Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Dica prática e eficiente, para organizar e fixar cabos em uma instalação de energia solar Dica prática e eficiente, para organizar e fixar cabos em uma instalação de energia solar
Início » Uma dica prática, mas muito eficiente, de como organizar e fixar cabos em uma instalação de energia solar

Uma dica prática, mas muito eficiente, de como organizar e fixar cabos em uma instalação de energia solar

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Um bom projeto de instalação de geradores de energia solar requer, além dos melhores equipamentos, soluções que ajudem a garantir a segurança de todo o sistema. Neste sentido, os cabos são de extrema importância, já que interligam os demais componentes do gerador e promovem o fluxo de energia entre eles. Por isso, apresentaremos aqui um passo a passo de como organizar e fixar cabos em uma instalação de energia solar.

Nesse exemplo, explicaremos como criar um fixador e organizador de cabos solares utilizando as abraçadeiras de Nylon estabilizada à UV da ABB.

Essa técnica, além de proporcionar maior praticidade e segurança na execução dos projetos de energia solar, dará à sua instalação um visual muito mais organizado.

Como organizar e fixar cabos em uma instalação de energia solar

Antes de iniciarmos, vale destacar que as abraçadeiras de fixação utilizadas possuem dimensões de 200 x 3,6 mm com diâmetro máximo de amarração de 53mm. Por sua vez, os cabos possuem bitola de 6mm com proteção UV da marca Nexans, comercializados pela Aldo. Estes são especialmente, projetados para aplicações em geradores de energia solar.

Essa técnica pode ser aplicada em diversos modelos e bitolas diferentes. Entretanto, para esse caso específico, o foco são projetos fotovoltaicos, especialmente voltados aos cabos que interligam os painéis solares ao inversor no lado CC.

Passo a passo para fixar fios e cabos

Compartilhamos abaixo o passo a passo ilustrado para que você possa utilizar essa técnica em suas instalações fotovoltaicas.

1 – Em primeiro lugar, envolva a sequência de cabos com uma abraçadeira deixando certa folga para manter uma distância de aproximadamente ½ cm entre eles.

2 – Na sequência, entre cada cabo, envolva mais uma abraçadeira abarcando a abraçadeira principal que está envolvendo todos os cabos.

Como organizar cabos projetos energia solar

3 – Depois, aperte as abraçadeiras intermediárias de forma que os cabos fiquem presos e separados.

organizar cabos energia solar

4 – Por fim, corte as pontas das abraçadeiras dando o acabando final. Estará pronto o fixador e organizador de cabos solares tanto para áreas internas como externas.

organizar cabos energia solar

Na prática

Para concluir, você sabia que por meio do Programa Aldo Crazy Card, a Aldo disponibiliza centenas de ferramentas e acessórios para instalação de geradores fotovoltaicos? E que esses produtos podem ser resgatados com os Aldolares, nossa moeda virtual?

Para saber mais sobre o Aldo Crazy Card e seus benefícios acesse https://www.aldo.com.br/loja/crazy-card e conheça nosso programa oficial para negócios de valor com a Aldo.

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating