Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Energia solar em dias nublados - Será que funciona? Energia solar em dias nublados - Será que funciona?
Início » Energia solar em dias nublados e chuvosos: será que funciona?

Energia solar em dias nublados e chuvosos: será que funciona?

Confira se a falta de energia solar em dias nublados é mito ou verdade

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

É normal questionar se a energia solar em dias nublados realmente funciona. Afinal, será que em épocas chuvosas do ano, onde o sol parece sumir, sua casa deixará de ter energia?

Embora os dias ensolarados sejam os que mais favorecem a produção de energia solar, a baixa irradiação de sol não torna o sistema improdutivo. Prova disso é o quanto países como Alemanha vêm adotando cada vez mais a energia solar, mesmo não sendo ensolarados por natureza. Ninguém visita a Alemanha pensando em aproveitar uma praia, não é?

Nesse sentido, temos ainda os exemplos dos estados americanos como Nova York e Massachusetts, que são mais adeptos à energia solar do que a própria Flórida, muito mais conhecida pelo clima ensolarado.

Por isso, neste artigo, vamos explicar como funciona a energia solar em dias nublados e chuvosos. Até mesmo o inverno pode ser ótimo para produzir energia solar, você sabia? Leia até o final para entender.

Como funciona a energia solar em dias nublados?

A ideia de que a energia solar em dias nublados não funciona é um MITO! Em dias menos ensolarados, a produção de energia solar pode acontecer de modo inferior, mas o sistema não parará de funcionar. Isso acontece porque os painéis solares precisam de incidência solar direta para gerar a energia solar plenamente. Dessa forma, a formação de nuvens em dias nublados torna a incidência solar difusa aos painéis, o que minimiza a produção de energia.

Entretanto, já existem formas de driblar essa diminuição da produção da energia solar em dias nublados. Os painéis solares são desenvolvidos com cada vez mais tecnologia, sendo mais potentes do que no início da energia solar no Brasil. Ou seja, em climas nublados ou chuvosos, já existem painéis capazes de aproveitar a incidência solar mesmo com a difusão.

O que muda para a energia solar com chuva?

Um ponto interessante é que a chuva é boa para os painéis solares. Em dias assim, a chuva contribui para a manutenção dos painéis ao retirar toda a sujeira e outros elementos que possam prejudicar a operação.

Sendo assim, não há com o que se preocupar. A chuva não estragará o seu sistema, e a baixa luminosidade de períodos chuvosos não é capaz de parar a geração de energia solar. O sistema continuará funcionando, de modo mais lento, mas ainda favorável. Principalmente se comparado à energia elétrica tradicional.

Vale a pena a energia solar em dias nublados?

Agora que você sabe por que a produção de energia solar em dias nublados é diferente, ficou claro que ela não deixa de existir. A ideia de que certas cidades não são ideais para a energia solar por conta da menor incidência de sol é um mito.

Mesmo que a energia solar em dias nublados fique entre 10-30% de eficiência na geração, ela segue valendo a pena. Afinal, devemos lembrar que o ano tem uma pequena parcela de períodos nublados e com maior concentração de nuvens que diminuem a irradiação.

Além disso, é possível se programar para compensar a baixa da produção nesses momentos. Como o Brasil é um país tropical, onde os dias ensolarados prevalecem, apenas um leve incremento na produção de energia já cobre os dias de baixa devido aos fatores climáticos.

O incremento de produção funciona assim: Aqueles que usam a rede de transmissão das concessionárias como backup são autorizados a injetar o excedente de consumo energético. Em sistemas off-grid, que utilizam baterias, é necessário realizar o superdimensionamento do sistema.

Sobre a bateria solar

Primeiramente, devemos compreender que os sistemas de energia solar são basicamente de dois modelos, on-grid e off-grid. No caso dos geradores, a energia elétrica é produzida no decorrer do dia através da incidência solar sobre as placas fotovoltaicas. Em seguida, a energia é convertida em corrente alternada, se dando em seguida o seu consumo ou armazenamento.

Desse modo, a energia que não for utilizada pode ser armazenada na bateria solar. Assim, a bateria solar contribui para o funcionamento do seu sistema de energia solar, sem depender do clima. Ao conectá-la à rede, a bateria traz soluções de armazenamento de energia quando há falta de energia na rede, como é o caso da noite, de dias chuvosos e nublados.

Todo gerador de energia solar off-grid necessita de uma ou mais baterias, pois são elas que garantirão o fornecimento elétrico nos períodos sem radiação solar. No entanto, a bateria solar pode ser utilizada também nos seguintes casos:

  • Sistema fotovoltaico off-grid: trata-se do sistema que não está ligado à rede elétrica, ou seja, o estabelecimento depende exclusivamente da energia produzida pelo gerador solar;
  • Sistema fotovoltaico híbrido: neste caso, o sistema combina o off-grid com o on-grid (conectado à rede elétrica). Portanto, há a necessidade de ter uma bateria solar, porém em quantidades menores do que a necessária nos sistemas off-grid.

Quero gerar energia solar, como faço?

Então, se você está pensando na possibilidade de instalar energia solar fotovoltaica em sua casa ou empresa, a nova calculadora solar da Aldo será sua principal aliada na decisão. Com ela, você realiza a sua simulação e descobre qual o gerador mais adequado para a sua demanda de consumo. E lembrando, a energia solar em dias nublados também funciona, viu?

O objetivo da calculadora solar da Aldo é facilitar a sua vida ao máximo. Por isso, ao final da simulação, você poderá solicitar um orçamento grátis para descobrir os custos de engenharia e instalação. Tudo será feito pelo Revendedor Autorizado da Aldo Solar mais próximo do CEP informado.

Janeiro de 2023 está chegando, e com ele, o fim do período para instalar energia solar com isenção de encargos até 2045. É o que estabelece o Marco Legal de Energia (Lei n°14.300/2022).

Por isso, 2022 ainda é o melhor ano para aderir à energia solar. Aproveite a nova calculadora solar para instalar seu gerador enquanto a isenção ainda vale.

energia solar em dias nublados

Por fim, se você pretende concluir o seu projeto de energia solar fotovoltaica com o máximo de durabilidade e eficiência, pesquise e procure a melhor solução. Continue acompanhando nosso blog e saiba mais sobre esse e outros assuntos relevantes do universo solar.

E se você for uma revenda que busca credenciamento na Aldo Solar, que tal se cadastrar agora? Aproveite e conheça as vantagens neste artigo!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating