Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Saiba usar seu telhado para economizar energia Saiba usar seu telhado para economizar energia
Início » Saiba usar seu telhado para economizar energia

Saiba usar seu telhado para economizar energia

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Você já parou para pensar que o seu telhado não precisa ser um espaço vazio? O uso do telhado para economizar energia solar é um dos melhores aproveitamentos que você pode fazer no espaço da sua residência ou negócio.

Principalmente diante da crise geopolítica e energética que o mundo enfrenta, buscar estratégias para reduzir esse impacto é mais do que necessário. É nesse sentido que a Europa implementou o plano REPowerEU, criado com o objetivo de acelerar a implementação das energias renováveis no continente. O objetivo europeu é de atingir a neutralidade carbônica até 2050. Interessante, não?

E se os desafios globais vêm afetando países inteiros, o consumidor como indivíduo também enfrenta seus percalços. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, a conta de luz vai aumentar em 5,6% em 2023. Em 2022, já havíamos passado pos um aumento de 11,35%.

Neste artigo, você passará a ver o seu telhado como uma oportunidade de economizar na fatura de energia e conquistar sua independência energética. Boa leitura!

> Painel Solar no telhado: tudo o que você precisa saber

Aproveite seu telhado para economizar energia

Primeiramente, devemos lembrar o quanto o nosso país é privilegiado em questão de irradiação solar. De acordo com o Atlas Brasileiro de Energia Solar, a irradiação solar média do Brasil fica em torno de 5.153 kWh/m². Enquanto isso, a Alemanha, um dos países mais próximos de se abastecerem somente por energias renováveis, recebe apenas 1.200 kWh/m².

Por isso, instalar painéis solares no telhado para economizar energia é um dos melhores investimentos para o brasileiro. Essa tecnologia garante sua imunidade da inflação energética por décadas, afinal, um painel solar tem uma vida útil de mais de 25 anos.

> Como reduzir o consumo de energia na sua casa?

Painel Solar no telhado para economizar energia: como funciona?

Um painel solar é o conjunto de placas solares, também chamadas de módulos fotovoltaicos. Eles são capazes de gerar energia pela conversão direta da luz solar.

Para escolher um painel solar, é preciso buscar por um fabricante que tenha uma boa política de garantia e boa estabilidade no mercado. Peça ao seu integrador solar (o profissional que te auxiliará) para conhecer os fabricantes da liste Tier 1, que atesta essa qualidade. Alguns exemplos são a Jinko Solar e a JA Solar.

Painel solar não é tudo igual: saiba escolher o melhor para seu projeto

Além dos painéis, será necessário um kit de energia solar. O kit contém os seguintes equipamentos, dependendo da sua necessidade:

  • Inversor solar: equipamento que adapta a energia gerada pelas placas para ser utilizada na casa e que gerencia a energia do sistema com a energia da rede elétrica;
  • String-box:dispositivos de segurança do sistema contra surtos elétricos e chave de ligar/desligar;
  • Estrutura Solar:estrutura metálica utilizada para fixar o painel sobre o telhado da casa;
  • Cabeamento:conjunto de conectores e cabos para conexão elétrica do sistema.

 

01

Em conjunto, esses equipamentos formam o gerador de energia solar fotovoltaico. Com ele, é possível gerar sua própria energia e deixar de sofrer com a inflação da energia elétrica.

Talvez você se pergunte, “mas e durante a noite?”. Inicialmente, vale saber que existem duas diferentes opções de instalação do seu sistema:

Gerador OFF GRID: do inglês “fora da rede”. São os sistemas que utilizam baterias para armazenar excedentes de energia durante o dia, que irão alimentar o imóvel à noite ou em períodos de baixa produção do painel.

Gerador ON GRID: “na rede”. São os sistemas conectados à rede elétrica, que trocam o excedente gerado no dia pela energia consumida da rede durante a noite.

No Brasil, a maioria dos sistemas instalados são do tipo ON GRID, devido ao seu menor custo e manutenção mais simples.

Uma alternativa ao sistema OFF GRID é injetar sua energia excedente na rede da distribuidora. Ou seja, aquela energia que você gerou mas não consumiu durante o dia pode ser enviada para a sua distribuidora de energia, e “recuperada” durante à noite.

Para isso, conforme a Lei 14.300, será preciso pagar uma pequena taxa de disponibilidade, que dependerá da sua distribuidora, mas continua sendo uma alternativa muito mais econômica e vantajosa do que a energia elétrica.

Vantagens do painel solar no telhado para economizar energia

Em primeiro lugar, temos a vantagem da longa vida útil dos painéis. Conforme comentamos mais acima, um painel dura em média 25 anos (pelo menos!). Além disso, sua perda de eficiência também é mínima, variando de cada fabricante.

Também vale considerar que o sistema exige pouca manutenção. O próprio consumidor pode cuidar da limpeza dos módulos, que é a principal manutenção a ser feita, e só é necessária quando os painéis estiverem realmente muito sujos.

Ainda que na sua região ocorram chuvas de granizo, os painéis solares possuem enorme resistência a esse tipo de impacto. Portanto, mais uma vez, não é preciso se preocupar com a vida útil.

Outra grande vantagem é a valorização do seu imóvel. Afinal, uma residência que gera a própria energia com certeza valerá mais do que uma sem a autogeração.

Por fim, reforçamos a maior vantagem que este artigo aponta desde o início: a redução na conta de luz. Com a energia solar, é possível economizar até 95% na sua conta de luz!

> Energia solar residencial: quais são as vantagens de se ter em casa?

Conclusão: seu telhado pode ser fonte de economia

Em conclusão, você viu que é possível aproveitar o telhado, um espaço até então inutilizado do imóvel, para economizar seu dinheiro. Com a economia gerada pela energia solar, você poderá investir em mais conforto em sua vida, ou até mesmo em um sonho que parecia distante.

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a conhecer as vantagens dos sistemas fotovoltaicos. Para saber mais, continue acompanhando o blog da Aldo para conhecer todos os detalhes sobre essa tecnologia sustentável!

Agora que você sabe por que você pode usar o telhado para economizar energia, tem ainda mais motivos para aderir a essa fonte limpo e inesgotável.

Você já sabe que o mercado oferece linhas de financiamento específicas para a adesão às energias renováveis. Alguns exemplos de instituições são o Santander e a Sol Agora, que como a Aldo, faz parte do portfólio da Brookfield.

telhado para economizar energia

Acompanhe também todas as novidades da Aldo em outros canais como Twitter, FacebookLinkedIn e Instagram. Fique ligado também em nosso canal no Youtube!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating