Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Transformador de energia e sua importância na energia solar Transformador de energia e sua importância na energia solar
Início » Transformador de energia e sua importância em um sistema fotovoltaico

Transformador de energia e sua importância em um sistema fotovoltaico

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Sabemos que existem diversas opções de transformador de energia no mercado. Considerando sua função para a tensão ou corrente elétrica, esse é um equipamento indispensável para indústrias, residências e empresas em geral. Mas o que é um transformador de energia, afinal?

É, basicamente, um dispositivo com a função de reduzir ou aumentar a tensão elétrica de sistemas. Dessa forma, ele consegue equilibrar os níveis de energia usados nos aparelhos. Podemos exemplificar com um maquinário de uma indústria que precisa ser alimentado por tensão 110V, mas só dispõe de tomadas de 220V.

Sendo assim, o transformador de energia reduzirá a tensão elétrica para não sobrecarregar o aparelho. O contrário também pode ocorrer sempre que é necessário aumentar a tensão. Assim, podemos entender que os transformadores de energia são capazes de garantir mais proteção para diversos sistemas.

> Leia mais: Voltagem no Brasil: por que não existe um padrão nacional?

Como funciona um transformador de energia?

Conforme já dissemos, esse dispositivo é usado para reduzir ou aumentar tensões e correntes elétricas nos circuitos de consumo. Dessa maneira, ele mantém a potência transmitida sempre constante. Então, se um transformador de energia diminuir a corrente elétrica na entrada, aumentará a de saída automaticamente e vice-versa.

Um transformador de energia só pode funcionar em redes elétricas de corrente alternada. Nelas, os circuitos estão expostos a campos magnéticos variáveis e o equipamento é formado, basicamente, por um núcleo e duas bobinas. Geralmente são de cobre e isolados por uma camada de verniz sintético, enrolados ao seu redor.

Simplificadamente, podemos dizer que as bobinas funcionam como entrada e saída da tensão elétrica. Assim, quando uma recebe energia com corrente elétrica alternada, uma tensão é induzida na outra. Já, o núcleo acopla as duas bobinas e facilita todo o processo. Existem, também, acessórios complementares que compõem o equipamento, ou seja, o painel de controle e o acionador.

Nas residências, são usados valores de tensão baixos por uma questão de segurança. É por isso que os transformadores nos postes de rua são sempre grandes. Já, nas empresas, um transformador de energia é útil para converter eletricidade de corrente alternada.

De acordo com a necessidade de cada usuário, é possível optar por um transformador a seco ou por um autotransformador. Além disso, um transformador ajuda a evitar maiores investimentos em infraestrutura dentro das empresas. Soluciona, ainda, problemas relativos a tensões de maneira mais ágil.

> Diferença entre corrente contínua e corrente alternada

Qual é a diferença entre conversor de energia e transformador de energia?

É muito importante saber distinguir os dois tipos de equipamento, afinal, quando você se dirigir a um fabricante de transformador de energia, o que deverá ser solicitado? Um trafo ou um conversor?

Primeiramente, é importante saber o que é um transformador ou Trafo. Os transformadores monofásicos ou trifásicos são dispositivos com entradas de tensões CA senoidal. Isso significa que eles têm entrada CC e, por isso, não podem operar em correntes contínuas.

> Leia mais: Saiba como proteger eletrônicos da oscilação de energia

Já, o conversor de energia elétrica tem mais dois componentes, como os indutores, semicondutores, capacitores e os próprios transformadores. Assim, podem ser usados em tensão com entrada CC ou CA com a finalidade de convertê-los em CA ou CC, respectivamente. Nesse sentido, podemos entender que conversor e transformador são dois tipos de dispositivos de energia que servem para especificidades e aplicações distintas.

Energia solar fotovoltaica

Com as mudanças nas matrizes energéticas do mundo todo, uma das mais populares é a energia solar fotovoltaica. Seu sistema é composto por painéis que recebem os raios solares e reagem gerando energia elétrica.

Então, o inversor de frequência converte a tensão de corrente contínua em corrente alternada. É uma maneira de gerar energia com mais sustentabilidade e que ganha destaque por causar baixo ou nenhum impacto ambiental.

Ao optar pela geração de energia por meio de um equipamento fotovoltaico, você adquire diversas vantagens, como:

  • usufruir de energia limpa;
  • é uma fonte inesgotável de energia elétrica;
  • seu sistema modular pode ser alterado de acordo com a necessidade;
  • é um sistema silencioso e fácil de instalar;
  • tem baixa manutenção.

Sistema solar fotovoltaico e transformador de energia trifásico

Já sabemos que o sistema fotovoltaico é pautado no uso de painéis fotossensíveis capazes de transformar energia do sol em corrente elétrica. A potência gerada é enviada para um inversor que converte a energia para os padrões da rede de distribuição. Esta se compromete a abastecer a rede elétrica que chega ao consumidor. O uso do transformador isolador trifásico é comum nos estados brasileiros que distribuem energia trifásica ou 220V.

A utilização do transformador isolador trifásico é muito comum nos estados brasileiros que distribuem energia trifásica (220V), seja em seu território total ou apenas parcialmente.

Alguns dos locais que utilizam o equipamento, portanto, são:

  • Acre;
  • Amapá;
  • Amazonas;
  • Minas Gerais;
  • Pará;
  • Paraná;
  • São Paulo;
  • Bahia;
  • Espírito Santo;
  • Rondônia;
  • Rio de Janeiro;
  • Mato Grosso;
  • Mato Grosso do Sul.

Sempre que o inversor solar fotovoltaico trifásico 380V gerar energia em uma rede trifásica 220V, o uso do transformador é necessário para adequar a tensão. Portanto, o equipamento transforma a energia elétrica entre dois circuitos e eleva o nível de tensão da rede para 380V.

Dessa forma, o inversor produz corretamente e o contrário também ocorre. Quando o inversor injeta energia na rede, o transformador de energia reduz a tensão para 220V e adequa à rede local.

O projeto de um sistema de energia solar fotovoltaica, contudo, exige que se observe sempre as características da rede elétrica local. Dessa forma, torna-se possível antecipar a necessidade de usar transformadores. Isso ajuda a evitar problemas relativos à tensão elétrica.

> Leia mais: Conheça os novos inversores Gowatt trifásicos 220V da linha MAX

Como foi visto, o transformador é essencial para que os dispositivos elétricos — sejam eles residenciais, comerciais ou industriais — sejam utilizados com segurança e para que a rede elétrica esteja devidamente adaptada para distribuição. Para saber mais sobre esse equipamento, entre em contato com a equipe da Aldo Solar.

Conforme demonstramos, o transformador de energia é vital para garantir segurança durante o uso de dispositivos elétricos, seja nas residências, na indústria ou no comércio. O equipamento é essencial, também, para que a rede elétrica permaneça devidamente adaptada para distribuição de energia.

A adesão à energia solar cresce mais a cada dia. Você também já pode planejar o seu projeto. Para tanto, não deixe de conferir as opções de transformadores de energia que a Aldo Solar oferece!

E se você for uma revenda que busca credenciamento na Aldo Solar,  que tal se cadastrar agora? Aproveite e conheça as vantagens neste artigo!

Transformador de energia

Acompanhe também todas as novidades da Aldo em outros canais como Twitter, FacebookLinkedIn e Instagram. Fique ligado também em nosso canal no Youtube!

Transformador de energia

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating