Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Energia solar dobrou sua potência instalada com 14 GW em GD Energia solar dobrou sua potência instalada com 14 GW em GD
Início » Energia solar dobrou sua potência instalada no Brasil e atingiu 14 GW em GD

Energia solar dobrou sua potência instalada no Brasil e atingiu 14 GW em GD

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Na última quarta-feira, dia 19/10, a adesão à energia solar dobrou sua potência instalada no Brasil chegando a 14 GW. Esse número se refere aos sistemas de geração distribuída, ou seja, de micro e minigeração em todo o país. São dados disponibilizados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Esse volume de consumo de energia, por meio dessa fonte, significa que a solar dobrou sua potência instalada verificada no Brasil no mesmo período de 2021. Lembramos de que naquela época o segmento acabava de alcançar a marca de 7 GW, exatamente no mês de outubro.

> Leia mais: Até 2030 investimentos em energia renovável precisam dobrar

A energia solar dobrou sua potência instalada – mais economia e sustentabilidade

Hoje, o Brasil conta com mais de 1,34 milhão de sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede de distribuição convencional. E, juntos, esses equipamentos proporcionam sustentabilidade e economia para mais de 1,71 milhão de casas e prédios que aderiram a essa fonte limpa e sustentável.

E, como sempre tem acontecido, a classe que mais representa esse aumento é a residencial, com 6,7 GW. Na sequência, verificamos a comercial, com 4,1 GW, depois, a rural, com 1,9 GW e, finalmente, a industrial, com 948 MW. No total, a energia solar dobrou sua potência instalada e está presente em mais de 98,9% dos municípios brasileiros. Assim, temos 5.509 das 5.570 cidades abastecidas por energia solar em todos os estados brasileiros.

O ano de 2022 foi considerado o melhor da história do setor solar, que dobrou sua potência instalada. Apenas nesse ano, portanto, tivemos um pouco mais que 491,6 mil conexões acrescentadas com cerca de 4,68 GW de potência instalada. Esses números, portanto, superaram os do ano passado todo, que apresentou 442,8 mil sistemas instalados e potência de 4,41 GW.

A energia solar dobrou sua potência instalada – mais empregos e investimentos

Na última década, a adesão à energia solar acumulou mais R$ 104,3 bilhões em investimentos novos. Além disso, foram mais de 607 mil empregos gerados em todas as regiões do país. Esses dados foram disponibilizados pela ABSOLAR.

No mês de outubro do ano passado, o Brasil apresentava R$ 52,4 bilhões relativos a investimentos, além de 300 mil empregos criados por meio da fonte solar. Assim, apenas em um ano, a energia solar dobrou sua potência instalada, juntamente com a quantidade de empregos e investimentos acrescidos.

> Leia mais: O Brasil atinge 20 GW de capacidade em energia solar

A energia solar dobrou sua potência instalada e em breve será a segunda maior fonte geradora de energia

As fontes de energia renovável estão em plena expansão. E, segundo dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), entre janeiro e outubro deste ano, a solar já expandiu 44,4%. Isso significa um salto de 13,8 GW para 20 GW.

Apenas nos últimos 120 dias, o progresso no crescimento tem sido praticamente de 1 GW por mês. Esse resultado, portanto, coloca a fonte solar em terceiro lugar na matriz elétrica brasileira, e tende a ser a segunda maior fonte em breve.

Com isso, percebemos que o Brasil parece finalmente estar acordando para os benefícios da energia solar. Assim, sua expansão deve colocar a energia solar fotovoltaica como a segunda maior fonte de energia na matriz elétrica brasileira.

Seu caráter de sustentabilidade ajuda a diversificar o abastecimento de energia elétrica do país. Assim, também diminui a pressão sobre os recursos hídricos, além de reduzir o risco de mais aumentos na conta de luz dos consumidores.

Por que aderir à geração distribuída?

A importância das fontes renováveis aumenta a cada dia que passa. Com poucas chuvas em determinados locais, os reservatórios das hidrelétricas esvaziam-se constantemente. Isso força a ativação das usinas termelétricas, que acabam funcionando intensamente e encarecem muito a conta de luz. E ninguém quer ver esse tipo de medida se perpetuando, ainda mais agora que temos outras opções muito mais sustentáveis e baratas.

Assim, toda vez que o consumidor produz sua própria energia limpa, ele está automaticamente ajudando a solucionar esse problema. Isso quer dizer que menos termelétricas acionadas equivale a mais água economizada e conta de luz reduzida.

Redução de perdas durante a distribuição e a transmissão

Toda vez que a energia é gerada de forma centralizada, ela viaja quilômetros até chegar aos devidos centros de distribuição. Daí, a energia é enviada para diversos outros pontos, até chegar ao destino. E isso resulta em algumas consequências. A primeira são os altos gastos com a construção de linhas de distribuição. A segunda, são as perdas durante o processo de transmissão, que gera desperdícios durante o trajeto.

Assim, a geração distribuída colabora com a diminuição significativa dessas perdas, já que a maior parte do que se gera é consumido no próprio local. Esse fato aumenta a eficiência e evita desperdícios, além de eliminar os custos com obras de transmissão.

> Leia mais: Solar será a segunda maior fonte de energia do país

Oportunidades para diversos profissionais

As energias renováveis em alta e essa transição sinaliza uma necessidade de que empresas do setor projetem, instalem e operem, mantendo sistemas de energia complexos. Dessa forma, não faltarão oportunidades de trabalho, especialmente para engenheiros, assim como para geólogos, físicos e químicos.

Esse momento de expansão promete durar algumas décadas. E, para quem quiser aproveitar o momento, já existem opções de cursos superiores de Engenharia em Energias Renováveis. Grande parte deles está concentrada no Nordeste, uma região repleta de parques eólicos e usinas solares, devido aos ventos da região e da grande incidência de energia solar.

Aproveite, conheça mais sobre energia solar e comece agora mesmo a traçar o seu plano de ação para aderir a essa fonte renovável. Para tanto, acesse o site da Aldo Solar e confira os produtos.

dobrou sua potência instalada

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating