Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Reduzir o consumo de energia na sua casa? Saiba mais em aqui Reduzir o consumo de energia na sua casa? Saiba mais em aqui
Início » Como reduzir o consumo de energia na sua casa?

Como reduzir o consumo de energia na sua casa?

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Hoje, todos nós dependemos muito mais de energia elétrica que há apenas 5 décadas atrás. Usamos produtos eletrônicos e elétricos dos mais variados tipos, como smartphones, ar-condicionado, eletrodomésticos e uma infinidade de outras coisas que só funcionam com eletricidade. Com o preço da energia nas alturas, como reduzir o consumo de energia e continuar com o mesmo conforto?

As últimas crises nos mostraram que precisamos reduzir o consumo de energia, por questão de economia. Mas, isso também é importante para prolongar os recursos não renováveis. Sendo assim, engenheiros e cientistas procuram meios mais eficientes de usar fontes renováveis.00

Hoje, ainda contamos com pouco abastecimento de energia proveniente de fontes renováveis, como biocombustíveis, biogás, energia eólica, solar e geotérmica. Além disso, uma parte da energia que usamos é desperdiçada, mas pequenas ações podem ajudar a economizar esse bem tão importante. Quer saber como reduzir o consumo de energia? Fique com a gente e saiba mais!

> Leia mais: Geração de energia solar como investimento

Use lâmpadas econômicas

Embora sejam mais caras que as demais, as lâmpadas LED são muito mais econômicas e duram mais. Elas precisam de 25% menos de energia que a iluminação fluorescente e 80% menos que a luz incandescente, produzindo a mesma luz. Dessa forma, o seu investimento pode ser recuperado em pouco tempo.

Prefira aparelhos com o selo Procel para reduzir o consumo de energia

Se possível, prefira eletrônicos e eletrodomésticos que contenham o selo PROCEL. De acordo com o Inmetro, aparelhos que apresentam tal selo, contam com um desempenho melhor em relação ao consumo de energia.

É interessante entender que o PROCEL é um programa do governo federal associado ao Ministério de Minas e Energia. Seu objetivo é incentivar a racionalização da produção e do consumo de energia elétrica.

Com isso, é possível eliminar os desperdícios e reduzir os custos e os investimentos setoriais. Assim, quando se procura uma forma de reduzir o consumo de energia, uma das alternativas é apostar em aparelhos mais eficientes.

Cálculos feitos por técnicos do Inmetro concluíram um fato curioso. Caso as 65 milhões de residências brasileiras trocassem uma geladeira da categoria B por uma A, com a mesma capacidade, isso equivaleria a poupar toda a energia consumida em duas cidades como Salvador – BA. A capital da Bahia tem 3 milhões de habitantes e apresenta o terceiro maior consumo residencial do país.

Reduzir o consumo de energia: desconecte os aparelhos da tomada

De acordo com o IDEC (Instituto de Defesa do Consumidor), ainda que desligados, os aparelhos mantidos em stand-by consomem cerca de 15% da energia usada quando estão ligados dessa forma. Uma alternativa mais simples é conectar eletrodomésticos a uma régua de energia. Assim, sempre que nada estiver sendo usado, basta desligar a régua.

> Leia mais: Até 2030 investimentos em energia renovável precisam dobrar

Aproveite ao máximo a ventilação natural

Para reduzir o consumo de energia, procure evitar o excesso de uso de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado, uma vez que eles consomem muita energia. E esse último é um dos grandes vilões da conta de energia, ao lado do chuveiro elétrico.

Nos dias mais quentes, lidar com o calor pode ser muito difícil, principalmente se as janelas estiverem fechadas. No entanto, a ventilação natural pode ser muito eficiente em determinadas habitações. Portanto, se a sua casa favorece uma boa corrente de ar, procure desligar os aparelhos durante a noite, quando as temperaturas estão mais amigáveis.

Vale lembrar, ainda, que o aparelho de ar-condicionado deve ser usado apenas em ambientes fechados, incluindo portas e janelas para não haver consumo maior que o normal. Isso pode onerar a conta de luz ainda mais.

> Ar-condicionado movido a energia solar: mito ou verdade?

Aposte em energia solar fotovoltaica

Contudo, quem pretende reduzir o consumo de energia, pode simplesmente economizar reduzindo apenas o valor da conta de luz. Isso é possível fazendo-se um investimento em energia solar fotovoltaica. Ao adquirir um equipamento de energia solar, você pode gerar energia elétrica por meio da luz solar e diminuir drasticamente a necessidade de usar o fornecimento da concessionária local.

Para tanto, basta adquirir o seu kit de energia solar, composto por placas, inversores e até baterias, dependendo da sua escolha. Ao fazer uma instalação adequada, o sistema pode abastecer qualquer estabelecimento e até eliminar o consumo fornecido pela concessionária. Com isso, você reduz o valor da sua conta e alcança autonomia energética. A energia solar fotovoltaica permite, ainda, que você aposte em energia totalmente limpa e sustentável, favorecendo a sustentabilidade.

Entender como reduzir o consumo de energia elétrica é vantajoso para o seu bolso e para o meio ambiente. Isso porque a energia que recebemos e consumimos das concessionárias não são originárias de fontes renováveis. Isso significa que o meio ambiente pode sofrer prejuízos. Além do mais, quando nos referimos a empresas, a redução no consumo é o mesmo que diminuir custos, potencializando os lucros. Por isso, seguir as dicas apontadas neste post é uma boa pedida, mas, melhor que isso é aderir à energia solar fotovoltaica.

> Leia mais: Qual o maior desafio na área de energias renováveis?

Com a capacidade de energia solar no Brasil e no mundo aumentando cada dia mais, você já pode planejar o seu projeto. Para isso, acesse o site da Aldo Solar e confira nossas informações e produtos.

Agora que você já sabe como reduzir o consumo de energia na sua casa, você já pode planejar o seu projeto. Para isso, acesse o site da Aldo Solar e confira nossas informações e produtos.

Você já sabe que o mercado oferece linhas de financiamento específicas para a adesão às energias renováveis. Alguns exemplos de instituições são o Santander e a Sol Agora, que como a Aldo, faz parte do portfólio da Brookfield.

reduzir o consumo de energia

Acompanhe também todas as novidades da Aldo em outros canais como Twitter, FacebookLinkedIn e Instagram. Fique ligado também em nosso canal no Youtube!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating