Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Só em 2022, GD atinge 5 GW no Brasil – Seja bem-vindo ao blog do maior distribuidor de energia solar do Brasil Só em 2022, GD atinge 5 GW no Brasil – Seja bem-vindo ao blog do maior distribuidor de energia solar do Brasil
Início » Só em 2022, GD atinge 5 GW no Brasil

Só em 2022, GD atinge 5 GW no Brasil

Com a rápida adesão à energia solar a GD atinge 5 GW no Brasil.

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

O crescimento da adesão à energia solar é inevitável. Com isso, a GD atinge 5 GW no Brasil, em potência instalada, apenas em 2022. Esses dados foram disponibilizados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e tal marca foi obtida no início da tarde da última quarta-feira, dia 26/10.

Ainda falta um pouco mais de dois meses para o término deste ano. No entanto, já temos o resultado mais promissor registrado pela geração distribuída de energia solar dentro de apenas um ano. Esse resultado, portanto, ultrapassou os 4.44 GW já calculados durante o ano de 2021 inteiro. Assim, em 2022, até agora, a GD atinge 5 GW no Brasil e alcançará ainda mais até o final do ano.

> Leia mais: Energia solar dobrou sua potência instalada no Brasil e atingiu 14 GW em GD

GD atinge 5 GW no Brasil – mais de 520 mil sistemas fotovoltaicos

Até agora, o segmento solar já somou um pouco mais de 520 mil sistemas fotovoltaicos apenas neste ano. Isso beneficiou quase 678 mil unidades consumidoras em todo o país. Segundo a ANEEL, entre os meses de janeiro e outubro, mais da metade da potência instalada, é resultante de conexões residenciais, ou seja, 2,8 GW. No total a GD atinge 5 GW no Brasil. Em seguida, vêm os estabelecimentos comerciais, com 1,1 GW, depois, as propriedades rurais, com 721 MW. Por fim, o setor industrial, com 238 MW.

Quanto aos estados, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul se destacaram como líderes no avanço da GD solar ao longo do ano. A GD atinge 5 GW no Brasil e os estados apresentaram, respectivamente, 707 MW, 620 MW e 528 MW. Contudo, na liderança entre os municípios, o destaque ficou para Florianópolis (SC), que apresenta 250 MW instalados. É quase cinco vezes mais que a potência de Brasília (DF), ocupando o segundo lugar geral, com 52,2 MW de potência instalada.

No entanto, a expansão da GD em menos de 10 meses pode ser explicada pela publicação da Lei nº 14.300/2022. Nesta lei, há uma previsão de mudanças nos critérios de compensação para usuários que solicitarem sua conexão com a rede a partir de 2023.

No total, então, a GD atinge 5 GW no Brasil. E, adicionando-se todos os registros anuais, a geração própria de energia solar já tem um pouco mais de 14 GW de potência instalada. Esses dados são contabilizados pela ANEEL desde dezembro de 2008, de forma oficial.

Mais de 300 mil geradores vendidos

Além disso, temos orgulho de dizer que a Aldo Solar também contribuiu para o crescimento da energia solar no Brasil. Em agosto de 2022, atingimos o marco histórico de 300 mil geradores solares vendidos para todo o país. Isso foi possível graças à energia positiva de toda a família Aldo Solar, que também inclui nossos fornecedores, os integradores e clientes.

Confira abaixo o vídeo de comemoração dos 300 mil geradores:

Protagonismo da geração distribuída

Com o número de adeptos da energia solar aumentando, o Ministério de Minas e Energia reconheceu o protagonismo da geração distribuída (GD) no Brasil. E, de acordo entidade, essa modalidade de produção de energia está gerando emprego e renda para a população.

Além disso, afirmou que o setor elétrico já é uma boa garantia para os investidores e que a GD conquista cada vez mais destaque pelo país afora.

> Leia mais: 10 alterações do Marco Legal da geração distribuída

O representante do governo disse, ainda, que isso é resultado do crescimento rápido, em mensagem transmitida por vídeo para a abertura do Encontro Nacional do Setor Elétrico (ENASE). Ressaltamos que esse é o maior evento político e regulatório do setor elétrico e foi realizado pelo Grupo Canal Energia By Informa Markets.

Durante o evento, o Ministério também reconheceu que “o consumidor não está preocupado com o acesso à eletricidade, mas com todos os serviços que ela pode proporcionar”. Além disso, foi citada a mobilidade elétrica como exemplo.

A entidade reconheceu, ainda, que o alto custo das tarifas de energia tem sacrificado o orçamento das famílias brasileiras e que o protagonismo da geração distribuída é claro!  Então, “reduzir os subsídios e os encargos é importante para que tenhamos um setor sustentável para todos os agentes.

Já são 10 anos de microgeração e minigeração

O marco da GD no Brasil foi firmado em 2012 e agora, presenciamos o protagonismo da geração distribuída. Assim, o acesso de micro e minigeração distribuída pode ocorrer pelos sistemas de distribuição de energia elétrica nacionais, ou seja, as redes elétricas das concessionárias. E isso pode ser feito por meio das normas criadas pela Resolução 482 da ANEEL.

Assim, qualquer consumidor com cadastro ativo no Ministério da Fazenda, por meio de CPF ou CNPJ, pode conectar um sistema de geração própria de fontes renováveis. Essas fontes compreendem energia solar, hídrica, eólica, biomassa ou cogeração qualificada. E podem ser paralelas às redes de distribuição das concessionárias.

Os dados falam por si e a o setor de geração distribuída está em pleno crescimento no Brasil. Milhares de oportunidades e várias empresas estão ingressando no mercado fotovoltaico no Brasil. Agora, com 10 anos de geração distribuída temos uma urgência maior de fazer a transição da matriz energética no mundo, isso tende a aumentar ainda mais.

Hoje, existe um consenso de que muitos países já trabalham no estímulo da adesão às fontes alternativas para produzir energia elétrica. O intuito é abandonar o uso de combustíveis fósseis e adotar meios renováveis e limpos. Nesse sentido, a energia solar se encaixa perfeitamente e podemos usufruir ao máximo dos benefícios da geração distribuída solar no Brasil e no mundo.

> Leia mais: Ainda dá tempo de instalar o seu gerador solar sem tarifas

Por fim, agora você já tem motivos de sobra para conhecer mais sobre energia solar. Para isso, acesse o site da Aldo Solar e confira nossas informações e produtos.

Caso prefira, entre em contato com nossa equipe de vendas. Se for consumidor final, acesse a CALCULADORA ALDO SOLAR, faça uma simulação do produto, opções de financiamento e receba um orçamento grátis de um revendedor autorizado Aldo Solar.

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating