fbpx
Início » Marco Legal e 2022: melhor ano para energia solar

Marco Legal e 2022: melhor ano para energia solar

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

O Sol raiou mais democrático em 2022, que será o melhor ano para energia solar. No dia 7 de janeiro, o Governo Federal publicou a lei que estabelece o Marco Legal de Energia (Lei n°14.300/2022). Ele foi feito para regular micro e minigeradores da GD (geração distribuída) de energia no Brasil.

Essa lei era muito aguardada, pois a geração de energia solar distribuída é o modo mais barato e sustentável de gerar energia. Queríamos uma garantia jurídica protegendo todos os envolvidos com regras mais claras e definitivas, e essa segurança finalmente veio.

> Leia mais: Geração distribuída ultrapassa 9,3 GW no Brasil

Melhor ano para energia solar: expectativa por novos investimentos

Agora, no que está sendo considerado o melhor ano para energia solar, podemos esperar que novos investimentos venham para diminuir os preços e reajustes da energia elétrica no Brasil.

A estimativa, então, é de reduzir cerca de R$ 150 bilhões em custos com termelétricas (uma das principais responsáveis pelos aumentos) até 2050. Assim, até quem não optar pela energia solar sairá ganhando.

Aumento de postos de trabalho

Isso tudo sem falar no aumento de empregos que vem por aí. Com mais instalações e investimentos, a expectativa é de abrir mais de 1 milhão de empregos no setor.

É o equilíbrio perfeito de benefícios para a economia, meio ambiente e sociedade. Portanto, 2022 será o melhor ano para energia solar.

> Brasil gera milhares de empregos em energia solar e Aldo tem vagas abertas

Regra de transição no melhor ano para energia solar

Dessa forma, como é de conhecimento do setor, até o momento não existia uma legislação que cobrasse pelo uso dos sistemas das concessionárias. E, são elas que armazenam e distribuem o excesso de energia gerada. O que tínhamos era uma taxa de disponibilidade, cobrada de acordo com o padrão de cada imóvel (monofásicos, bifásicos ou trifásicos).

Porém, temos agora uma regra de transição gradual para o início do pagamento da rede de distribuição de energia. E é aqui que chegamos ao ponto que quero destacar. Há quem acredite que, pela criação das taxas, a energia solar deixa de valer a pena. Muito pelo contrário!

Isenção de taxa de disponibilidade

Em primeiro lugar, o consumidor passa a ser isento da taxa de disponibilidade. A nova tarifa mínima para o uso do sistema de distribuição não poderá ser abatida pela geração excedente de energia.

Entretanto, o consumidor pode ficar tranquilo: essas alterações não vão tornar o uso da energia solar inviável. Ainda é uma opção muito mais vantajosa de energia, mesmo para quem adere com o único objetivo de economizar.

E agora vamos para a melhor notícia: quem garantir a instalação de energia solar até 6 de janeiro de 2023 será isento de encargos até 2045. Todos que já têm implementado o sistema de geração distribuída também não sofrerão alterações nesse espaço de tempo.

Programa de Energia Renovável

Além disso, a lei estabelece a criação de um PERS (Programa de Energia Renovável), que será responsável pela democratização da energia renovável.  Saber que as comunidades de baixa renda terão acesso à energia solar é uma grande vitória para o setor. Desde o início do meu trabalho com a Aldo Solar, sempre foi isso que almejei: ver cada vez mais famílias com qualidade de vida graças à energia que vem do Sol.

> Por que a energia solar é a mais democrática fonte renovável?

Janeiro de 2022: marco de 1 milhão de consumidores

Este ano tem tudo para ser o melhor ano para energia solar. Ainda em janeiro de 2022, batemos o marco de 1 milhão de consumidores de energia solar. Isso significa mais de 9 GW em geração distribuída, o equivalente a cerca de dois terços da potência de Itaipu. E, embora cada vitória mereça ser comemorada, queremos muito mais do que isso. Hoje, dos mais de 89 milhões de consumidores de eletricidade no Brasil, apenas 1,2% já faz uso da energia solar fotovoltaica em geração distribuída.

Projeto Legislativo nº 271/21

O brasileiro merece muito mais do Sol, e ele terá. Portanto, outro passo importante para isso é a aprovação do Projeto de Decreto Legislativo nº 271/21 (PDL 271/2021), que trata da entrada do Brasil na Aliança Solar Internacional. Então, neste ano, estamos ganhando protagonismo no desenvolvimento e uso da tecnologia solar fotovoltaica no cenário global.

220 mil geradores de energia solar vendidos

Na Aldo Solar, queremos potencializar esses resultados ao máximo. Apenas em fevereiro, já alcançamos o marco de 220 mil geradores de energia solar vendidos. Nos tornamos, também, a empresa número 1 entre as mais lembradas pelos integradores. Com todo esse gás, vamos com força total para que 2022 seja o ano mais solar de cada família brasileira. E, que seja melhor ano para energia solar de cada negócio interessado em energia limpa e econômica.

> Aldo Solar: mais de 220 mil geradores de energia solar vendidos

2022 será o melhor ano para energia solar

Queremos tornar 2022 histórico para todo o setor fotovoltaico. Por isso, seja você consumidor, revendedor ou técnico da área procurando por oportunidades, com certeza, este é o ano para aproveitar cada raio de Sol. Eu, Aldo Teixeira, e toda a família Aldo Solar estamos com vocês nessa luta por um Brasil mais solar. Este é o nosso ano, então vamos com tudo!

A energia positiva que vem do sol

Por fim, conheça mais sobre energia solar e comece agora mesmo a traçar o seu plano de ação para aderir a essa fonte renovável. Por isso, acesse o site da Aldo Solar e confira os produtos.

Caso prefira, entre em contato com nossa equipe de vendas e saiba mais sobre o nosso programa de Aldo Crazy Venda Direta. Se for consumidor final, acesse a CALCULADORA ALDO SOLAR, faça uma simulação do produto e agende uma visita técnica que um revendedor da Aldo irá atendê-lo!

Além disso, conheça nossas ações voltadas à sustentabilidade.  

Acompanhe também todas as novidades da Aldo em outros canais como Twitter,FacebookLinkedIn Instagram. Fique ligado também em nosso canal no Youtube!

melhor ano para energia solar

> Saiba mais: Como se tornar uma revenda Aldo Solar!

* Texto orginalmente publicano no Canal Solar

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating