fbpx
Home Energia Solar Quer mudar de carreira? Que tal trabalhar com energia solar?

Quer mudar de carreira? Que tal trabalhar com energia solar?

por Alessandra Neris
Tempo de leitura: 9 Minutos

A cada dia, mais pessoas desistem de suas profissões após um longo período de atuação na área que escolheram com tanto cuidado. Muitas vezes, já alcançaram a independência financeira, mas não encontraram satisfação pessoal com sua escolha. É nessa hora que elas percebem o quanto estão distantes de seus objetivos profissionais, e decidem que o melhor a fazer é trocar de atividade. E, para quem está antenado com as inovações do mercado, trabalhar com energia solar já é uma das melhores alternativas para o momento.

A hora de mudar é agora, mas você já parou para refletir sobre os principais motivos que levam profissionais competentes a mudar de carreira? Continue com a gente e descubra agora mesmo os benefícios de se trabalhar com energia solar!

> Leia mais: Consumidor bate recorde em produção de energia solar

Hora de mudar e trabalhar com energia solar

Muita gente escolhe a “profissão dos sonhos” usando como porta de entrada um curso universitário. No entanto, quando a faculdade termina e a realidade bate à porta, as coisas mudam. A rotina, os problemas, o desencanto e muitos outros fatores aniquilam facilmente o sonho juvenil do emprego perfeito. E isso tudo pode afetar até mesmo a vida pessoal.

Esse motivo é um dos mais recorrentes e faz com que profissionais até muito gabaritados no que fazem, abandonem a profissão. O passo seguinte, geralmente, é empreender ou apostar em um antigo sonho que a pessoa não acreditava ser possível realizar. Contudo, existem saídas práticas e inovadoras, como trabalhar com energia solar. Já pensou nisso?

Falta de oportunidade

Alguns profissionais podem gostar muito de suas atividades e se adaptam muito bem à empresa onde trabalham. Entretanto, com o tempo, notam que não há oportunidade de crescimento possível onde estão, ou seja, já chegaram no auge. Para muitos, isso é frustrante e desencadeia o desejo de mudanças.

Trabalhar com energia solar: mais autonomia

A inexistência de autonomia é um motivo importante para aquele profissional que aprecia mais independência em suas decisões de trabalho. Muitas vezes, a remuneração é boa, o trabalho é satisfatório, mas a possibilidade de tomar iniciativas é sempre desencorajada.

Essa é uma situação que causa muita frustração, uma vez que impede o colaborador de planejar sua própria rotina e explorar o melhor de suas competências. E, como não consegue se contentar com isso, começa a buscar novos horizontes que, nesse caso, pode ser o empreendedorismo. É mais uma situação que pode abrir portas para trabalhar com energia solar.

> Miniusinas de geração de energia solar nas escolas públicas

Renda

A remuneração é um dos grandes motivos que influenciam constantemente na decisão de transição de carreira. Estudar por anos, depois passar a se dedicar o dia todo ao trabalho, normalmente extenuante, se sacrificando de diversas formas exige um salário digno, no mínimo.

A grande maioria das pessoas sonha em prosperar por meio do que trabalho que executam. Portanto, não é raro vermos funcionários de empresas desistindo de suas funções para galgar novas oportunidades de carreira para ganhar melhor. E quando mudar?

Existe hora certa para a mudança?

É importante frisar que não há um momento ideal para fazer uma transição de carreira, isso é muito relativo. Muita gente espera a hora perfeita e acaba adiando muito e perdendo ótimas oportunidades.

Por outro lado, a precipitação também é uma péssima ideia e pode levar a sérias consequências. Por isso, o mais aconselhável é manter clareza dos motivos que estão levando você a querer trocar de profissão. Depois, procure saber onde pretende chegar com a sua nova atividade.

Identifique os desafios

E o que é essencial para definir o melhor momento para fazer essa mudança? Além de saber qual é o melhor momento para mudar de profissão, existem, também, desafios que precisam ser enfrentados. Descubra, então, quais são eles!

Determinar qual direção tomar

Uma das grandes dificuldades nesse processo é saber para onde ir. Então, para quem está há bastante tempo em uma mesma atividade, pode ser desafiador pensar em como se inserir no mercado novamente. Para resolver essa questão, procure ter um foco bem definido. É aqui que entra a necessidade de ter clareza sobre os objetivos a serem alcançados.

> Mundo precisa acelerar o avanço da energia solar para atingir metas

Dificuldade para se readequar ao mercado

Esse é um grande obstáculo para a maioria das pessoas que decidem mudar de carreira: não sabem por onde começar a se reinserir no mercado. Isso é comum, principalmente se considerarmos a chegada contínua de novos profissionais no mercado todos os dias.

Eles chegam cheios de sonhos e de energia, o que pode intimidar quem está recomeçando. São mais atualizados com as novas tecnologias e canais de comunicação, e na hora de buscar uma vaga, acabam encontrando mais facilmente. Se você quer enfrentar esse cenário, considere a busca de atualizações a fim de se capacitar de igual pra igual com seus concorrentes atuais.

> Expectativas para o mercado de energia solar em 2022 segundo a Aldo Solar

Frustração e falta de motivação

A desmotivação e a frustração podem, muitas vezes, estar entre os maiores desafios. Eles decorrem de emoções e sentimentos da própria pessoa que pretende mudar de atividade. O processo de mudança de carreira pode acarretar dificuldades que minam as forças de quem toma essa decisão. Sendo assim, é fundamental estar ciente da necessidade de ser mais forte que a vontade de desistir e retornar ao antigo status.

Falta de experiência na nova atividade

Esse é um obstáculo comum a ser enfrentado quando se muda de profissão, afinal, você tinha expertise em outra função e deverá se capacitar para a nova atividade, que pode ser trabalhar com energia solar. Por que não? A tarefa de se capacitar pode não ser fácil, mas é perfeitamente possível, afinal, muita gente tem feito isso.

Sendo assim, procure desenvolver conhecimento e competências relativas ao que você deseja desempenhar. Na realidade, isso é imprescindível para disputar uma vaga no mercado. A mesma estratégia é válida para quem deseja empreender.

Questões financeiras

Um dos maiores entraves para quem muda de profissão é de ordem material e envolve dinheiro. Isso porque, para muitos, é preciso reduzir o grau de dedicação ao emprego atual para voltar-se para a nova empreitada.

Assim, uma das providências fundamentais nesse processo é um bom planejamento financeiro, o que não significa deixar de correr algum risco. Afinal, você está mudando de profissão e de vida. No entanto, saiba quais são os riscos e como poderá resolver eventuais problemas financeiros até se reerguer.

Zona de conforto

Ceder à zona de conforto é sempre muito tentador, afinal, ela não oferece perigo, pelo menos, não muitos. E, isso pode ser uma cilada para quem sonha com algo mais empolgante e que garanta realização.

Portanto, não se deixe levar por uma promoção ou um pequeno aumento de salário e supere esse desafio. Lembre-se do que realmente importa: a realização de um sonho. Lembre-se, também, do que sempre faz você se sentir infeliz no atual trabalho e se concentre nas vantagens de transformar a sua vida.

> Brasil gera milhares de empregos em energia solar e Aldo tem vagas abertas

Preparando-se para a grande mudança

Depois de enfrentar e superar os desafios, chega a tão sonhada hora de colocar em prática o processo de mudança de carreira. E o que fazer? Confira a seguir:

Aposte em autoconhecimento

Conhecer-se é fundamental para qualquer tipo de mudança. A mesma medida se aplica nas profissões. Portanto, você precisa saber que tipo de profissional é, que atividades gosta, seus objetivos de carreira, aonde quer chegar, suas habilidades e até as limitações. Identifique, principalmente, o que está por trás da sua decisão.

Planeje-se de forma estruturada

Definidos os objetivos, é hora de planejar a mudança propriamente dita, traçando um trajeto de onde você está até onde quer chegar. Feito isso, desenhe o passo a passo do caminho a ser percorrido para alcançar os seus sonhos e seja bastante detalhista.

Inclua todas as etapas de sua capacitação, as datas de início e fim e tempo de dedicação a cada investimento feito. Planeje-se financeiramente, lembrando das metas e dos indicadores pessoais a fim de identificar a evolução conquistada.

Frequente eventos da nova área

Uma ótima maneira de se familiarizar com a nova área onde você atuará é frequentando eventos relacionados. Você pode, então, procurar por workshops, palestras, feiras e outras atividades, dependendo da atividade escolhida.

Acompanhe, ainda, as novidades pertinentes à área de atuação e interaja por meio das redes sociais para fazer contatos e se aprofundar no assunto. Ao procurar inserir-se no meio, você pode encontrar oportunidades que ajudam na transição da carreira. E, quem sabe, até uma colocação para vaga de estágio ou trainee.

>  Intersolar: energia positiva iluminando o novo normal

Troque informações com quem já passou pela mesma situação

Conforme já dissemos, muita gente tem mudado de carreira, portanto, é muito provável que alguém do teu círculo social já tenha feito o mesmo. Então, essas pessoas podem contar suas experiências e fornecer dicas de como fazer essa transição da melhor forma.

Analise o mercado de trabalho

Ao entrar em um novo mercado de trabalho, você precisará entender quais são suas regras e sua dinâmica. Pode ser que haja semelhanças ou muitas diferenças entre ambas as áreas de atuação. Sendo assim, pesquise bem esse mercado para garantir o máximo de segurança durante e depois da mudança. Uma boa estratégia para isso é procurar saber quem são as marcas do setor escolhido e como elas atuam.

Para quem pretende abrir seu próprio negócio, a pesquisa exige ainda mais empenho, já que será necessário mapear a concorrência, identificar oportunidades e o público de interesse. Nesse sentido, vale pensar em um bom diferencial competitivo para chegar mais perto do sucesso.

Trabalhar com energia solar fotovoltaica

Estamos falando de um setor altamente inovador, que veio para ajudar imensamente no processo de transição energética. No setor de energia solar, você terá muitas oportunidades de atuar em um mercado que está crescendo rapidamente no Brasil. Diante da atual necessidade de investir em energia limpa e renovável, a solar é a melhor opção, já que o sol é uma fonte sustentável e inesgotável.

Trata-se de uma ótima opção para residências, indústrias e para o comércio. Além disso, sua lucratividade é alta e a concorrência no mercado ainda é baixa, portanto, pode ser o caminho que muitos buscam para uma transição de carreira.

Seja um revendedor Aldo Solar

Que tal se tornar uma revenda ALDO e trabalhar com energia solar fotovoltaica?  Mais de 10 mil empresas dos setores de energia solar e informática já fazem parte do grupo de revendas da ALDO, e esse número não para de crescer.

Isso porque a Aldo acredita que programas de relacionamento devem oferecer muito mais do que apenas prêmios e descontos.  Assim, suas ações são alicerçadas em relações comerciais sólidas e baseadas em políticas de negócios de longo prazo.

Questões que envolvem conscientização ambiental vêm tendo muita visibilidade, e a energia solar conquista cada vez mais um merecido espaço nesse cenário. Com isso, ser um revendedor ou instalador fotovoltaico é uma ideia promissora.

Como se tornar uma revenda Aldo e trabalhar com energia solar?

Para se tornar uma revenda ALDO o cliente precisa ter um CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) ativo, com um CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas). Isso especifica o ramo de atividade para atuação no mercado de informática e/ou energia solar. Ou seja, a atividade da empresa precisa se enquadrar na revenda/comercialização, industrialização, e/ou instalação/prestação de serviços dos produtos distribuídos pela ALDO.

Basicamente é necessário apenas ter empresa legalmente ativa, com atuação correspondente a da ALDO.

A energia positiva que vem do sol

Por fim, conheça mais sobre energia solar e comece agora mesmo a traçar o seu plano de ação para aderir a essa fonte renovável. Por isso, acesse o site da Aldo Solar e confira os produtos.

Caso prefira, entre em contato com nossa equipe de vendas e saiba mais sobre o nosso programa de Aldo Crazy Venda Direta.

Se for consumidor final, acesse a CALCULADORA ALDO SOLAR, faça uma simulação do produto e agende uma visita técnica que um revendedor da Aldo irá atendê-lo!

trabalhar com energia solar

Além disso, conheça nossas ações voltadas à sustentabilidade.  Acompanhe também todas as novidades da Aldo em outros canais como Twitter,FacebookLinkedInInstagram. Fique ligado também em nosso canal no Youtube!

> Saiba mais: Como se tornar uma revenda Aldo Solar!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this