Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Lista Tier 1 e a qualidade dos módulos fotovoltaicos Lista Tier 1 e a qualidade dos módulos fotovoltaicos
Início » Entenda a lista Tier 1 e a qualidade dos módulos fotovoltaicos

Entenda a lista Tier 1 e a qualidade dos módulos fotovoltaicos

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Tier 1 é uma classificação, como um “top 1” dentre a certificação utilizada por fabricantes de painéis fotovoltaicos. Porém, existe uma confusão sobre o que ela realmente significa: top 1 em quê? Qualidade? Durabilidade? Confiança? Por isso, entenda a lista Tier 1 e a qualidade dos módulos fotovoltaicos.

Uma coisa é certa: já são centenas de empresas no mundo fabricando módulos fotovoltaicos, e acompanhar as diferentes capacidades de produção e seus níveis de qualidade é desafiador. Para isso é preciso existir uma forma de destacar aqueles que melhor honram seus compromissos.

Nesse sentido, surgiu a lista Tier 1, criada pela BNEF (BloombergNEF). Hoje, você entenderá o que essa classificação destaca, quais os critérios para ser certificado Tier 1 e a importância de prestar atenção nesse ponto para garantir a qualidade do seu projeto de energia solar.

O que é a lista Tier 1 em energia solar?

Como adiantamos, a classificação Tier 1 foi desenvolvida pela Bloomberg New Energy Finance (BNEF). Seu objetivo é disponibilizar dados, análises e demais informações relevantes, contribuindo para que os melhores fabricantes sejam reconhecidos por suas boas práticas de fabricação e gestão.

Desse modo, a lista Tier 1 avalia a capacidade de cada empresa para ser aceita nos financiamentos de bancos e agentes financeiros.

Afinal, os bancos não escolheriam financiar uma empresa que não é capaz de se garantir financeiramente, não consegue arcar com a garantia do produto, ou não oferece qualidade e durabilidade ao cliente (pois isso também afeta o financeiro da empresa).

É um atestado de qualidade do módulo, ou não?

Acima de tudo, a Tier 1 atesta a alta confiança financeira da empresa fabricante. Ou seja, os bancos confiam que ela não quebrará, colocando em risco o empréstimo feito, e a experiência de seus clientes.

Dessa forma, a lista Tier 1 demonstra que a empresa presente na lista é confiável e consolidada. Contudo, a certificação não trata diretamente da qualidade do módulo, mas é impossível ser uma fabricante consolidada sem oferecer produtos bons e duráveis. Concorda?

> Leia também: Painel solar não é tudo igual: saiba escolher o melhor para seu projeto

Assim, ser classificado na lista Tier 1 significa:

  • Boa bancabilidade (confiabilidade ou boa chance de os projetos terem financiamento aprovado);
  • Honra aos termos de garantia e de suprimento;

O que torna um fabricante Tier 1?

Para que um fabricante entre para a lista Tier 1 é necessário que ele cumpra uma série de requisitos como:

  • Fabricar totalmente seus próprios módulos, isto é, não agregar células de terceiros em seus módulos. Isso acaba selecionando fabricantes com mais controle sobre sua produção e qualidade;
  • Ter fornecido módulos para 6 ou mais projetos acima de 1,5 MW, que tenham sido financiados nos últimos 2 anos por bancos que não sejam de desenvolvimento;
  • Não ter pedido concordata (falência) ou não estar em insolvência.

Empresas que fornecem uma quantidade menor com fabricação própria são classificadas como Tier 2. Enquanto isso, empresas com poucas informações sobre os módulos solares são classificadas como Tier 3.

Além disso, o financiamento dos bancos também precisa ser do tipo non-recourse (ou sem recurso), no qual o banco financiador toma como garantia de empréstimo algum ativo do cliente (um imóvel, o próprio empreendimento fotovoltaico etc.). Caso não haja o pagamento, valores extras além do ativo tomado não podem ser cobrados.

Tier 1 – Fabricantes “anti-calote”

Se o banco opta por ceder um empréstimo para um projeto contendo painéis de um fabricante que não honra suas garantias, ou que tem qualidade duvidosa, a produção da planta fotovoltaica será comprometida. Sem a lista Tier 1, o risco de calote aumenta, e o banco jamais se arriscará a perder dinheiro, ainda que tenha a opção da tomada de ativos.

É por isso que a análise interna de qualidade dos componentes e do projeto é rigorosa. Assim, mesmo que a lista Tier 1 não fale diretamente da qualidade do módulo, ela é sim um grande indicativo de que o fabricante é confiável e oferece bons produtos.

> Leia também: Entenda o que é uma célula fotovoltaica

O rigor é tanto que os bancos nem mesmo divulgam publicamente todos os critérios internos adotados para aceitarem um projeto fotovoltaico. Afinal, ninguém quer ficar no prejuízo.

E como avaliar a qualidade do módulo?

A própria BNEF recomenda que não se use a lista Tier 1 como medida de qualidade do módulo. O ideal é buscar a análise de empresas qualificadas para esse fim, como:

  • DNV GL;
  • TÜV Rheinland;
  • Clean Energy Associates;
  • Entre outras.

A DNV GL, em especial, é uma empresa norueguesa de certificação e análise de desempenho e qualidade para produtos de diversos setores. Ela é citada pela Bloomberg NEF pois produz relatórios anuais de qualidade de módulos fotovoltaicos.

Seus relatórios utilizam testes definidos nas normas IEC 61625, IEC 61730 e UL 7103. Os módulos que apresentam a menor degradação e o melhor desempenho nos testes recebem o selo DNV GL Top Performer.

Nem todos os fabricantes na lista Tier 1 estão também na lista da DNV GL, ou das outras certificadoras citadas. Portanto, uma empresa pode satisfazer os critérios da BNEF, e mesmo assim não ter produtos listados no grupo de módulos com melhor desempenho nos testes da DNV GL.

Ou seja, um módulo fotovoltaico Tier 1 deve sim ter boa qualidade, já que nenhum banco emprestaria dinheiro para um projeto arriscado. Ainda assim, estar na lista Tier 1 não significa que o módulo é um dos melhores, pois existem outras avaliações focadas na qualidade técnica do produto.

> Saiba mais: Por que escolher um distribuidor de energia solar com confiabilidade?

Afinal, como escolher?

Em conclusão, você pode ter a certeza de que a lista Tier 1 atesta qualidade e confiabilidade, pois demonstra que o fabricante tem uma boa política de garantia e boa estabilidade no mercado. Assim, ele é capaz de suprir grandes projetos sem quebrar.

Entretanto, Tier 1 não significa um módulo fotovoltaico de qualidade superior, pois avalia principalmente a saúde financeira do fabricante, e não sua qualidade técnica. Assim, é preciso buscar também uma aprovação das empresas listadas no tópico anterior, que avaliam profundamente o aspecto técnico dos produtos.

Algumas fabricantes podem estar na lista Tier 1 e também estarem presentes na lista de módulos de melhor desempenho da DNV GL. É o caso da Jinko Solar, maior fabricante de painéis solares do mundo, com sede em Xangai, na China.

A Jinko Solar é reconhecida como Top Performer no PV Module Reliability Scorecard 2022. A publicação é feita anualmente pela PV Evolution Labs (PVEL). Assim, é considerada uma das duas únicas fabricantes a receber a classificação Top Performer por oito vezes seguidas, desde o seu lançamento em 2014;

A Aldo Solar é um distribuidor da Jinko para todo o Brasil. Desde 2020, a Aldo e a Jinko firmaram o maior contrato de distribuição da história da fabricante.

Saiba mais sobre a Jinko Solar, e não deixe de conferir o lançamento da nova família Tiger Neo, os módulos de ultra eficiência com a maior garantia do Brasil: energia linear de 87,4% aos 30 anos de uso!

Aproveite o momento e conheça mais sobre energia solar e comece agora mesmo a traçar o seu plano de ação para aderir a essa fonte renovável. Utilize a Calculadora Aldo Solar e saiba como mensurar o seu projeto fotovoltaico!

Entenda a lista Tier 1

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating