Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Principais fornecedores de módulos fotovoltaicos no 1º sem 2023 Principais fornecedores de módulos fotovoltaicos no 1º sem 2023
Início » Saiba quais são os principais fornecedores de módulos fotovoltaicos

Saiba quais são os principais fornecedores de módulos fotovoltaicos

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

No primeiro semestre deste ano os quatro principais fornecedores de módulos fotovoltaicos ainda são: Jinko Solar, LONGI, JA Solar e Trina Solar. Essas marcas foram assim definidas em razão do volume de remessas no primeiro semestre de 2023. Isso, segundo o ranking de remessas revelado pela Solarbe

Das marcas citadas acima, a Aldo firmou parcerias sólidas com  dois grandes players  de módulos fotovoltaicos: Jinko Solar e JA Solar. Ou seja, o maior distribuidor de soluções fotovoltaicas do país comercializa produtos de altíssima qualidade e procedência comprovada aos integradores do setor de energia solar

A reunião dos quatro principais fornecedores de módulos fotovoltaicos combinadas em volume de embarque superou 108 GW. E esse valor corresponde a cerca de 55% de sua participação total de mercado. Quanto ao volume de embarque acumulado das 10 marcas mais importantes, a potência passou dos 168 GW e representou aproximadamente 85% do market share.

> Leia mais: Módulos falsos e os riscos para projetos fotovoltaicos

No entanto, se comparadas com avaliações anteriores, esse ranking aponta uma pequena redução na participação de mercado das marcas de primeiro e segundo níveis. 

Segundo analistas, essa mudança se refere a companhias integradas e a marcas de segunda linha, uma vez que elas oferecem descontos antecipados como forma de garantir pedidos. Com isso, conseguem ganhar uma fatia maior no mercado, considerando a queda dos preços na indústria.

Os principais fornecedores de módulos fotovoltaicos

principais fornecedores de módulos fotovoltaicos

As informações coletadas para os 20 principais fornecedores de módulos fotovoltaicos partem de pesquisas de dados de licitações, visitas de fornecedores e contratos de fornecimentos. Contudo, a Solarbe pretende atualizar os rankings depois de divulgar os relatórios semestrais das marcas listadas no final do mês de agosto.

Dessa forma, sob influência da análise da Solarbe e de dados compartilhados por empresas importantes, as fabricantes de destaque conseguiram garantir pedidos relevantes por intermédio de licitações de empresas estatais. São fabricantes como TW Solar, Trina Solar, JA Solar, GCL System Integration e Jinko Solar.

Além do mais, organizações como a Astronergy, DAS Solar e Suntech chegaram a resultados impressionantes. Assim, a DAH Solar, a Risen Energy e a ZNShine Solar ampliaram sua presença ativamente em mercados externos com mais de 60% de suas vendas iniciadas em mercados internacionais. Dessa maneira, garantiram estabilidade em seus lucros e no desempenho geral.

Os principais fornecedores de módulos fotovoltaicos – Módulos do tipo N

principais fornecedores de módulos fotovoltaicos

Vale dizer que os módulos do tipo N, de forma significativa, apontaram como alternativa preferida de um crescente número de clientes. Empresas chinesas que realizaram licitações tiveram uma superação de módulos do tipo N em 40%. Alguns chegaram a 50%.

As empresas forneceram dados que revelaram volumes de remessa de módulos do tipo N da Astronergy, Jinko Solar e DAH Solar acima de 40% no primeiro semestre de 2023. Além dessas companhias, portanto, metas de mais de 45% foram estabelecidas por empresas como a Eging PV, Suntech e DAH Solar, este ano, para módulos do tipo N.

A Solarbe estima que as classificações anuais de envio de módulos fotovoltaicos para 2023 devem apresentar um grupo relativamente estável dos quatro primeiros, com um limite acima de 60 GW.

> Leia mais: Primeiro trimestre fechou com 5 GW em módulos FV importados da China

Os dados contidos entre a quinta e a oitava colocações devem ser contestados de perto. Além disso, é muito provável que algumas companhias se empenhem com mais força na segunda metade deste ano com o objetivo de alcançar classificações mais altas.

É possível que os 10 primeiros lugares sejam altamente disputados por diversas marcas. E a ênfase maior deve ficar no controle de custos, na análise de licitação para as empresas participantes e nas capacidades de negócios.

Módulos fotovoltaicos N-Type TopCon

Os painéis solares são a espinha dorsal da indústria solar, transformando a luz solar em energia elétrica limpa e renovável. Com a crescente demanda por fontes de energia limpa, a eficiência e o rendimento energéticodos módulos solares tornaram-se cada vez mais importantes. E é aí que entram os módulos N-Type TopCon.

Nesse sentido, a China Guodian Corporation (CGC) realizou um estudo de caso, em seu projeto 30 MV PV, para comparar a performance dos Móduloc P-Type PERC em relação aos N-Type. A comparação foi feita sob as mesmas condições de instalação. O estudo demonstrou um aumento de 5% no rendimento energético de os módulos N-Type TopCon, avaliados por duas semanas em fevereiro de 2023.

O que são módulos N-Type TopCon?

principais fornecedores de módulos fotovoltaicos

Os módulos os módulos N-Type TopCon são um tipo de módulo fotovoltaico que utiliza a tecnologia Topcon, que é uma combinação de duas tecnologias diferentes: a tecnologia N-Type e a tecnologia Top Contact. A tecnologia N-Type utiliza células solares de silício monocristalino de 182 mm, uma matéria prima de alta pureza, enquanto a tecnologia Top Contact utiliza um layout de contato superior para maximizar a eficiência da célula solar.

> Leia mais: Módulos N-Type TopCon apresentam aumento de 5% no rendimento energético

Inicialmente, o silício do tipo P era preferido e sua fabricação desenvolveu-se mais rapidamente por causa de sua grande tolerância a danos causados pela radiação cósmica, que o tornava ideal para aplicações aeroespaciais.

Células fotovoltaicas do tipo N são mais eficientes e muitas empresas, como a Jinko Solar e centros de pesquisa, estudam atentamente os benefícios das células solares do tipo N para entregarem ao mercado fotovoltaico global painéis mais tecnológicos e de maior eficiência.

Os módulos N-Type TopCon são produzidos pela Jinko Solar, a fabricante número 1 em envios por 4 anos consecutivos, com 100GW entregues. A Jinko também possui 12% de Market Share, 19 Recordes mundiais, além de 50 GW em capacidade de produção de módulos fotovoltaicos.

A Jinko Solar e a Aldo Solar partilham do maior acordo de distribuição do mundo dos módulos Tiger Neo de ultra eficiência do Tipo N.

JA Solar entre os principais fornecedores de módulos fotovoltaicos

principais fornecedores de módulos fotovoltaicos

Você sabia que a em 2022 um em cada seis painéis solares vendidos no mundo são da JA Solar? A empresa é uma das maiores fabricantes de módulos fotovoltaicos do mundo. No Brasil, chegou em 2015, em razão da diversificada matriz energética e potencial de mercado.

Com sede na capital Pequim, a JA Solar opera fábricas em toda a China, bem como na Malásia e no Vietnã, voltadas ao mercado americano. No final de 2022, a companhia somava mais de 32 mil funcionários e 1.290 patentes registradas. Assim, com operação e cadeia produtiva verticalizadas, controla rigorosamente todo o processo de pesquisa e desenvolvimento (P&D).

> Aldo Solar firma parceria para distribuição das placas fotovoltaicas JA Solar no Brasil

principais fornecedores de módulos fotovoltaicos

A JA Solar manteve a classificação AAA  de acordo com o relatório de bancabilidade realizado pela PV Tech. Destacamos que a PV Tech fornece uma análise ampla acerca do desempenho dos fabricantes, baseando-se em métricas. Tais métricas reúnem atributos como: remessas, tecnologia, capacidade de fabricação e posição financeira.

O Country Manager da JA Solar, Fernando Castro, que está à frente da operação da JA Solar no Brasil, destaca além da qualidade e performance dos produtos, a busca pela excelência operacional. “Nossa meta é ser o número um em qualidade, performance e atendimento para uma relação de negócios duradoura com os parceiros e clientes.” 

Agora que você já sabe quais são os principais fornecedores de módulos fotovoltaicos, continue navegando por nosso blog! Também conheça os melhores fornecedores de módulos fotovoltaicos no nosso site. 

Você sabia que o mercado oferece linhas de financiamento específicas para a adesão às energias renováveis? Alguns exemplos de instituições são o Santander e a Sol Agora, que oferece financiamento inteligente e totalmente digital.

Saiba quais são os principais fornecedores de módulos fotovoltaicos

Acompanhe também todas as novidades da Aldo em outros canais como Twitter, FacebookLinkedIn e Instagram. Fique ligado também em nosso canal no Youtube!

> Ainda não é parceiro Aldo Solar? Saiba como fazer parte de nossa família de integradores

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating