Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Aplicações da energia solar: tendências no agronegócio em 2024 Aplicações da energia solar: tendências no agronegócio em 2024
Início » Tendências e aplicações da energia solar e agronegócio para 2024

Tendências e aplicações da energia solar e agronegócio para 2024

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

No Brasil, o setor solar fotovoltaico está avançando rápida e amplamente. E, o agronegócio, um dos mais relevantes campos da economia do país, acompanha cada vez mais de perto as aplicações da energia solar e suas tendências.

Segundo dados da ANEEL, os consumidores das regiões rurais, hoje, respondem por quase 15% do total de 25,2 GW de potência instalada no Brasil. Isso em relação aos sistemas de geração distribuída. Assim, já contamos com 3,6 GW instalados por meio de 197 mil conexões em ambiente rural. Apenas em 2023, a classe rural respondeu pela introdução de mais de 1 GW no Brasil.

Estamos, portanto, nos referindo a números que demonstram o interesse cada vez maior do setor rural em gerar sua própria energia. As aplicações da energia solar no campo são uma maneira de reduzir os custos, enquanto a eficiência produtiva aumenta.

> Leia mais: Em 2024, o que esperar do mercado solar?

Aplicações da energia solar no meio rural

aplicações da energia solar

São diversas as aplicações da energia solar no campo. Essa fonte renovável de energia pode ser usada na irrigação do plantio, na refrigeração de carnes, na safra, nos laticínios e em outros produtos. Pode ser aplicada, ainda, para regular a temperatura nos cuidados com animais, na segurança da propriedade rural, na iluminação, nas telecomunicações e outras utilidades.

A forma de realizar as aplicações da energia solar também variam. O uso pode ser feito por meio de usinas solares flutuantes, em que os painéis boiam sobre a água. Outra aplicação do equipamento é o posicionar os módulos paralelamente à lavoura.

Uma das mais importantes aplicações da energia solar, atualmente, é a possibilidade de combater as emissões de gases do efeito estufa. Com isso, podemos minimizar as agressões ambientais e até reparar o meio ambiente, permitindo a conservação de recursos naturais dos espaços rurais.

Incentivos para as aplicações da energia solar

aplicações da energia solar

O Governo Federal também disponibiliza incentivos para as aplicações da energia solar no campo como forma de impulsionar os negócios no mundo agro. E o instrumento usado é o Plano Safra 2023-2024, com previsão de um montante de R$ 364 bilhões para serem investidos e tornar o agro mais sustentável. Dessa forma, a instituição oferece importantes linhas de crédito para todo o investidor interessado em produzir um agro mais ecológico.

Atualmente, o mercado conta com linhas de crédito específicas para o financiamento da adoção de práticas de conservação e recuperação de áreas degradadas, incluindo sistemas para gerar energias renováveis como a solar fotovoltaica.

Sabemos que o setor do agronegócio lida com muitas intempéries, como tempestades (cada vez mais frequentes e fortes), inundações, pragas e secas. Por isso, é muito importante garantir incentivos aos produtores rurais. Além disso, é fundamental que todo integrador fique atento à qualidade dos produtos ofertados no momento de escolher uma parceria para implementar projetos fotovoltaicos.

> Leia mais: Em momento de maior demanda da população a solar atendeu 19,2% do consumo de energia

Hoje, há certificações muito relevantes que dão suporte à eficácia e à segurança dos produtos. É o caso do PV Evolution Labs (PVEL), o principal laboratório independente do setor fotovoltaico mundial. Portanto, é essencial cobrar das empresas certificados de alto nível como este.

Para o ano de 2024, portanto, há bastante otimismo nas expectativas do setor fotovoltaico em relação ao agronegócio. Esse setor tem demonstrado uma tendência natural de elevação, principalmente em razão do fim dos descontos nas tarifas de energia rural. Além disso, acabam as facilidades para obter financiamento disponível para o setor solar.

Gerador personalizado Aldo Solar

Você sabia que agora é possível personalizar seu gerador fotovoltaico em poucos cliques, diretamente no site da Aldo? Estamos falando do Gerador Personalizado Aldo. 

Atendendo a uma demanda do mercado a Aldo Solar passou a oferecer geradores personalizados. Eles garantem agilidade no processo de compra e mais facilidade para configurar o gerador solar de acordo com as necessidades de cada projeto. 

Além de aumentar a fluidez dos pedidos, a plataforma funciona como self service de geradores fotovoltaicos ou como um engenheiro virtual. Dessa forma, você recebe instruções sobre as melhores configurações de painéis, inversores, cabos, estruturas e demais acessórios.

Com isso, o equipamento pode funcionar em perfeita harmonia no que diz respeito a potência, entre outros fatores. Assim, com um Gerador Personalizado Aldo, você pode otimizar ainda mais a geração de energia dos projetos da família de integradores Aldo Solar.

A plataforma Gerador Personalizado Aldo está configurada para oferecer os melhores equipamentos de forma individual. Ou seja, o integrador pode adicionar outros itens no gerador, além daqueles sugeridos pelo sistema de forma individualizada. O integrador pode, por exemplo, encomendar mais um painel ao sistema, sugerido pela plataforma, um cabo maior, entre outras muitas possibilidades.

A importância da customização para os clientes

Você sabia que cerca de 70% dos consumidores investem mais em marcas que oferecem experiências personalizadas? Esse dado é objeto de pesquisa da CX Trends. Segundo o estudo, tais experiências se tornam mais fluidas e integradas para o cliente. Por isso, pode ser imensamente vantajoso para qualquer negócio apostar na personalização de produtos ou serviços. Um bom exemplo, aqui no setor de energia solar, é o Gerador Personalizado Aldo.

Enfim, o Gerador Personalizado Aldoé uma forma de oferecer ao integrador mais poder de escolha e comodidade. Encontre os melhores produtos para os seus projetos de energia fotovoltaica com um distribuidor de soluções para projetos fotovoltaicos.

> Leia mais: GD fotovoltaica é incluída no Programa Brasileiro de Energia Renovável

Conte com a Aldo para projetos fora da caixa

aplicações da energia solar

A Aldo vem se reinvetando e acredita que o futuro é solar e repleto de oportunidades. Tem um projeto de usina solar? Vem pra Aldo. Só a Aldo Solar garante confiabilidade dos maiores fornecedores consolidados no Brasil, com certificações internacionais de qualidade e bancabilidade, além de garantia e suporte!

A Aldo te ajuda a pensar fora da caixa e oferececondições especiais especiais para seus projetos de grandes usinas. Fale com nosso time de vendas porque estamos à disposição para tirar todas as dúvidas!

Você sabia que o mercado oferece linhas de financiamento específicas para a adesão às energias renováveis? Alguns exemplos de instituições são o Santander e a Sol Agoraque oferece financiamento inteligente e totalmente digital.

aplicações da energia solar

Acompanhe também todas as novidades da Aldo em outros canais como Twitter, FacebookLinkedIn e Instagram. Fique ligado também em nosso canal no Youtube!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating