Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Brasil é o 4º país com capacidade fotovoltaica em ranking mundial Brasil é o 4º país com capacidade fotovoltaica em ranking mundial
Início » Brasil é o 4º país com capacidade fotovoltaica em ranking mundial

Brasil é o 4º país com capacidade fotovoltaica em ranking mundial

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Com o crescimento acelerado da adesão à energia solar, o Brasil é o 4º país com capacidade fotovoltaica entre todos que mais acrescentaram essa fonte no mundo. Os dados deste ranking foram apurados pela ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica).

Isso é um reflexo da necessidade e da conscientização da população diante dos aumentos sucessivos do preço da energia elétrica, além da preocupação com a sustentabilidade.

Além disso, as pessoas perceberam o retorno do investimento e o quanto um gerador fotovoltaico pode valorizar seus imóveis. Assim, quem investe em painéis solares pode chegar a ter entre 15% e 20% de lucro ao ano.

> Leia mais: Geração de energia solar bateu recorde no Brasil

Brasil é o 4º país com capacidade fotovoltaica

A lucratividade do investimento em geradores fotovoltaicos é superior ao observado no mercado imobiliário. Além disso, mantém uma continuidade ao longo dos 25 anos de vida útil do sistema, todos os meses.

Então, é um prazo muito maior do que é necessário para quitar o equipamento. E, com os investimentos aumentando por aqui, o Brasil é o 4º país com capacidade fotovoltaica no mundo todo.

Cobrança na produção de energia com nova lei

Agora o Brasil conta com um Marco Legal para a energia solar, após dois anos de discussão e tramitação no Congresso Nacional. Assim, a Lei Federal nº 14.300/2022, em vigência desde o início deste ano, prevê uma cobrança sobre a geração de energia solar fotovoltaica.

Tal cobrança começará a valer em janeiro de 2023 para todos que instalarem novos painéis fotovoltaicos. E, mesmo assim, o Brasil é o 4º país com capacidade fotovoltaica do mundo.

Corrida contra o tempo

Na maioria dos casos, a geração distribuída é feita por meio de painéis solares instalados nas residências e nos condomínios. É também realizada nas chamadas usinas solares, que produzem energia solar fora da residência ou de outro tipo de imóvel.

Anteriormente à aprovação da lei, todos que instalavam sistemas fotovoltaicos em suas casas recebiam isenção dessa tarifa. E isso contribuía para a expressiva economia da conta de luz da população.

> Leia mais: Marco Legal e 2022: melhor ano para energia solar

Brasil é o 4º país com capacidade fotovoltaica: isenção até 2045

Com a nova legislação, só garante essa isenção da taxa quem investir em energia solar dentro dos próximos meses. Assim, é possível usufruir de todos os benefícios econômicos proporcionados pela energia solar, por algum tempo, sem cobrança extra.

No entanto, a mesma lei define que todos que já tinham seus equipamentos solares instalados antes de sua publicação ficarão isentos da taxa até 2045. O mesmo benefício é válido para quem fizer sua instalação até o início de janeiro de 2023. Com isso, o Brasil é o 4º país com capacidade fotovoltaica do mundo.

Programa de Energia Renovável

Além disso, a lei estabelece a criação de um PERS (Programa de Energia Renovável), que será responsável pela democratização da energia renovável.  Saber que as comunidades de baixa renda terão acesso à energia solar é uma grande vitória para o setor.

Por isso, a notícia de que o Brasil é o 4º país com capacidade fotovoltaica, é muito significativa. Isso porque desde que a Aldo entrou no segmento de energia solar, a missão da empresa tem sido a mesma. Ver cada vez mais famílias com qualidade de vida graças à energia que vem do Sol.

Janeiro de 2022: marco de 1 milhão de consumidores

Este ano tem tudo para ser o melhor ano para energia solar. Ainda em janeiro de 2022, batemos o marco de 1 milhão de consumidores de energia solar. Isso significou mais de 9 GW em geração distribuída, o equivalente a cerca de dois terços da potência de Itaipu.

E, embora cada vitória mereça ser comemorada, queremos muito mais do que isso. Hoje, dos mais de 89 milhões de consumidores de eletricidade no Brasil, apenas 1,4% já faz uso da energia solar fotovoltaica em geração distribuída.

> Leia mais: Em 2022, o Brasil deve receber R$ 51 bilhões em investimentos para o setor solar

2022 será o melhor ano para energia solar

Queremos tornar 2022 histórico para todo o setor fotovoltaico. Por isso, seja você consumidor, revendedor ou técnico da área procurando por oportunidades, com certeza, este é o ano para aproveitar cada raio de Sol. Eu, Aldo Teixeira, e toda a família Aldo Solar estamos com vocês nessa luta por um Brasil mais solar. Este é o nosso ano, então vamos com tudo!

GD chega a mais de 1 milhão de adeptos  e o Brasil é o 4º país com capacidade fotovoltaica

A GD chega a mais de 1 milhão de adeptos e o Brasil é o 4º país com capacidade fotovoltaica do mundo. Isso demonstra que nos últimos anos a energia solar cresce de forma acelerada no Brasil. Tudo em razão da instalação de usinas de pequeno porte, bem como aos grandes empreendimentos direcionados ao mercado livre de energia.

No começo de 2022, o marco regulatório foi criado pela lei, sancionada pelo governo, para o segmento de geração distribuída. Isso deve alavancar ainda mais os negócios pelo Brasil, segundo a ABSOLAR.

A entidade, então, avalia que até hoje a geração própria de energia solar já responde pela atração de mais de R$ 85,4 bilhões investidos no país. Além disso, tivemos a geração de mais de 475,5 mil empregos que acumularam desde 2012.

> Leia mais: Ações sustentáveis na geração de energia elétrica

Energia positiva é a que vem do sol

Por fim, agora que você já sabe que o Brasil é o 4º país com capacidade fotovoltaica do mundoconheça mais sobre energia solar. Por isso, acesse o site da Aldo Solar e confira os produtos.

Caso prefira, entre em contato com nossa equipe de vendas. Se for consumidor final, acesse a CALCULADORA ALDO SOLAR, faça uma simulação do produto, opções de financiamento e receba um orçamento grátis de um revendedor autorizado Aldo Solar.

Brasil é o 4º país com capacidade fotovoltaica

Além disso, conheça nossas ações voltadas à sustentabilidade Acompanhe também todas as novidades da Aldo em outros canais como Twitter, FacebookLinkedIn Instagram.  Fique ligado também em nosso canal no Youtube!

 > Saiba mais: Como se tornar uma revenda Aldo Solar!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating