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SP aprova lei para incentivar carros elétricos com desconto do IPVA

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

As ações de incentivo à adesão dos elétricos já estão alcançando alguns dispositivos legais fundamentais na rotina da população. O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, sancionou no início de junho, o projeto de lei 0054/2021, transformando-o na Lei nº 17.653. Com isso, será permitido aos donos de carros elétricos e híbridos o abatimento dos créditos de IPVA, a que tiverem direito, por débitos de IPTU. Trata-se de uma medida capaz de abranger ainda mais a Política Municipal para incentivara aquisição de carros elétricos com desconto do IPVA.

Carros elétricos com desconto do IPVA e pontos de recarga em prédios novos

Ainda no mês de abril, com a gestão de Bruno Covas, a cidade paulista já havia aprovado uma lei. E seu texto obriga os novos prédios construídos a instalarem pontos de recarga para carros elétricos em suas dependências.

Como podemos notar, São Paulo já está ciente da transição necessária de veículos a combustão para os elétricos. É, portanto, algo inevitável e parece só uma questão de tempo para que todos possam adotar essa prática, que já está se consolidando. Apesar disso, o Brasil ainda está atrasado, se compararmos com outros países. No entanto, há uma expectativa de que no final dessa década tenhamos uma quantidade de elétricos bastante representativa no país.

Sustentabilidade e praticidade juntas

Embora sejam frequentemente associados à sustentabilidade, por se tratar de sua principal característica, essa não é a única vantagem relevante dos elétricos. Na prática, eles são mais práticos que os carros movidos à combustão e fundamentais para um futuro equipado com veículos autônomos e outras tecnologias similares.

Vale ressaltar que os componentes de produção para veículos elétricos estão barateando, o que tende a favorecer cada vez mais seu custo-benefício.

Brasil pode chegar a 100 mil carros elétricos

Carros elétricos com desconto no IPVA

Os dias dos veículos movidos a combustão estão contados, já que várias montadoras anunciaram o fim da produção desses carros dentro dos próximos cinco anos. Por isso, é muito importante que o país inteiro adote medidas como essa lei paulista, que incentiva os carros elétricos com desconto no IPVA. É uma forma de estimular a produção e aquisição de veículos elétricos, evitando a debandada de fabricantes de carros do país.

Vale dizer que, de acordo com a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), a venda desses carros quase dobrou no Brasil em 2020. Então, em plena pandemia de COVID-19, foram comercializados 19.745 veículos elétricos ou híbridos. Em 2019, foram 11.858 carros vendidos.

Carros elétricos e energia solar

Eles estão cada vez mais consolidados como uma tendência mundial e representam o avanço tecnológico e ambiental do qual a indústria automotiva tanto precisava. Assim, os benefícios da energia solar e da eletromobilidade são incontáveis. E isso é verdadeiro principalmente em relação ao baixo investimento dos geradores de energia solar quando comparados aos preços dos carros eletrificados. Portanto, com o uso dessas soluções de recarga fotovoltaica, é possível subsidiar 100% do consumo do carro elétrico durante 30 anos.

Prosumidor: energia solar e eletromobilidade

Esse cenário maximiza os benefícios de sustentabilidade e economia. Assim, é possível adquirir um gerador de energia solar investindo entre 2% e 3% do custo do veículo elétrico. Dessa forma, o consumidor assume uma postura de prosumidor. É aquele que produz sua própria energia elétrica, se livrando da dependência da rede pública de eletricidade.

Sendo assim, um gerador de energia solar de apenas 2kWp gera energia suficiente para subsidiar 100% o consumo elétrico relativo a 1.500 quilômetros de autonomia no mês. Isso ao longo de 30 anos!

Economia garantida

Os custos dos veículos eletrificados no Brasil ainda são elevados. Entretanto, seus inúmeros benefícios já estão sendo reconhecidos pelos consumidores como um excelente investimento em médio e longo prazo. Eles são muito mais eficientes em termos de desempenho. Além disso, o custo de seu KM rodado chega a ser 6 vezes mais baixo que um carro a combustão.

Para exemplificar o quão significativa é essa economia, tomamos como exemplo um veículo Chevrolet Bolt ou BMW i3. Ambos são 100% elétricos e rodam 50 km por dia e economizam em média R$ 9.500,00 por ano em combustível.

Uma parceria insuperável

No entanto, o proprietário desses veículos pode se tornar um “Prosumidor”, gerando a sua própria energia elétrica por meio do sol. Dessa forma, será possível subsidiar os gastos de recarga do seu carro elétrico. Assim, essa economia dobra ano a ano pelos próximos trinta anos, que constitui a vida útil dos geradores de energia solar.

Aos poucos cada argumento contrário ao uso dos carros elétricos no nosso dia a dia é derrubado. Sua crescente adesão se fortalece pela combinação da inovação tecnológica dos novos veículos elétricos e do uso da energia solar. Tudo isso prova que energia solar e a eletromobilidade formam uma parceria imbatível.

Veículos elétricos: grandes benefícios ambientais

A UCorp é uma startup nacional de tecnologia e soluções de mobilidade corporativa e seu foco são os veículos elétricos. A empresa, portanto, fez uma análise comparativa dos veículos elétricos e os movidos a combustão. O escopo é demonstrar os diferenciais dos elétricos com relação a emissão de CO2 e demais benefícios. Portanto, a análise pretende, também, apresentar de forma simplificada, as mudanças e as novas tendências em mobilidade.

De acordo com o levantamento da startup, foram comparados os gastos, a eficiência dos veículos, o valor de manutenção e a emissão de CO2. E, como já sabemos, um dos maiores benefícios dos elétricos é a drástica redução de emissão desses gases que causam efeito estufa.

Vantagens da união entre energia solar e eletromobilidade

  • Zero emissão de C02. Trata-se de um grande diferencial, uma vez que veículos a combustão chegam a emitir mais de 3 toneladas de CO2 na atmosfera ao longo de 20.000 Km rodados;
  • Baixa manutenção. Enquanto um carro mecânico possui mais de 2.500 peças móveis o veículo elétrico possui apenas 250 peças, promovendo menos degastes e demanda de manutenção;
  • Eficiência. Motores elétricos chegam a ser 90% mais eficientes no que diz respeito ao consumo de energia, enquanto os carros comuns têm eficiência de apenas 40%.

Meta de carbono desafiam a indústria automobilística

A General Motors pretende neutralizar completamente suas emissões de carbono a partir de 2040. A companhia assinou, também, o Business Ambition Pledge para 1,5ºC. Com isso, uma das estratégias consiste em produzir somente veículos elétricos a partir de 2035. A empresa quer começar com os carros de passeio, fabricando modelos elétricos em diversos segmentos e patamares de preços. A fabricante investirá, ainda, em infraestrutura para recargas, trabalhando na aceitação dos modelos elétricos pelos seus clientes.

Já, o BMW Group planeja fabricar mais de 7 milhões de veículos eletrificados (híbridos plug-in e elétricos) até 2030. Desses, dois terços deverão ser elétricos movidos a bateria. Até o momento, a BMW já vendeu mais de 600.000 EVs/PHEVs.

Mercado brasileiro de veículo elétrico

De acordo com a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), o mercado de veículos eletrificados no Brasil teve o melhor quadrimestre da série histórica, iniciada em 2012. Com 10.392 veículos eletrificados emplacados de janeiro a maio de 2021, já representa um aumento de 84,5% sobre o mesmo período de 2020 (5.633 unidades).

Esses resultados fortalecem ainda mais a previsão da ABVE de que o mercado nacional deve ultrapassar a marca de 30 mil eletrificados só em 2021. E isso representa um aumento de cerca de 52% em relação a 2020. Esse foi o melhor ano da eletromobilidade no Brasil, com um aumento que pode chegar a mais de 150% sobre as vendas de 2019. E, da mesma forma, nos adverte sobre a importância de incentivos como a aquisição de carros elétricos com desconto no IPVA.

Infraestrutura de carregamento: postos no Brasil

Hoje, o Brasil conta com aproximadamente 500 postos de recarga para carros elétricos em rodovias e locais públicos. Para os próximos anos, a expectativa de crescimento para o setor no país ainda é tímida. Contudo, quando se pensa em eficiência, emissão de carbono e outros benefícios, essa transição do carro a combustão para eletricidade não tem mais volta.

Veja, na íntegra, o texto do decreto publicado no Diário Oficial da cidade de São Paulo: LEI Nº 17.563, DE 8 DE JUNHO DE 2021.

A força que vem do sol

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