fbpx
Início » Já são 1,48 mil sistemas FV instalados por dia no primeiro semestre

Já são 1,48 mil sistemas FV instalados por dia no primeiro semestre

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

A adesão à energia solar é uma realidade cada dia mais presente. O primeiro semestre de 2022 já registrou 1,48 mil sistemas FV instalados por dia no Brasil!

Esse número pertence a sistemas de imóveis residenciais, industriais, comerciais e rurais e os relativos ao Poder Público. Essas informações estão de acordo, com dados fornecidos pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Dessa forma, esse número ultrapassa mais de 35% o volume de 172,4 mil sistemas fotovoltaicos instalado no Brasil no segmento de geração distribuída em 2021. Isso no mesmo período, isto é, entre janeiro de junho do ano passado.

> Leia mais: O Brasil comemora 10 anos de Geração Distribuída

Com os 1,48 mil sistemas FV instalados por dia no Brasil, listamos os três Estados que apresentaram o maior número de instalações fotovoltaicas no país. O primeiro foi São Paulo, com 53.978 mil sistemas. Depois, vem Minas Gerais, com 37.673 mil e, por último, o Rio Grande do Sul, com 37.024 mil.

Assim, juntos, os três Estados somaram quase metade de todas as conexões feitas no período apontado.

Alta procura pelos consumidores residenciais

A alta procura por geradores fotovoltaicos pelos consumidores residenciais foi outro ponto observado. Sozinhos, eles responderam por mais de 82% das instalações contabilizadas nos primeiros seis meses de 2022.

Assim, no total, foram mais de 220,4 mil sistemas contabilizados em oposição a 137,8 mil no mesmo período de 2021. E, o primeiro semestre de 2022 registrou 1,48 mil sistemas FV instalados por dia no país.

Há alguns motivos que explicam o aumento mais intenso da procura por sistemas solares fotovoltaicos no país, principalmente em imóveis residenciais. São eles: a popularização desta tecnologia e a conta de energia cada vez mais alta. Além disso, existe o receio de alguns consumidores em razão das novas regras de compensação da geração distribuída.

Com todos os dilemas que o país está acontecendo, as pessoas tendem a conhecer e querer cada vez mais adotar a energia solar.

> Leia mais: Você conhece as diferenças entre minigeração e microgeração distribuída?

Ao mesmo tempo que registramos 1,48 mil sistemas FV instalados por dia nos telhados brasileiros, a Growatt já vem se destacando no mercado e ocupa a 1ª posição entre os fornecedores de inversores residenciais ao redor do mundo. Assim, segundo o último relatório PV Inverter Market Tracker da IHS Markit, sua participação de mercado, em 2020, foi de 16,6%.

As vantagens competitivas da Growatt para geração distribuída, principalmente residencial, são muito fortes em relação às demais marcas. Isso porque as soluções e os produtos da marca são altamente confiáveis e populares em mercados de energia solar maduros como a Austrália e a Europa. Isso também se aplica aos mercados emergentes, como o Brasil.

A geração distribuída cresceu de mais de 70%

Com esse crescimento, a energia solar já acumulou mais de R$ 52 bilhões em investimentos novos. Assim, segundo a ABSOLAR, tivemos a geração de mais de 300 mil empregos acumulados neste período, em todo o Brasil.

Então, de acordo com a entidade, em 2022, o país tende a ter o melhor ano da história da energia solar fotovoltaica, até agora. No primeiro semestre de 2022, registramos, então, 1,48 mil sistemas FV instalados por dia nos telhados brasileiros.

Dessa forma, a geração própria de energia solar continuará aumentando significativamente, devendo praticamente dobrar sua potência operacional instalada. E isso deve acontecer por influência das altas nas tarifas de energia elétrica, fixadas acima da inflação, além da publicação da Lei nº 14.300.

Protagonismo da GD no Brasil

Com o número de adeptos da energia solar aumentando, o Ministério de Minas e Energia reconheceu o protagonismo da geração distribuída (GD) no Brasil. E, de acordo entidade, essa modalidade de produção de energia está gerando emprego e renda para a população.

Além disso, afirmou que o setor elétrico já é uma boa garantia para os investidores e que a GD conquista cada vez mais destaque pelo país afora.

O representante do governo disse, ainda, que isso é resultado do crescimento rápido, em mensagem transmitida por vídeo para a abertura do Encontro Nacional do Setor Elétrico (ENASE). Ressaltamos que esse é o maior evento político e regulatório do setor elétrico e foi realizado pelo Grupo Canal Energia By Informa Markets.

Mercado cresce com geração distribuída em alta

protagonismo da geração distribuída aumenta cada vez mais. Assim, a adesão à energia solar em pequenos terrenos e em telhados já ultrapassou 1 milhão de sistemas instalados pelos próprios consumidores brasileiros. Agora, já temos 1,48 mil sistemas FV instalados por dia no país, apenas no primeiro semestre de 2022.

Todos em empresas e residências, movimentando mais de R$ 54,4 bilhões em investimentos, além da criação de aproximadamente 320 mil empregos só nos últimos dez anos. São dados disponibilizados pela Associação Brasileira de Energia solar (Absolar).

> Leia mais: Entenda os benefícios da geração distribuída solar no Brasil

Oportunidade ao consumidor e segurança ao setor solar

Marco Legal trouxe mais benefícios ao consumidor. Com as novas necessidades apontando no horizonte, o mercado fotovoltaico se fortalece e se torna cada dia mais promissor.

Isso é especialmente válido para os segmentos residencial e empresarial, nos quais os consumidores têm investido mais em modelos de geração de energia renovável, limpa e acessível.

Então, para impulsionar ainda mais a ampliação desse mercado, democratizando a adoção da energia solar, em janeiro deste ano, foi publicada a Lei nº 14.300/2022.

Esse acontecimento definiu o marco legal da GD. Mas, como esta lei pode incentivar o uso da energia solar beneficiando aqueles que já aderiram? Para chegar a uma conclusão, é preciso entender mais sobre os benefícios do marco legal.

Energia positiva é a que vem do sol

Quer conhecer mais sobre os geradores fotovoltaicos disponíveis na Aldo? Então, acesse o site da Aldo Solar e confira os produtos. Para dimensionar seu projeto, use a CALCULADORA ALDO SOLAR, faça uma simulação e conheça as opções de financiamento. Dessa forma, você recebe um orçamento de forma gratuita de um revendedor autorizado Aldo mais próximo.

Acompanhe também todas as novidades da Aldo em outros canais como Twitter, FacebookLinkedIn Instagram.  Fique ligado também em nosso canal no Youtube!

sistemas FV instalados por dia

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating