Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Sistema Solar completo: o que você precisa saber Sistema Solar completo: o que você precisa saber
Início » Sistema Solar completo: o que você precisa saber

Sistema Solar completo: o que você precisa saber

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Você já deve saber qual é a importância de um kit de geração de energia solar fotovoltaica, não? Pois, um é fundamental para a viabilizar a composição de um sistema solar completo.

O mercado oferece uma gama de tipos de kits fotovoltaicos, que são desenvolvidos com a finalidade de atender às mais variadas necessidades dos usuários. Entre eles, podemos citar o kit Off Grid e o kit On Grid, que são os mais conhecidos. Além deles, existem outros para serem adaptados às diferentes estruturas de edificações.

Composição de um sistema solar completo

Um kit completo de energia solar é constituído basicamente de um conjunto de placas fotovoltaicas, inversor solar, cabos de conexão, controladores de carga, string box. E, ainda, estruturas de fixação, baterias, manual prático e demais materiais úteis para a instalação do equipamento todo.

Os itens que compõem o sistema podem variar de acordo com o projeto ou a estrutura do imóvel. Eles podem ser adquiridos individualmente ou em conjunto com o serviço de instalação.

Os principais kits do mercado

Kit fotovoltaico On Grid

O kit capta a luz solar e a transforma em energia elétrica por meio das placas solares, com auxílio do inversor solar. Esse item é responsável pela conversão da corrente contínua em corrente alternada, o que viabiliza seu consumo. O sistema, então, é composto de painéis solares, inversor solar, controlador de carga e cabeamentos.

Os kits do sistema On Grid produzem energia ao longo do dia, com incidência de luz solar. Durante a noite ou em dias nublados recebe energia enviada pela concessionária, uma vez que não armazenam eletricidade.

Kit fotovoltaico Off Grid

Com esse kit, o seu sistema produz energia elétrica sem conexão com a rede da concessionária. Ele pode armazenar energia solar por meio de baterias solares para uso em situações em que não há produção (noite e dias nublados ou chuvosos).

Trata-se de um sistema especialmente útil para levar eletricidade até regiões onde não há abastecimento pela rede convencional. Serve, também, para manter equipamentos funcionando fora da rede. Para tanto, basta reunir os seguintes equipamentos: painéis solares, inversor solar (autônomo), banco de baterias, controlador de carga.

Para dimensionar esses sistemas, é preciso verificar a quantidade de carga a ser usada, o valor da potência, além da forma de implementação. Seu investimento costuma ser alto, por isso, normalmente, é usado em projetos menores. São eles: iluminação, telecomunicações e outros menos dispendiosos.

Kit fotovoltaico On Grid residencial

Esse kit reúne todos os equipamentos necessários para montar um sistema fotovoltaico conectado à rede elétrica da concessionária. Um kit residencial geralmente contém a estrutura de fixação própria para telhados com telhas de barro, mas, pode ser alterado, conforme o caso. Os demais componentes são:

  • painéis fotovoltaicos (painéis solares);
  • inversor solar (grid-tie);
  • cabeamento especial para corrente contínua;
  • conectores especiais;
  • estrutura de fixação.

Outros kits fotovoltaicos

Além do kit residencial, podemos encontrar outros tipos destinados a funções diferenciadas, conforme segue:

Kit fotovoltaico rural

Esses kits são especialmente indicados para prover bombeamento de água, irrigação de plantações, refrigeração e cercas elétricas. Apesar de seu crescimento, a energia solar em ambiente rural ainda não desfruta do devido incentivo do governo, o que mantém seus custos altos. No entanto, são extremamente úteis e necessários.

Kit para iluminação

Os kits para iluminação já podem ser fornecidos prontos para uso, como as pequenas luminárias de jardim. Da mesma forma que os equipamentos podem ser vendidos separadamente para serem montados no local da instalação. Normalmente, esses kits são Off Grid, contendo bateria, placa solar, controlador de carga e a luminária. Há, ainda, os kits de iluminação pública, com lâmpadas de LED, controlador de carga, baterias estacionárias e o poste.

Kit para irrigação e bombeamento de água

Esses podem ser Off Grid e On Grid e são compostos normalmente por somente um painel solar e a bomba. Sua instalação é muito simples e, na maioria das vezes, dispensam um técnico. Isso é possível em razão da voltagem do sistema: apenas 12V, assim, não apresentam riscos. No entanto, quando a incidência de luz solar é baixa, a vazão da bomba fica menor.

Assim, os kits Off Grid contêm painéis solares, bateria e controlador de carga e toda a energia produzida durante o dia acumula-se na bateria. Dessa forma, ela pode ser utilizada nos horários em que não há incidência de sol. É bom destacar que em dias com menos luz solar ou com a passagem de uma nuvem não ocorre alteração na vazão das bombas.

Bomba de Água Solar

Poço D’agua com bomba solar na lateral

Onde adquirir o seu kit de energia solar fotovoltaica?

Hoje em dia, todos esses kits de sistema solar completo podem ser facilmente encontrados. São inúmeros modelos e as marcas mais inovadoras e respeitadas já comercializam seus produtos aqui no Brasil.

A ALDO, por exemplo, já está há quase 40 anos no mercado e é líder em soluções para a geração de energia solar no país. Comercializa, também, soluções em Tecnologia da Informação e é distribuidora autorizada da DJI. Além disso, está em dia com as certificações ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001, é associada à ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica).

É associada, também, da ABRADISTI (Associação Brasileira da Distribuição de Tecnologia da Informação). Participa, ainda, do PNRS – Programa Nacional de Resíduos Sólidos por meio do ALDO Crazy Recicla.

Por fim, encontre um revendedor Aldo mais perto de você e solicite seu orçamento. Além disso, continue se atualizando sobre as inúmeras inovações desenvolvidas no setor de energia solar aqui no blog da Aldo Solar!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating