Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
93% dos adeptos da energia solar estão satisfeitos com seus geradores – Seja bem-vindo ao blog do maior distribuidor de energia solar do Brasil 93% dos adeptos da energia solar estão satisfeitos com seus geradores – Seja bem-vindo ao blog do maior distribuidor de energia solar do Brasil
Início » 93% dos adeptos da energia solar estão satisfeitos com seus geradores

93% dos adeptos da energia solar estão satisfeitos com seus geradores

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

A necessidade de buscar fontes renováveis de energia elétrica está mobilizando a população brasileira. Muitos já instalaram seus sistemas fotovoltaicos. E, segundo estudo da Greener, 93% dos adeptos da energia solar estão satisfeitos com o investimento que fizeram nessa tecnologia. Em contrapartida, somente 7% se mostraram insatisfeitos ou não se manifestaram.

Os adeptos da energia solar estão satisfeitos e recomendariam

No total, o levantamento realizado pela agência de pesquisa foi capaz de mapear o perfil de mil usuários, ao longo de 2021. Destes entrevistados, 97% afirmaram que recomendariam esse investimento a um amigo, alertando apenas quanto ao valor, que consideram alto.

E, ainda, destacariam a necessidade de procurar por uma empresa especializada para fornecer o devido suporte técnico a todo o processo de instalação.

> Leia mais: Até 2026 o uso de fontes renováveis pode crescer 60%

93% dos adeptos da energia solar estão satisfeitos, e quanto aos 7% restantes?

93% dos adeptos da energia solar estão satisfeitos com seus sistemas, mas, há os 7% dos entrevistados que não viram vantagens em instalar equipamentos fotovoltaicos.

Uma das razões para a insatisfação, verificadas pelo estudo, pode estar na falta de alinhamento entre a expectativa de retorno financeiro gerada e a entrega. Isso quer dizer que o consumidor pode ter criado a expectativa de gerar determinada quantidade de energia e verificou que o resultado ficou abaixo do prometido.

Expectativas ou falhas na comunicação?

Outra hipótese pode ter sido uma falha de comunicação. Assim, no momento de alertar o consumidor sobre um aumento drástico do consumo de energia, deve ser alertado, também, sobre o aumento do payback.

Por isso, um eventual atendimento deficitário, existe a possibilidade de ter ocorrido falhas durante a montagem dos projetos fotovoltaicos. No entanto, a diferença é grande e 93% dos adeptos da energia solar estão satisfeitos com seus geradores.

Mas final, o que é Payback?

O payback, ou retorno em tradução livre ao português, é um cálculo que mostra em quanto tempo os lucros de um investimento cobrirão o valor aplicado.

Assim, no caso do payback para energia solar, é o período necessário para que o custo de instalação se pague e comece a “dar lucro”. Por isso, esse cálculo deve levar em conta o investimento total realizado e a geração média mensal do sistema fotovoltaico.

A economia na conta de energia já no primeiro mês de instalação é um bom indicativo do quanto o sistema fotovoltaico é rentável. Além disso, um gerador de energia solar pode render uma economia de até 95% na conta de luz. A estimativa também mostra que o tempo de retorno de um sistema residencial de energia solar em geração distribuída é de até quatro anos.

O varejo é o segmento que mais instala sistemas fotovoltaicos

Além de consultar o nível de satisfação dos consumidores, cujo resultado mostra que 93% dos adeptos da energia solar estão satisfeitos, o estudo da Greener identificou outros dados. Assim, entre as empresas, o segmento de varejo é o que mais procura por sistemas fotovoltaicos no Brasil e concentra 41% dos adeptos.

Deste percentual, destacam-se os supermercados, com 29% e os postos de combustíveis, com 11% dos consumidores. Já, no ramo de serviços, é o setor de alojamento, como hotéis, que acumula 17% dos sistemas instalados. Na sequência, temos os serviços de saúde, com 12%.

> Leia mais: Capital paulista triplicou as instalações de sistemas fotovoltaicos em 2021

Qual o porte das empresas cujos adeptos da energia solar estão satisfeitos?

Em relação ao porte das empresas adeptas de sistemas fotovoltaicos, o estudo revelou que as micro e as pequenas encabeçam o uso da fonte solar no país. Isso em termos de unidades instaladas.

Se somarmos os dois grupos, a representatividade fica em 73% dos consumidores entrevistados, que têm seus sistemas conectados à rede de distribuição de energia.

Energia solar é o melhor investimento em longo prazo

De acordo com o estudo da Greener, 93% dos adeptos da energia solar estão satisfeitos e isso demonstra o sucesso deste empreendimento em longo prazo. Hoje em dia, muitas financeiras estão trabalhando com incentivos para energia limpa.

Dessa forma, você pode financiar um projeto fotovoltaico com juros mais baixos que de outros tipos de investimentos. As vantagens são melhores até que comprar veículos, imóveis ou fazer empréstimos pessoais.

Assim, esse tipo de investimento é muito compensador se colocarmos na ponta do lápis os incentivos para parcelamento. Some-se a isso a conta de luz, que pode reduzir até 90% e a durabilidade do sistema. Por esse e outros motivos 93% dos adeptos da energia solar estão satisfeitos com seus projetos fotovoltaicos.

Coerência no projeto escolhido

Um detalhe muito importante na hora de instalar um sistema solar é ficar alerta sobre o real gasto de energia da sua propriedade. Isso evita decepções no momento de contratar, como os casos de insatisfação dos quais falamos acima.

gerador de energia solar escolhido deve ser equiparado ao seu gasto de energia atual, portanto, não pode ter uma capacidade inferior. Isso porque, para economizar energia de verdade, você deve alinhar o seu gasto com o aparelho instalado.  Caso contrário, você terá de ampliar o sistema, gastando mais, ou pagará mais na conta de energia convencional.

> Leia mais: Como calcular o tamanho de um projeto fotovoltaico?

Equipamentos fotovoltaicos valorizam o imóvel

Agora que 93% dos adeptos da energia solar estão satisfeitos, outra vantagem é a valorização do imóvel. Cada vez mais os avaliadores de imóveis estão levando em consideração as instalações solares, já que há uma valorização da residência no momento da venda.

E, à medida que os compradores tenham mais conhecimento sobre a energia solar, a procura por imóveis equipados com placas solares tende a aumentar. Como podemos observar, a energia solar é um ótimo investimento.

Financiar é uma boa alternativa

De qualquer modo, financiar é sempre uma boa ideia, aliás, é um ótimo investimento em longo prazo e facilita muito a aquisição de um sistema solar. Além disso, agora você já sabe que 93% dos adeptos da energia solar estão satisfeitos com seus sistemas. 

Lembrando que o sistema tem uma vida útil de pelo menos 25 anos. Sendo assim, esse dado torna o investimento uma alternativa importante para redução de despesas, uma vez que a produção se torna autossuficiente.

Além disso, o Brasil é um país com enorme potencial para geração solar, já que tem um dos maiores índices de insolação do mundo.

A força que vem do sol

Por fim, agora que você já sabe que 93% dos adeptos da energia solar estão satisfeitos, conheça mais sobre energia solar. Por isso, acesse o site da Aldo Solar e confira os produtos.

adeptos da energia solar estão satisfeitos

Caso prefira, entre em contato com nossa equipe de vendas. Se for consumidor final, acesse a CALCULADORA ALDO SOLAR, faça uma simulação do produto e agende uma visita técnica que um revendedor da Aldo irá atendê-lo. Confira também as opções de financiamento da Aldo Solar com a Caixa Econômica Federal!

> Leia também: Como se tornar uma revenda Aldo Solar!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating