A Clean Energy Latin America (CELA) realizou um estudo, no qual concluiu que o mercado de armazenamento de energia no Brasil pode expandir 12,8% ao ano até 2040. Isso significa um aumento de até 7,2 GW de capacidade instalada nesse período.
Levando em conta as atuais regulamentações, segundo projeções feitas pela consultoria, a expansão do mercado de armazenamento na infraestrutura elétrica do Brasil pode movimentar mais de US$ 12,5 bilhões por ano.
Segundo a CELA, ainda, esse potencial pode superar os 7,2 GW previstos e chegar a 18,2 GW. Isso, se houver regulamentações claras, incentivos e metas definidas. No entanto, essas estimativas não consideram o potencial dos sistemas “behind the meter” (atrás do relógio). São as instalações feitas em residências, indústrias, comércios e propriedades rurais, que poderiam aumentar mais ainda o impacto no setor elétrico.
> Leia mais: Tendências e aplicações da energia solar e agronegócio para 2024
Mercado de armazenamento – expansão das fontes de energia limpa
A consultoria menciona, também, que o mercado de armazenamento, ou seja, o uso de baterias é um dos principais motores para ampliar as fontes de energia limpa e sustentável.
Suas aplicações são múltiplas e os benefícios, incontáveis. Com isso, torna-se possível que o mercado de armazenamento figure como um dos grandes impulsionadores para consolidar a transição energética no Brasil.
Segundo a CELA, entretanto, para se chegar aos níveis de crescimento desejados no país, será necessário implementar metas claras para os sistemas de armazenamento. Da mesma forma que para pesquisa e desenvolvimento, estabelecimento de ajustes fiscais e consolidação de regulamentações.
Tais metas incluem, por exemplo, que se defina as tarifas voltadas a serviços auxiliares e o empilhamento de receitas. Isso pode contribuir consideravelmente para reduzir os custos de implantação dos sistemas. Assim torna-se possível aumentar a atratividade financeira dos projetos.
Mercado de armazenamento – regras são fundamentais
A CELA avaliou, finalmente, que estabelecer metas, implementar regulamentações e oferecer incentivos exercem um papel fundamental para o desenvolvimento do setor de armazenamento de energia.
Para um agente armazenador, definir o alicerce regulatório é extremamente importante em virtude do amplo espectro de aplicações próprios desses sistemas. Essas regras podem ser essenciais para determinar as receitas e os custos relativos aos sistemas de armazenamento. Essas são particularidades vitais para tornar viável sua operação de maneira atrativa e eficaz no cenário brasileiro de energia elétrica.
Mercado de armazenamento do Brasil deve acelerar com a ABSAE
O mercado de baterias de armazenamento do Brasil deve acelerar com a ABSAE (Associação Brasileira de Soluções de Armazenamento de Energia). A entidade foi criada pelas mais importantes empresas desse segmento. Sua estrutura, então, atende três pautas principais: incentivo ao marco regulatório, divulgação de informações sobre o segmento e fomento e adesão a políticas públicas.
> Leia mais: Brasil está entre os 5 países em desenvolvimento mais atrativos para investir em renováveis
A Associação que pretende impulsionar o mercado de baterias de armazenamento contempla as empresas como Baterias Moura, a Micropower, a Newcharge e a UCB. Seu objetivo, é dividir tal iniciativa convidando outras organizações desse setor a se unirem-se à causa.
O presidente da ABSAE, reforçou a importância das baterias de armazenamento de energia na manutenção da segurança dos sistemas elétricos. Da mesma forma, destacou sua relevância para a modicidade tarifária e para a descarbonização da matriz elétrica.
O executivo destacou, também, que é fundamental promover incentivos nesse segmento e adotar políticas públicas para assegurar a competitividade do setor de baterias de armazenamento de energia.
Contudo, além dos objetivos definidos, a entidade pretende focar na qualificação e na formação de profissionais especializados em armazenamento de energia. Dessa forma, com a atuação da ABSAE, as companhias que se associarem deverão alavancar o desenvolvimento do mercado de armazenamento de energia. Assim, será possível colaborar com uma transição da matriz energética mais eficiente e sustentável.
O que esperar do mercado solar para 2024
Podemos esperar um significativo aumento da capacidade instalada da fonte solar no próximo ano. Será um momento que promete significativos avanços em tecnologias de armazenamento. Assim, as baterias mais econômicas e eficientes, permitirão uma integração melhor da energia solar na matriz energética brasileira.
Para 2024, podemos contar com a introdução e novos designs para painéis solares com a finalidade de melhorar a eficiência e diminuir os custos de produção nesse segmento. Paralelamente, outro ponto fundamental para impulsionar o desenvolvimento da fonte solar no Brasil será a integração de sistemas inteligentes de gestão.
Eles proporcionarão melhor controle e otimização da geração solar em conjunto com a ampliação de usinas solares flutuantes. Com isso, será possível triplicar a capacidade instalada, atingindo 150 Mwp até o final de 2024.
Por que escolher a Aldo para adquirir as baterias para o mercado de armazenamento?
A Aldo Solar conta com mais de 40 anos no segmento de distribuição. No mercado solar, a Aldo segue na liderança do segmento e oferece baterias para o crescente mercado de armazenamento. A empresa é parceira de grandes marcas do mercado, como Dyness, para as baterias de íon de lítio e as baterias Moura, de chumbo ácido.
Além disso, a empresa fornece os equipamentos para a montagem do gerador fotovoltaico. Isso significa que a especialista em soluções fotovoltaicas comercializa os geradores de energia solar de acordo com os necessidades de cada projeto.
> Leia mais: Em 2023 solar e eólica dominaram a expansão da matriz elétrica brasileira
Você sabia que o mercado oferece linhas de financiamento específicas para a adesão às energias renováveis? Alguns exemplos de instituições são o Santander e a Sol Agora, que oferece financiamento inteligente e totalmente digital.
Leave feedback about this