Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Inversor híbrido vale a pena investir? Inversor híbrido vale a pena investir?
Início » Inversor híbrido vale a pena investir?

Inversor híbrido vale a pena investir?

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Será que o inversor híbrido vale a pena? Primeiramente, é importante saber que os inversores híbridos são equipamentos que combinam dois sistemas diferentes. São os sistemas ON-GRID (conectado à rede) e o OFF-GRID (isolado). Eles permitem, então, que as fontes de energia, como a energia solar, a da rede elétrica e as baterias sejam gerenciadas e integradas de maneira inteligente.

Assim, os inversores, portanto, são capazes de fornecer energia elétrica de forma mais segura e confiável. Eles controlam a fonte de energia mais adequada para o momento, de acordo com a demanda de consumo. Mas, será que inversor híbrido vale a pena?

Basta pensar que uma das vantagens é sua capacidade de fornecer energia elétrica em momentos de falta. E isso é particularmente útil em áreas rurais ou em locais com instabilidade no fornecimento de energia elétrica.

> Leia mais: Aldo lança com exclusividade os novos inversores híbridos Growatt

Modo ON GRID e OFF GRID

Quando opera no modo ON GRID, o inversor atua como uma fonte de corrente e injeta energia solar dos painéis fotovoltaicos ou das baterias na rede elétrica. Já, no modo OFF GRID, o inversor funciona como uma fonte de tensão. Dessa maneira, ele alimenta as cargas conectadas à sua saída.

No modo OFF GRID, portanto, o inversor exerce o papel de nobreak, abastecendo com energia das baterias, quando não há nenhuma fonte de energia alternativa. Contudo, um inversor OFF GRID difere de um nobreak, uma vez que as cargas podem ser simultaneamente alimentadas com energia dos painéis solares e das baterias.

Os inversores conhecidos como híbridos, normalmente encontrados no mercado, têm entradas para baterias e painéis solares e operam como ON GRID e OFF GRID. Assim, são equipamentos que preenchem todos os critérios para serem considerados híbridos. Nesse sentido, investir em um inversor híbrido vale a pena.

> Leia mais: Growatt e Deye são líderes em seus segmentos de atuação

Todos os inversores conhecidos como híbridos são de fato híbridos?

É preciso entender que nem todo inversor é híbrido. Alguns, comercializados como tal, têm entradas para baterias e módulos fotovoltaicos.

No entanto, não contam com o modo GRID-TIE, o que os torna apenas inversores OFF GRID. Alguns deles têm uma porta CA de entrada para carregar baterias na rede. Por isso, às vezes, esses inversores são chamados de ON GRID. Mas, cuidado! Essa porta não é GRID-TIE, pois ela serve apenas para alimentar carregadores de baterias interno. Assim, são apenas inversores OFF GRID com uma porta CA de entrada e não são híbridos. Seriam melhor definidos como inversores-carregadores.

Os inversores verdadeiramente híbridos têm pelo menos duas portas de entrada. Uma delas é bidirecional para operar com baterias a outra, é unidirecional, para ser conectada aos painéis solares.

É o caso dos inversores híbridos da Deye, que incluem dos inversores híbridos da Deye incluem monofásico 3kW / 5kW / bifásico 8kW e trifásico 10kW, e todos trabalham com baterias com tensão nominal de 48V.

Além disso, eles devem conter uma ou mais portas CA capazes de operar como ON GRID e OFF GRID, conforme já dissemos. Esse último é fundamentalmente usado como recurso de backup. Diante dessas características, podemos entender que investir em um inversor híbrido.

Inversores Hibridos Deye na Aldo Solar

Inversor híbrido vale a pena – modo ON GRID

É um equipamento que injeta energia na rede elétrica e carrega baterias com energia da rede e com energia solar. Além disso, descarrega as baterias de acordo com a programação que o usuário escolhe. Conforme o manual do fabricante, diferentes programações são possíveis dentro do modo de operar on-line. Trata-se da prioridade para consumo local ou padrão do equipamento e a prioridade para carregamento de baterias.

Modo de operar para backup ou OFF GRID

Se a rede elétrica falhar, o equipamento entra no modo OFF GRID. Assim, a porta desse modo começa a alimentar uma das partes das cargas locais. Então, apenas as cargas conhecidas como prioritárias são conectadas a essa porta, levando em conta a máxima potência de saída do equipamento.

Investir em um inversor híbrido vale a pena? Sim, se ele realmente cumprir esse papel, podemos entender que sua utilidade é considerável. Se um inversor solar é híbrido, portanto, ele tem entrada para conexão com painéis fotovoltaicos, uma porta para conectar um banco de baterias e duas saídas CA. Uma delas serve para operação GRID TIE e outra para operar OFF GRID.

O uso do inversor híbrido vale a pena, já que ele pode levar a uma redução na conta de luz. A energia elétrica produzida pelos painéis solares e armazenada nas baterias é usada para consumo, diminuindo a dependência da energia elétrica fornecida pela rede elétrica.

Finalmente, a utilização de inversores híbridos também é uma opção mais sustentável, pois contribui para a redução de emissões de gases do efeito estufa. E isso é essencial para a preservação do meio ambiente. Os inversores híbridos são uma tecnologia importante e eficiente para a geração de energia elétrica mais limpa, segura e para quem deseja ter autonomia.

> Leia mais: Aldo consolida sua participação no segmento MLPE com a distribuição de micro inversores Deye

Inversor híbrido e o futuro da energia solar

Definitivamente, o futuro da energia solar está relacionado ao armazenamento de energia, este é um caminho sem volta. Cada vez mais, veremos no mercado baterias de lítio que durem mais, com mais garantia e tecnologia.  Essa tendência da queda de preço existe principalmente graças aos carros elétricos.

Porém, no momento atual, sabemos que as baterias são itens ainda pouco acessíveis para todos. Da mesma forma aconteceu com a energia solar início, que era uma tecnologia para “poucos”, e o seu preço foi diminuindo progressivamente.

Ainda naquela época, havia uma convicção de que a energia solar iria se popularizar. Agora, temos essa mesma convicção de que os sistemas de armazenamento vão se popularizar no futuro.

Para acelerar essa democratização, a Growatt está trazendo inversores prontos para as baterias. Diferente dos inversores híbridos, é possível instalar o sistema e deixar a bateria para instalar no futuro, quando estiver mais barata. Essa é uma forma de começar a desenvolver esse mercado, favorecendo o consumidor.

Portanto, sim, vale a pena investir nos inversores híbridos, pois esse é o futuro da independência energética. Porém, se o cliente não está pronto para esse investimento, há também a alternativa dos inversores prontos para as baterias, da Growatt (veja aqui os produtos Growatt na Aldo). Assim, não será preciso mudar nada no sistema para aderir à bateria no momento que o cliente estiver preparado.

inversores híbridos growatt

Agora que você sabe por que a investir em um inversor híbrido vale a pena, passou a ter ainda mais motivos para aderir a essa fonte limpo e inesgotável.

Você já sabe que o mercado oferece linhas de financiamento específicas para a adesão às energias renováveis. Alguns exemplos de instituições são o Santander e a Sol Agora, que como a Aldo, faz parte do portfólio da Brookfield.

inversor híbrido vale a pena

Acompanhe também todas as novidades da Aldo em outros canais como Twitter, FacebookLinkedIn e Instagram. Fique ligado também em nosso canal no Youtube!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating