Início » Ganhe tempo e qualidade nas instalações de Geradores de Energia Solar com as principais ferramentas

Ganhe tempo e qualidade nas instalações de Geradores de Energia Solar com as principais ferramentas

por Alessandra Neris
principais ferramentas para o segmento fotovoltaico

Já escrevemos sobre ferramentas para o setor solar, mas é importante explorarmos outras opções e abordagens. Por isso, este artigo visa apresentar aos profissionais do ramo as principais ferramentas para o segmento fotovoltaico. Afinal, queremos oferecer mecanismos que possam elevar seu negócio a um outro patamar.

Antes de mais nada, gostaríamos de ressaltar que toda instalação de gerador de energia solar exige conhecimento técnico e adequação às normas. Portanto, esse cuidado serve para garantir a utilização correta de ferramentas e acessórios que promovam a qualidade e a segurança na prestação desse serviço.

Vale lembrar que as principais ferramentas para o segmento fotovoltaico aqui apresentadas estão disponíveis para compra em nosso site ou para resgate através do Aldo Crazy Card, nosso programa oficial para negócios de valor.

Dessa forma, ao final de cada descrição há um link que o levará direto para a seção correta dos equipamentos mais utilizados no segmento de energia solar. Portanto, é possível resgatar qualquer uma dessas ferramentas com os Aldolares, nossa moeda virtual, ou, ainda, adquiri-las pelo nosso site:  www.aldo.com.br/loja.

Por fim, queremos ajudá-lo a perceber a grande diversidade e finalidades das principais ferramentas para o segmento fotovoltaico. Assim, você poderá ganhar tempo e qualidade em seus serviços, gerando satisfação para o seu cliente.

Principais ferramentas para o segmento fotovoltaico

EPI

Para assegurar que tudo saia bem, iniciaremos esse tópico falando sobre os Equipamentos de Proteção Individual. Tão importante quanto escolher e utilizar, corretamente as ferramentas para instalação de geradores de energia solar é garantir a saúde e a proteção do trabalhador. São medidas que evitam consequências negativas por eventuais acidentes de trabalho.

Sendo assim, todas as atividades profissionais que possam imprimir algum tipo de risco ou dano físico à pessoa deve ser realizada com o auxílio dos EPIs. Eles incluem: capacetes, luvas, óculos de proteção, cintos de segurança ente outros itens. Assim, é de suma importância que todos os instaladores estejam, sempre, paramentados e protegidos com os EPIs.

Quando a instalação de painéis solares ocorrer em locais altos, o instalador deve obedecer aos requisitos estabelecidos na NORMA REGULAMENTADORA Nº 35 (TRABALHO EM ALTURA).

Já para garantir a segurança e a saúde dos técnicos que instalarão a parte elétrica do sistema fotovoltaico, deve-se obedecer a NORMA REGULAMENTADORA 10 (SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE)  que estabelece os requisitos e condições mínimas de medidas de controle e sistemas preventivos nos serviços elétricos.

A Aldo disponibiliza os EPIs mais utilizados no segmento de energia solar. Confira!

Organizadores de ferramentas

Primeiramente, é preciso ter um lugar adequado para organizar e guardar as ferramentas que serão utilizadas nas instalações dos geradores de energia solar.

Dessa forma, investir em uma bolsa, mochila, colete ou caixa de ferramentas é essencial para transportar suas ferramentas para qualquer lugar. Além disso, a organização desses itens resultará na agilidade do seu trabalho e conservação de seus instrumentos, passando uma boa imagem ao seu cliente.

Veja aqui os organizadores de ferramentas disponíveis na Aldo!

Parafusadeira e furadeira

Nas instalações fotovoltaicas, seja em telhados ou no solo, não poderá faltar a furadeira e a parafusadeira.

Há modelos dotados de apenas uma das funcionalidades e outros com as duas funções (parafusadeira + furadeira) no mesmo equipamento. Esse último é o mais indicado por oferecer muito mais praticidade nas instalações dos trilhos e dos kits de fixação dos painéis solares.

É recomendado ter, pelo menos, um modelo com bateria de lítio para evitar a utilização de extensões de energia nos telhados mais altos e de difícil acesso. Também, é muito importante que o equipamento tenha uma boa potência a fim de proporcionar agilidade e segurança na execução do serviço.

Em trabalhos mais pesados, como instalações de geradores de energia solar de maior potência, recomenda-se uma furadeira ou parafusadeira mais robusta, que suporte o esforço empregado. Geralmente, esses modelos são alimentados por energia elétrica com tensão de 220V para prover torques mais elevados.

Além disso, a utilização de bits e ponteiras variadas de acordo com a etapa da instalação, será indispensável. Para isso, também, disponibilizamos uma grande gama de jogos para suprir qualquer demanda técnica.

Conheça toda linha de furadeira, parafusarias, jogos de bits, ponteiras e brocas disponíveis na Aldo.

Esmerilhadeira

Essa ferramenta elétrica é ideal para cortar, desbastar e dar acabamentos em trilhos de alumínio para fixação dos painéis solares. O uso de esmerilhadeiras traz muito mais agilidade e bom acabamento nas instalações fotovoltaicas. Contudo, é essencial a escolha dos discos corretos para que a aplicação seja adequada, de acordo com cada necessidade.

Existem modelos com alimentação elétrica 127V-220V e com baterias de lítio. Ambas são muito funcionais, entretanto, o modelo com bateria é mais prático para instalações de difícil acesso por dispensarem extensões longas que sempre dificultam o trabalho do instalador.

Confira os modelos disponíveis através do Aldo Crazy Card!

Guincho Elétrico

Hoje, uma das maiores dificuldades dos instaladores de geradores de energia solar é a elevação dos painéis fotovoltaicos nos telhados. Isso acontece porque o produto é pesado e volumoso para serem transportados até locais altos e de difícil acesso.

Pensando nisso, a Aldo disponibiliza aos instaladores, o Guincho Elétrico, indicado para movimentação de cargas verticais em prédios, casas e andaimes. Ele é um grande aliado nas instalações de geradores solar para elevar os painéis nos locais de instalação com segurança e agilidade.

Os guinchos elétricos suportam até 1.000kg e aqui você encontra mais detalhes!

Alicate universal

É a ferramenta indispensável para qualquer instalador de gerador fotovoltaico. Sua ponta chata e de mordida estriada serve para apertar e dobrar fios. Tem uma lâmina para cortar arame e cabos de bitolas diversas. Ele pode ser encontrado em variados tamanhos e formatos, dependendo do uso.

Para atividades de instalação que envolvem manipulação e conexões a energia elétrica, os alicates devem conter o cabo com isolamento mínimo de 1000V e boa empunhadura.

Veja o modelo disponível na Aldo!

Alicate de corte diagonal

Trata-se de uma ferramenta básica, porém, indispensável para aparar sobras de fios e proporcionar maior precisão ao cortar e decapar cabos. Sua empunhadura também precisa ser isolada para evitar risco de choque elétrico nas instalações de geradores fotovoltaicos.

Conheça os modelos disponível na Aldo!

Desencapador de fios

Nem todo instalador gosta de usar o alicate de corte para desencapar cabos, nesse caso, a ferramenta mais indicada é o desencapador de fios. Projetados para serem compatíveis com bitolas distintas, possuem duas lâminas que se prendem à capa do fio facilitando sua remoção, promovendo maior agilidade e segurança no desencapamento de cabos solares e elétricos.

Conheça os modelos disponível na Aldo Solar!

Trena

É um item fundamental para planejar e executar projetos fotovoltaicos. É mais conhecida pelos modelos tradicionais com fita de metal retrátil, com medidas entre 3m a 30m. Também disponíveis em fitas flexíveis de fibra com maiores dimensões, entre 50m a 250m.

Atualmente, o modelo que vem ganhando destaque pelos profissionais que atuam no segmento de energia solar são as Trenas a Laser. Elas oferecem muito mais praticidade e uma gama bem maior de funcionalidades.

As trenas a laser ou trenas eletrônicas realizam medições de distância continua. Além disso, calculam área e volume em unidades diferentes, com capacidade de armazenamento em memória interna das últimas medições.

Veja os modelos comercializados pela Aldo e disponíveis para resgaste através da Aldo Mega Store.

 Multímetro e Alicate Amperímetro

O multímetro é um instrumento de medição de muita relevância nas instalações de geradores de energia solar e que deve ser utilizado, preferencialmente, por um membro da equipe especializado em elétrica.

Esse instrumento é indicado para avaliar a tensão da rede, mas, também, é usado para testar praticamente todos os aparelhos que funcionam com eletricidade. Ele mede várias grandezas elétricas como: tensão, corrente, resistência, entre outras.

Já o Alicate Amperímetro é tecnicamente um multímetro, porém, em formato de alicate, com a função de medir corrente indiretamente. Ele, também, pode ser definido como um instrumento que tem internamente a função de amperímetro e voltímetro. Por ser um instrumento que possibilita a medição de corrente elétrica sem a interrupção do circuito elétrico, proporciona muito mais agilidade e segurança na execução desses serviços.

Conheça os modelos de Multímetros e Alicates Amperímetros que a Aldo disponibiliza!

Lanternas LED

Com múltiplas funcionalidades, as lanternas não poderão faltar no rol das ferramentas essenciais para instalação dos geradores de energia solar.

Existem diversos modelos, mas as lanternas de LED com bateria de lítio são as mais adequadas por oferecerem maior praticidade, autonomia, potência e durabilidade.

Para percebermos a importância de se ter uma lanterna nas instalações fotovoltaicas, basta imaginarmos situações críticas. Uma delas é perder uma ferramenta ou parafuso em um ambiente de trabalho com baixa ou nenhuma iluminação. Você pode, ainda, permitir que determinadas instalações se estendam em horários noturnos com maior segurança.

Quando escolher o modelo ideal, é importante considerar uma marca de qualidade que ofereça boa luminosidade, autonomia, bateria de lítio e acessórios adequados de recarga.

Confira os modelos disponíveis e resgate a sua através do Aldo Crazy Card!

Abraçadeiras UV

As abraçadeiras de nylon estabilizadas com UV resistem à radiação ultravioleta e às intempéries por um período consideravelmente maior se comparadas às abraçadeiras padrões. Além disso, elas podem ser utilizadas expostas ao sol por longos períodos (geralmente por mais de 10 anos).

São produzidas com nylon 6.6 (PA66W) e aditivos resistente a UV que impedem o rompimento da estrutura molecular da peça, proporcionando muito mais resistência, quando utilizadas em ambientes externos.

Indicadas para fixação e organização de cabos, especialmente, em ambientes expostos à luz solar e intempéries. São altamente recomendadas para amarrações dos cabos solares junto às estruturas de fixação dos painéis fotovoltaicos, seja em telhados ou solo.

Também podem ser utilizadas para organizar e fixar outros cabos que compõem o gerador solar, mantendo sua instalação muito mais segura e com um visual organizado.

Confira aqui o artigo que fizemos de uma ideia prática e muito funcional para organização dos cabos solares em uma instalação de gerador fotovoltaicos, utilizando as abraçadeiras de nylon UV da ABB.

Aldo Crazy Card

Você sabia que a Aldo Solar, por meio do Programa Aldo Crazy Card, disponibiliza centenas de ferramentas e acessórios para instalação de geradores fotovoltaicos? Elas podem ser resgatadas com os Aldolares, nossa moeda virtual! Assim, é possível conhecer as principais ferramentas para o segmento fotovoltaico.

Se ainda não sabe o que é o Aldo Crazy Card e os seus benefícios exclusivos, acesse o portal https://www.aldo.com.br/portais/aldo-crazy-card/  e conheça o nosso programa oficial para negócios de valor com a Aldo.

Compartilhe:
0 comentários

Notícias relacionadas

Deixe um comentário