Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Quais foram as tendências para módulos fotovoltaicos em 2022? Quais foram as tendências para módulos fotovoltaicos em 2022?
Início » Você sabe quais foram as tendências para módulos fotovoltaicos em 2022?

Você sabe quais foram as tendências para módulos fotovoltaicos em 2022?

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Em 2022, as tendências para módulos fotovoltaicos representaram um relevante desenvolvimento na fabricação de células e painéis, em razão da tecnologia do tipo N. Os fabricantes acrescentaram, portanto, capacidade TOPCon e HJT acumulando marcos relativos à eficiência no processo.

> Leia mais: Aldo Solar: distribuidor oficial da linha de módulos Tiger Neo

Tendências para módulos fotovoltaicos em 2022– escala importa muito

Apesar de favoráveis, os volumes de produção de células de heterojunção, ou HJT, ainda se mantêm muito aquém do TOPCon. Nesse sentido, a Jinko Solar permanece na vanguarda de adesão à tecnologia em grandes volumes com suas tendências para módulos fotovoltaicos.

Ainda na metade de 2022, a fabricante chinesa informava ter cerca de 16GW de capacidade de módulo TOPCon. Alertava, também para a existência de uma carteira de pedidos por volta de 8GW. E sua expectativa era de aumentar para 20GW.

O Tiger Neo n-type da marca chinesa alcança a eficiência de painel de 21,82% com classes de potência que chegam a 625W em um formato contendo 78 células completas.

O modelo obteve, no PV Module Tracker da Exawatt, a classificação máxima em relação à eficiência na categoria TOPCon. De acordo com a Exawatt, a Jinko também conta com capacidades tão altas que domina a categoria TOPCon em volume de produção.

> Painel solar TOPCon da Jinko atinge a maior eficiência de conversão!

No entanto, quando o assunto são as tendências para módulos fotovoltaicos, a Jinko não é a única a transformar grandes volumes de produção para a TOPCon. Outros fabricantes querem produzir células solares TOPCon M10 (182 mm) e G12 (210 mm) já no primeiro trimestre de 2023. E a meta é de 30% nas vendas com base na tecnologia para o ano.

Tendências para módulos fotovoltaicos em 2022 – inovações extras

Embora talvez não se configure uma tendência, existe inovação para além do módulo para se desenvolver no futuro. Tem havido significativo interesse em torno de células semicortadas, módulos de grande formato para escala de usos e interconexão multi-barramento. Esta última, cada vez mais, usa fios redondos.

Quanto às tendências para módulos fotovoltaicos, há inovação contínua de conceitos em torno de novos módulos para aplicativos de nicho. Além disso, cresce a variedade de módulos leves e flexíveis. E os produtores chineses de metal wrap through (MWT) Sunport são notáveis. Eles parecem ter encontrado uma aplicação adequada para sua nova estrutura celular no S Flex, um módulo flexível.

> Leia mais: Módulos da família Tiger Neo de ultra eficiência do Tipo N chegam à Aldo Solar

À medida que o segmento é impulsionado lentamente, cresce uma gama de módulos para aplicações BIPV, juntamente com estruturas de montagem. Isso inclui módulos produzidos com material mais robusto para atender a códigos de construção rigorosos, além dos padronizados e coloridos.

Também está progredindo o grande produtor de células Tongwei, com tecnologia de telhas. Isso demonstra que um produtor chinês de grande volume tem confiança para produzir em larga escala, mesmo com produtos direcionados inicialmente para telhados. Atualmente, a Série Terra de Tongwei é baseada em células PERC tipo p, apesar de não ser de alto desempenho. Mas, oferece outras vantagens.

> Leia mais: Aldo Solar fecha o maior acordo do mundo para distribuição dos novos módulos fotovoltaicos N-Type da Jinko Solar

De acordo com a Clean Energy Associates (CEA), os Tongwei afirmam que têm maneira própria de interconectar. Por isso, não se preocupam com IP. Suas grandes vantagens, portanto, são a resiliência do hotspot, em razão da baixa corrente e da forma como é interligado. Além disso, há a redução do chumbo em função da ausência de células soldadas.

Ainda de acordo com a associação, a empresa tem explorado um novo layout de célula que poderia ser ainda mais resistente a hotspots. E sua implementação pode acontecer em breve. Se feito corretamente, essa tecnologia conta com um grande potencial para fornecer módulos muito confiáveis.

Tendências para módulos fotovoltaicos – melhorias contínuas

A moderna história do desenvolvimento de células e módulos fotovoltaicos se baseia  em melhorias contínuas, passa por passo e não em grandes saltos. O ano de 2022 viu mais progressos nesta jornada. Assim, muitos caminhos promissores na forma de TOPCon, HJT estão sendo percorridos.

Com a capacidade de energia solar no Brasil e no mundo aumentando cada dia mais, fique de olho nas últimas tendências e planeje o seu projeto. Para isso, acesse o site da Aldo Solar e confira nossas informações e produtos.

Por fim, se você pretende concluir o seu projeto de energia solar fotovoltaica com o máximo de durabilidade e eficiência, pesquise e procure a melhor solução. Continue acompanhando nosso blog e saiba mais sobre esse e outros assuntos relevantes do universo solar.

E se você for uma revenda que busca credenciamento na Aldo Solar,  que tal se cadastrar agora? Aproveite e conheça as vantagens neste artigo!

Tendências para módulos fotovoltaicos

Acompanhe também todas as novidades da Aldo em outros canais como Twitter, FacebookLinkedIn e Instagram. Fique ligado também em nosso canal no Youtube!

Tendências para módulos fotovoltaicos

 

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating