Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Módulos N-type TopCon: aumento de 5% no rendimento energético Módulos N-type TopCon: aumento de 5% no rendimento energético
Início » Módulos N-Type TopCon apresentam aumento de 5% no rendimento energético

Módulos N-Type TopCon apresentam aumento de 5% no rendimento energético

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Os painéis solares são a espinha dorsal da indústria solar, transformando a luz solar em energia elétrica limpa e renovável. Com a crescente demanda por fontes de energia limpa, a eficiência e o rendimento energético dos módulos solares tornaram-se cada vez mais importantes. E é aí que entram os módulos N-Type TopCon

Nesse sentido, a China Guodian Corporation (CGC) realizou um estudo de caso, em seu projeto 30 MV PV, para comparar a performance dos Móduloc P-Type PERC em relação aos N-Type. A comparação foi feita sob as mesmas condições de instalação. O estudo demonstrou um aumento de 5% no rendimento energético de os módulos N-Type TopCon, avaliados por duas semanas em fevereiro de 2023.

Continue lendo para entender mais sobre esse estudo recente e as vantagens dos módulos N-Type TopCon.

O que são módulos N-Type TopCon?

Os módulos os módulos N-Type TopCon são um tipo de módulo fotovoltaico que utiliza a tecnologia Topcon, que é uma combinação de duas tecnologias diferentes: a tecnologia N-Type e a tecnologia Top Contact. A tecnologia N-Type utiliza células solares de silício monocristalino de 182 mm, uma matéria prima de alta pureza, enquanto a tecnologia Top Contact utiliza um layout de contato superior para maximizar a eficiência da célula solar.

Inicialmente, o silício do tipo P era preferido e sua fabricação desenvolveu-se mais rapidamente por causa de sua grande tolerância a danos causados pela radiação cósmica, que o tornava ideal para aplicações aeroespaciais.

Células fotovoltaicas do tipo N são mais eficientes e muitas empresas, como a Jinko Solar e centros de pesquisa, estudam atentamente os benefícios das células solares do tipo N para entregarem ao mercado fotovoltaico global painéis mais tecnológicos e de maior eficiência.

Os módulos N-Type TopCon são produzidos pela Jinko Solar, a fabricante número 1 em envios por 4 anos consecutivos, com 100GW entregues. A Jinko também possui 12% de Market Share, 19 Recordes mundiais, além de 50 GW em capacidade de produção de módulos fotovoltaicos.

A Jinko Solar e a Aldo Solar partilham do maior acordo de distribuição do mundo dos módulos Tiger Neo de ultra eficiência do Tipo N.

Por que os módulos N-Type TopCon são importantes?

Os módulos N-Type TopCon são importantes porque oferecem uma série de benefícios em comparação com outros tipos de módulos fotovoltaicos. Em primeiro lugar, eles apresentam um rendimento energético superior (comprovado pela pesquisa da CGC), o que significa que geram mais energia elétrica a partir da mesma quantidade de luz solar do que outros tipos de módulos.

Em segundo lugar, eles são mais eficientes em ambientes de alta temperatura, o que é uma vantagem importante em muitas regiões do mundo.

Ou seja, graças à tecnologia N Type TopCon, os módulos Tiger Neo têm uma degradação inferior a 1% em 1 ano e 0,4% nos anos seguintes. Essa tecnologia também garante um melhor coeficiente de temperatura que permite maior produção de energia mesmo em situações de alta temperatura.

Estudo de caso

O estudo de caso realizado pela CGC foi conduzido em um sistema fotovoltaico de 1 MW instalado em uma usina de energia solar em uma região com alta incidência solar. O sistema foi dividido em duas partes: uma usando módulos N-Type TopCon da Jinko Solar, e outra usando módulos de silício policristalino convencionais (p-type PERC de fabricantes não reveladas).

Todos os módulos do estudo foram instalados em um racking com o mesmo ângulo (30°), conectados pelo mesmo tipo de cabeamento. As análises foram feitas durante as primeiras duas semanas de fevereiro de 2023.

Os resultados do estudo demonstraram um aumento de 5% no rendimento energético dos módulos N-Type TopCon em comparação com os módulos convencionais. Em números, os módulos N-Type geraram uma média de 169.53 kWh por kW instalado, enquanto os melhores módulos p-type geraram 161.43 kWh/kW. Esse aumento foi atribuído à maior eficiência das células solares, que geraram mais energia elétrica a partir da mesma quantidade de luz solar.

Além disso, os módulos N-Type TopCon apresentaram uma menor degradação do rendimento energético ao longo do tempo, o que significa que eles mantiveram sua eficiência por um período mais longo do que os módulos convencionais. Isso é especialmente importante para sistemas solares de grande escala, que têm uma vida útil de 25 anos ou mais.

> Módulos da família Tiger Neo de ultra eficiência do Tipo N chegam à Aldo Solar

Implicações do estudo da CGC

Os resultados deste estudo de caso têm implicações significativas para a indústria solar. Primeiro, eles demonstram que os módulos N-Type TopCon são uma opção viável para sistemas solares de grande escala, especialmente em regiões com alta incidência solar. Em segundo lugar, eles destacam a importância do rendimento energético e da eficiência na escolha dos módulos fotovoltaicos.

Os módulos fotovoltaicos representam uma parte significativa dos custos de um sistema solar, e a escolha do tipo de módulo pode afetar significativamente o rendimento e a eficiência do sistema ao longo do tempo. Com a crescente demanda por fontes de energia limpa, a escolha de módulos solares eficientes e confiáveis é fundamental para o sucesso de projetos de energia solar em larga escala.

Portanto, o aumento de 5% no rendimento energético dos módulos N-Type TopCon pode ter um impacto significativo na rentabilidade dos projetos solares. Com mais energia elétrica gerada a partir do mesmo número de módulos, os projetos solares podem gerar mais receita e serem mais competitivos em relação a outras fontes de energia.

Aumento de 5% no rendimento energético dos módulos N-Type TopCon

O estudo de caso realizado pela fabricante de módulos fotovoltaicos CGC demonstrou um aumento de 5% no rendimento energético dos módulos N-Type TopCon em comparação com módulos convencionais. Esse aumento foi atribuído à maior eficiência das células solares e à menor degradação do rendimento energético ao longo do tempo.

Dessa forma, fica claro que os módulos N-Type TopCon são uma opção viável para sistemas solares de grande escala em regiões com alta incidência solar, e destacam a importância do rendimento energético e da eficiência na escolha dos módulos fotovoltaicos.

Com a crescente demanda por fontes de energia limpa, além da busca por independência energética, a escolha de módulos solares eficientes e confiáveis é fundamental para o sucesso de projetos de energia solar em larga escala e residenciais.

Uma escolha especialmente indicada para os telhados residenciais é o Tiger Neo 470W, um painel extra leve de apenas 2,16m² e 24 kg.

Na Aldo você também encontra o modelo Jinko Tiger Neo 565W, que conta com uma eficiência de 21,87% e 28,9Kg.

painel jinko tiger neo

Agora que você sabe mais sobre os módulos N-type TopCon, passou a ter ainda mais motivos para aderir a essa fonte limpa e inesgotável.

Você já sabe que o mercado oferece linhas de financiamento específicas para a adesão às energias renováveis. Alguns exemplos de instituições são o Santander e a Sol Agora, que como a Aldo, faz parte do portfólio da Brookfield.

módulos N-type TopCon

Acompanhe também todas as novidades da Aldo em outros canais como Twitter, FacebookLinkedIn e Instagram. Fique ligado também em nosso canal no Youtube!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating