fbpx
Início » Conheça mais detalhes do Gerador OFF GRID Interativo

Conheça mais detalhes do Gerador OFF GRID Interativo

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Certamente você já deve ter ouvido falar dos geradores de energia solar OFF GRID, mas já conhece o novo Gerador OFF GRID Interativo? Pois, trata-se de uma inovação apresentada ao mercado pela Aldo Solar. E para compreender melhor sua função, convém falarmos um pouco sobre inversores. Acompanhe o texto e saiba mais!

De acordo com o que já sabemos sobre sistema fotovoltaico, os equipamentos OFF GRID funcionam de forma isolada, sem conexão com a rede da distribuidora. Assim, são adequados a sistemas fotovoltaicos instalados em locais que não recebem energia elétrica pela rede concessionária local.  Por isso, também funcionam como sistemas de geração independente nessas regiões onde a energia convencional não chega.

Mas estamos falando de mais uma inovação da Aldo voltada ao setor solar. Então acompanhe este artigo até o fim para conhecer os detalhes.

> Gerador OFF GRID Interativo

Os inversores são equipamentos fundamentais na constituição de um sistema fotovoltaico. Essa inovação tecnológica se dá  Geradores Off Grid Interativos por meio do lançamento do inversor OFF GRID SPF5000ES da Growatt, que funciona sem bateria. A solução é completa e altamente tecnológica, já que agrega um controlador de carga solar MPPT. Além disso, dispõe de um inversor de onda senoidal pura de alta frequência, integrado em um único dispositivo. Com potência de 5KW, é capaz de prover diversas demandas de consumo adequando a uma grande escala de cargas simultâneas.

Sistemas paralelos

Permite, também, paralelismo com mais inversores do mesmo modelo. Dessa forma, pode formar um sistema de até 30kW, monofásico ou trifásico (Split-phase) com suporte para até 450Voc de módulos.

É compatível com baterias de chumbo-ácido e de lítio com comunicação BMS RS485 ou CAN e acompanha um módulo Wi-Fi plug-and-play para monitoramento do status de produção. Assim, é possível definir prioridades no carregamento das baterias, optando pelos módulos ou pela rede elétrica, bem como a prioridade que as cargas serão alimentadas pelas baterias pelos módulos ou pela rede.

Os modelos de gerador de energia solar OFF GRID criados com esse equipamento foram dimensionados cuidadosamente por especialistas para atender as mais diversas necessidades de uso, constituindo soluções altamente viáveis para quem necessita de um sistema OFF GRID de alta eficiência e tecnologia.

Diferenciais do novo Gerador OFF GRID Interativo

  •  É uma oferta única no mercado de distribuição, só a Aldo tem;
  • O inversor OFF Grid não injeta de volta na rede, mas consome, se for necessário;
  • Utiliza baterias como todo OFF GRID para armazenamento;
  •  É um sistema feito para trazer ainda mais segurança em relação à produção de energia;
  • Não precisa de homologação na concessionária;
  • É um sistema independente e 100% configurável;
  • As baterias podem ser abastecidas pela luz do sol gerada pelo sistema ou pela rede de energia da concessionária;
  • Depende minimamente da concessionária, apenas em situações extremas;
  •  É um gerador versátil;
  • Não precisa de homologação no INMETRO;
  • O consumidor pode escolher a ordem de uso do sistema: Sol, Bateria e Rede (apenas como backup) ou Sol, Rede e Bateria;
  • Possui Monitoramento Wi-Fi em todos os componentes do sistema, inversor, painel ou bateria.

Sobre o inversor interativo

O inversor interativo OFF GRID, como o próprio nome sugere, interage com a rede e tem um sistema de monitoramento e controle de carga internos. Isso dispensa o controlador de carga externo, como acontece com os sistemas OFF GRID comuns. Então, diante disso, a única preocupação que o projetista e o instalador precisam ter é com o dimensionamento dos módulos fotovoltaicos e o banco de baterias.

Conexões dos inversores interativos

O inversor OFF GRID interativos da Aldo Solar tem uma entrada CA para conexão com a rede elétrica ou com a conexão de um gerador a diesel. Então, embora sejam OFF GRID, são equipados com uma entrada para alimentação com corrente alternada. Assim, com a existência de uma alimentação CA, esta pode ser usada como suporte para carregar o banco de baterias. Pode, também, alimentar as cargas, realizando um bypass.

Com isso, quando a tensão da rede ou de um gerador estiver presente, o inversor é desviado por uma chave interna. Dessa forma, a entrada CA pode alimentar as cargas diretamente.

Interação com a rede por meio da entrada CA

Para as cargas em conectores diferentes a entrada da rede elétrica está separada da saída. E a conexão da entrada CA com a saída é feita internamente, de acordo com o modo de operação do inversor. Então, a interação com a rede através da entrada CA admite que o inversor OFF GRID funcione como um sistema de backup em locais com rede elétrica.

Distinção com o inversor solar híbrido

O inversor OFF GRID interativo com a rede elétrica também se distingue do inversor solar híbrido, já que não injeta excedente de energia na rede elétrica. Então, o equipamento não é capaz de retornar a injeção de energia armazenada nas baterias.

Paralelismo entre inversores OFF GRID interativos

Alguns modelos permitem a realização de paralelismo, ou seja, a conexão de mais de um inversor no mesmo sistema. Assim, é possível integrar sistemas monofásicos, bifásicos e trifásicos, desde que o recurso do paralelismo esteja instalado no inversor. Trata-se de um acessório presente nos inversores Growatt off-grid que proporciona um funcionamento em conjunto de maneira harmônica.

Com os modelos da Growatt é possível conectar até seis inversores paralelamente. Esses equipamentos têm capacidade para trabalhar com baterias de lítio e chumbo-ácido. No caso da Growatt, o protocolo de comunicação BMS para baterias de lítio é compatível com as marcas Dyness e Pylontech.

Por fim, o novo Gerador OFF GRID Interativo também é mais uma opção original e inovadora para facilitar ainda mais a adesão à energia solar. Isso demonstra que a cada dia temos mais chances de consumir energia limpa, barata e abundante em qualquer situação e para todos os bolsos.

Para saber mais detalhes, conheça os os modelos do Gerador OFF Grid interativo!


Então, para ficar por dentro das novidades, saiba mais sobre o Gerador ON GRID otimizado, disponível na Aldo Solar!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating