Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
São Paulo lidera a geração de energia solar no Brasil São Paulo lidera a geração de energia solar no Brasil
Início » São Paulo lidera a geração de energia solar no Brasil

São Paulo lidera a geração de energia solar no Brasil

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

De acordo com dados divulgados pela ABSOLAR, atualmente, o estado de São Paulo tem um potencial energético de 3,8 GW instalado em fonte solar. Com isso, São Paulo lidera a geração de energia solar no país e essa capacidade é o bastante para abastecer mais de 400 mil consumidores.

São Paulo lidera a geração de energia solar por intermédio de módulos fotovoltaicos, cujo sistema capta a luz solar convertendo-a em energia elétrica. Dessa forma, torna-se possível diminuir consideravelmente o uso da energia elétrica da rede, o que ajuda a reduzir os custos a aliviar o orçamento.

São Paulo lidera a geração de energia solar

> Leia mais: Inversores híbridos e inversão de fluxo: uma combinação perfeita

Assim, além da vantagem econômica, essa fonte limpa e renovável, garante uma produção de energia de forma sustentável, uma vez que o sistema não emite gases poluentes.

A energia solar fotovoltaica está em alta e expande rapidamente no mercado mundial. Ela pode, então, ser usada para atender demandas energéticas no campo para a execução de atividades como:

  • Irrigação da lavoura;
  • bombeamento de água para abastecer as casas;
  • iluminação;
  • eletrificação de cercas e outras demandas básicas na produção rural.

São Paulo lidera a geração de energia solar – governo fornece subsídios

São Paulo lidera a geração de energia solar

De olho nessa expansão, o Governo de São Paulo, disponibiliza créditos aos produtores rurais, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. O objetivo é facilitar a instalação de sistemas fotovoltaicos utilizando a linha de Desenvolvimento Rural Sustentável Paulista na atividade de Energia Renovável, do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP).

São Paulo lidera a geração de energia solar no Brasil e, mais de R$ 30 milhões foram oferecidos para custear projetos relacionados à produção de energia limpa no campo em 2023. Sendo assim, aproximadamente 240 produtores rurais foram contemplados com esses subsídios, o que colaborou para favorecer a transição energética de São Paulo.

Como garantir energia elétrica em caso de apagão

O apagão em São Paulo ocorrido no dia 03 de novembro do ano passado demonstra claramente a necessidade de mudanças urgentes na forma de produzir energia. As mudanças climáticas estão aí com seus efeitos devastadores nos mostrando que devemos adotar alternativas mais sustentáveis no dia a dia.

Equipamentos de energia solar fotovoltaica podem contribuir muito com essa mudança. Mas, a resposta de um gerador fotovoltaico depende muito do tipo de instalação feito quando há falta de energia.

Nessas situações, como o apagão de São Paulo no dia 03/11, por uma questão de segurança e regulamentação, os sistemas conectados à rede – ON GRID – param de funcionar. Já os sistemas isolados, como os OFF-GRID e os híbridos, usam a carga das baterias para suprir a falta de abastecimento pela rede.

> Leia mais: Dia do Agricultor: energia solar no campo reduz custos e amplia renda

Sistema isolado ou OFF GRID

Esses geradores são instalados em áreas remotas e sem acesso à rede de distribuição, por isso, sua única fonte de energia é originada nos painéis solares. Contudo, esse equipamento não produz energia durante a noite e usam um banco de baterias para armazenamento da carga necessária para abastecimento no período noturno.

Em dias nublados ocorre a mesma coisa. Os painéis geram menos energia e as baterias servem para atender o restante do consumo. Portanto, tais sistemas devem ser muito bem dimensionados, já que, ao faltar energia, as baterias precisam ter capacidade para atender o imóvel durante essa falta.

Sistema ON GRID

São os sistemas conectados à rede elétrica, como o próprio termo ON GRID sugere. Nesse caso, o excedente de energia, em vez de ir para a bateria, é injetado na própria rede de distribuição e, depois, transformado em créditos para o usuário.

À noite, automaticamente, o sistema fica em stand-by e você volta a usar a energia proveniente da rede elétrica normalmente. E, dessa forma, sua principal desvantagem é a dependência da conexão com a rede pública de distribuição. Com isso, ao faltar energia na rede, os geradores ON GRID cessam de forma automática seu funcionamento. Assim, voltam ao normal somente quando a distribuidora restabelecer seu serviço.

Trata-se de uma medida de segurança imposta pelas normas da ANEEL. O intuito disso é zelar pela segurança dos técnicos que fazem os reparos da rede, senão, o sistema seguiria produzindo energia e injetando na rede. E isso sim, colocaria a vida dos técnicos em perigo.

Gerador híbrido para mitigar problemas com o apagão em São Paulo

São Paulo lidera a geração de energia solar

Os sistemas híbridos são constituídos pela combinação entre um gerador OFF GRID com uma instalação conectada à rede de distribuição. Sendo assim, ele funciona juntamente com a rede elétrica ao mesmo tempo em que opera a bateria.

Entretanto, nesse caso, o papel da bateria não é o de armazenar a energia toda para consumo noturno, mas o de operar como um sistema de backup. Assim, quando falta energia da rede, a bateria passa a abastecer o imóvel até que os reparos da distribuidora sejam concluídos.

Esses sistemas chegaram para proporcionar uma independência maior para o consumidor. 

São Paulo lidera a geração de energia solar no Brasil e, depois do apagão de 03 de novembro de 2023, ficou provado que a energia solar é a melhor escolha em momentos de crise como aquele. Assim, entre as opções descritas acima, os geradores híbridos garantem ainda mais tranquilidade para os usuários, em qualquer situação.

Conheça as soluções híbridas e as baterias de armazenamento da Aldo

São Paulo lidera a geração de energia solar

Hoje a Aldo Solar oferece ao mercado geradores de energia solar com inversores híbridos da Growatt e da Deye. No mercado solar, a Aldo segue na liderança do segmento e oferece baterias para o crescente mercado de armazenamento. A empresa é parceira de grandes marcas do mercado, como Dyness, para as baterias de íon de lítio e as baterias Moura, de chumbo ácido.

Além disso, a empresa fornece os equipamentos para a montagem do gerador fotovoltaico. Isso significa que a especialista em soluções fotovoltaicas comercializa os geradores de energia solar de acordo com os necessidades de cada projeto.

> Leia mais: A Aldo Solar é referência em energia solar

Você sabia que o mercado oferece linhas de financiamento específicas para a adesão às energias renováveis? Alguns exemplos de instituições são o Santander e a Sol Agoraque oferece financiamento inteligente e totalmente digital.

São Paulo lidera a geração de energia solar

Acompanhe também todas as novidades da Aldo em outros canais como Twitter, FacebookLinkedIn e Instagram. Fique ligado também em nosso canal no Youtube!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating