa meta, a escala poderá aumentar e os custos reduzirão. Basta dizer que há pouco tempo as baterias tinham uma capacidade de 15KWh. Agora, elas vêm com 40, 60 até 90 kWh para veículos leves.

Carregadores ultrarrápidos

A Fórmula E substituiu a bateria de 20 kWh de seus carros por uma de 54 kWh e 900 volts de tensão. Ela rende até 250 kW, que equivale a 335 CV de potência. Com isso, a realimentação ocorre por meio de carregadores ultrarrápidos de até 350 kW, que são muito mais velozes. E, assim, a bateria fica com carga total.

Aperfeiçoamento dos carregadores

Os carregadores ultra rápidos foram desenvolvidos durante os experimentos da Fórmula E, e podem recarregar em até 8 minutos uma bateria para rodar 200 Km. Diante dessa realidade, imagina-se que com o aperfeiçoamento desses aparelhos e a diminuição do custo, eles não ficarão restritos aos circuitos da Fórmula E. No Brasil, a ABB já disponibiliza estes ultra carregadores para serem instalados em rodovias.

Garagem da Aldo

Já conhece a garagem da Aldo? Então, saiba que Maringá e outras cidades do país, mantêm pontos de recarga de veículos elétricos e híbridos plug in. Porém, a grande maioria está conectada diretamente à rede de distribuição de energia. Por isso, a Aldo já anunciou a primeira garagem pública para recarga de carros elétricos e/ou híbridos plug in no sul do país, abastecida por energia solar.

Segundo Aldo Teixeira, diretor da Aldo Solar, em três anos teremos uma frota considerável de carros 100% elétricos e híbridos no Brasil. Por isso, a ideia em torno da montagem da garagem é demonstrar como se usa os equipamentos. É, também, uma maneira de oferecer a solução em larga escala, com a colaboração de duas mil revendas, já treinadas para implementar esse recurso.

Soluções ABB

A líder mundial em mobilidade elétrica, ABB, se comprometeu com a inovação desse setor, apoiando a adoção mais ampla de veículos elétricos. A ABB tem experiência incomparável em eletrificação e já vendeu mais de 14.000 carregadores rápidos DC em mais de 80 países. Recentemente, recebeu o Prêmio Global E-Mobility Leader 2019 por seu papel no apoio à adoção internacional de soluções de transporte sustentável. Além disso, é a patrocinadora Master da ABB Fórmula E, a principal categoria esportiva de corrida de veículos 100% elétricos.

Segundo o presidente da Divisão de Eletrificação da ABB, Marco Marini, “parte da nossa missão é disseminar conhecimento sobre a eletromobilidade. Queremos, também, colaborar com a quebra de estereótipos do tipo: “os veículos elétricos são muito caros, consomem muita energia. Além disso, não têm autonomia e não substituirão os veículos convencionais, dentre outros.”

Conheça os novos modelos de carregadores de carro elétrico da ABB

São os carregadores Terra AC Wallbox. Trata-se do lançamento da ABB e já estão disponíveis na Aldo Solar para todo Brasil. Os novos modelos de carregador de carro elétrico da ABB fornecem um ponto de recarga para carros elétricos de alta qualidade. E, ainda, excelente custo-benefício com possibilidades de updates remotos de softwares e diversas opções de conectividade (Wi-fi, Bluetooth, 4G e Ethernet) para gerenciamento da energia consumida.

Além disso, os carregadores Terra AC Wallbox são certificados e testados, garantindo assim segurança e proteção para seu pleno funcionamento. O Terra AC Wallbox é fabricado com material resistente para uso interno e externo e tecnologia smart de ponta. Assim, ele entrega soluções personalizadas, inteligentes e gerenciáveis, ideais para empresas, casas ou empreendimento.

Por fim, como podemos perceber, o futuro já está aqui e precisamos aproveitar tudo isso para melhorar a nossa relação com a natureza. Os veículos elétricos constituem uma das grandes transformações nesse sentido. Os carros elétricos ganham as pistas da Fórmula E, que ainda é um laboratório, mas em breve, estenderá toda essa inovação para as demais categorias. Isso inclui as ruas e as garagens das casas.

E então, você já rodou em algum tipo de veículo elétrico? Confira aqui, como os carros elétricos são a alternativa ideal em tempos de alta de combustíveis!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating