Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Gerador ON GRID otimizado: Conheça os diferenciais e benefícios! Gerador ON GRID otimizado: Conheça os diferenciais e benefícios!
Início » Conheça os benefícios de um Gerador ON GRID otimizado

Conheça os benefícios de um Gerador ON GRID otimizado

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Seu sistema de energia solar fotovoltaica está perdendo eficiência de geração ou, ainda, tem enfrentado dificuldades para viabilizar projetos em telhados com múltiplas orientações ou sombreamentos parciais? Certamente, já pode ter se deparado com tais ocorrências e com a difícil incumbência de propor a melhor solução a essas “barreiras”. Pensando nisso, lançamos o Gerador On Grid Otimizado Aldo Solar com Tigo Energy, uma solução altamente eficaz para reduzir as perdas de geração por descasamento de potência nos painéis solares, além de proporcionar muito mais flexibilidade aos projetos com maiores restrições.

Aqui destacaremos alguns dos inúmeros benefícios do Gerador Otimizado obtidos por meio dos dispositivos de potências a nível de módulo (MPLE) Tigo Energy embarcados nessas soluções.

Sombreamento parcial

As sombras em projetos fotovoltaicos podem ocorrer por diversas causas como: obstáculos físicos (arvores, caixas d’agua, antenas, construções etc.), bem como nuvens ou outros fatores que prejudicam a incidência de luz nos painéis solares. As mais agravantes dessas causas é o denominado sombreamento parcial, ou seja, aquele que incide em um ou alguns módulos fotovoltaicos de uma instalação, geralmente ocasionado por obstáculos que produzem sombras localizadas.

Diferentemente de sombreamentos totais, os sombreamentos parciais causam um descasamento elétrico do sistema fotovoltaico, prejudicando significantemente a geração de energia pela operação de baixa potência do módulo sombreado.  Essas ocorrências, podem ser reduzidas com a utilização dos geradores otimizados com os dispositivos de potência da Tigo Energy.

Eficiência do Gerador ON GRID otimizado

Para entendemos melhor, a eficiência de um Gerador ON GRID otimizado na redução das perdas de geração ocasionadas por sombreamentos parciais, é necessário, primeiramente, analisar as curvas elétricas de corrente, tensão e potência do módulo fotovoltaico, bem como as funções dos inversores de string sem otimizadores diante dessas ocorrências. Então vamos lá:

Quando algum módulo da string sofre sombreamento parcial, esse módulo apresentam uma perda na capacidade de gerar corrente, geralmente maior do que 80%. Entretanto a perda na tensão é pequena, visto que a tensão sofre maior influência da temperatura do que da irradiância incidente.

Logo, a curva I-V (corrente-tensão) da string fotovoltaica ganha um formato de “dois joelhos, onde um dos “joelhos” trabalharia com a corrente dos módulos não sombreados e ativaria os diodos de bypass dos módulos sombreados ou com o outro “joelho” não acionando o diodo de bypass mas assumindo a corrente do módulo sombreado, ocasionado uma perda de geração em toda string.

O que são diodo de bypass

Ao contrário de que muitos pensam, o diodo de bypass é um dispositivo instalado em módulos fotovoltaicos com o objetivo de evitar o surgimento de pontos quentes (hot-spots). Assim, o objetivo é evitar perdas por sombreamento, ou seja, é um dispositivo passivo, sendo a tensão de operação do inversor que faz ele ser ativado ou não.

Função dos inversores de string

Como já mencionado acima, o inversor de string pode assumir duas funções diante dos descasamentos de potência ocasionados por sombreamentos parciais, seja direcionando a corrente através dos módulos, perdendo toda a energia do módulo sombreado ou conduzindo a corrente do módulo sombreado para que os demais módulos da string produzam energia e nenhum diodo de bay-pass seja ativado.

Como o MPPT do inversor de string sem otimizador busca o ponto de máxima potência considerando a saída do conjunto de módulos fotovoltaicos com referência na tensão. Dessa forma, ele dificilmente detectará que houve um sombreamento pelo fato de a tensão sofrer pouca variação durante a ocorrência da sombra. Logo, na grande maioria dos casos, o inversor irá trabalhar com o joelho de maior tensão e menor corrente, onde nenhum diodo de by-pass é acionado.

Dessa forma, em um sistema sem otimizador, quando ocorre um sombreamento parcial na string, os módulos são limitados pela potência do módulo sombreado, promovendo uma significativa queda na geração, como mostrado na ilustração abaixo:

Gerador ON GRID otimizado

Redução significativa das perdas

Como podemos perceber, diferentemente do inversor de string, o otimizador opera individualmente sobre cada módulo fotovoltaico, aumentando a precisão na localização do ponto de máxima potência com referência na corrente, fazendo com que cada painel da string trabalhe em sua máxima potência.

Portanto, em situações em que um módulo fotovoltaico limita outros por estar sombreado (alterando a curva IV global do sistema), a existência do otimizador faria com que essa limitação não aconteça em um nível considerável e essa é a função do gerador otimizado, reduzir significativamente as perdas por sombreamentos em sistemas fotovoltaicos.

Projetos sem restrições

 Um outro importante benefício dos geradores otimizados é a possibilidade de instalação dos painéis solares em diferente orientações e angulações na mesma string. Assim, isso permite melhor aproveitamento em projetos com múltiplas orientações.

Essas ocorrências são cada vez mais comuns e muitas os projetos ficam comprometidos, pois os inversores acabam sendo limitados por não possuírem MPPTs suficientes para viabilizar essas instalações.

A ilustração abaixo, nos mostra a flexibilidade de se ter um gerador otimizado com Tigo Energy em projetos com várias orientações.

Gerador ON GRID otimizado

Gerador ON GRID otimizado

Sem geradores não há produção de energia solar, contudo, muitas vezes, é preciso de uma ajudinha com equipamentos que garantam sua máxima performance. Sendo assim, embarcamos os dispositivos TS4 da Tigo Energy para turbinar o seu gerador ON GRID otimizado.

Sua plataforma TS4 Flex MLPE aumenta a produção de energia dos sistemas fotovoltaicos ON GRID, garantindo muito mais geração e segurança ao sistema. Além disso, reduz os custos de operação e manutenção dos sistemas. Isso é possível por meio da avançada tecnologia de otimização e monitoramento a nível de módulo.

Como funciona o otimizador Tigo TS4-A-O?

Eles são pequenos dispositivos dotados de uma potência capaz de operar a nível de módulo (MLPE). Tecnicamente são conversores CC/CC que rastreiam o ponto de máxima potência do módulo fotovoltaico.

Assim, operam com um conversor tipo “BUCK” que, em caso de mismatch (descasamentos de potência), reduzem a tensão do módulo comprometido aumentando a corrente para uma mesma potência.

Isso significa que eles funcionam com o MPPT do inversor igualando o módulo sombreado aos demais painéis da série, o que impede perdas na geração, fazendo com que cada painel opere em sua máxima potência.

Quais os diferenciais do Gerador ON GRID otimizado com TIGO TS4?

  • Aumento de eficiência em razão do MPPT por módulo maximizando o retorno sobre o investimento;
  • Redução significativa de perdas de geração por sombreamentos, sedimentos e sujeira nos painéis;
  • Projetos sem restrições por permitir a instalação de painéis em diferentes orientações e angulações na mesma string;
  • Flexibilidade de expansão e substituições de painéis por possibilitar a utilização de painéis de marcas e potências diferentes na mesma string;
  • Geração Otimizada, proporcionando maior retorno sobre o investimento.

 Funciona em instalações de todos os tamanhos

É importante salientar, ainda, que as soluções TS4 da Tigo beneficiam instalações fotovoltaicas de todos os tamanhos. Isso inclui desde sistemas residenciais com kilowatt (kW) de um dígito até sistemas comerciais de vários megawatts (MW). Sem falar, que as soluções trabalham com todas as principais marcas de inversores de string e fabricantes de módulos fotovoltaicos.

Por fim, vale reforçar a importância de aderirmos à energia solar fotovoltaica e passar a aproveitar seus incontáveis benefícios. Eles começam pelo investimento que, em pouco tempo, reverte em décadas de economia e sustentabilidade. Por isso, não perca mais tempo e adquira o seu Gerador ON GRID otimizado e contribua com um novo mundo, com muito menos impacto ambiental.

Para complementar sua pesquisa de hoje, fique com a gente e saiba mais sobre a tecnologia dos inversores ON GRID.

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating