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Como conquistar clientes e mais vendas com gerador de energia solar Como conquistar clientes e mais vendas com gerador de energia solar
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Como conquistar clientes e mais vendas com gerador de energia solar

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

O ano de 2020 foi especialmente desafiador em todos os ramos de atuação, mas, apesar disso, o setor solar continua com ótimas perspectivas. Então, conquistar clientes e mais vendas pode não ser algo tão complicado, se você tiver disposição para investir o seu tempo em algumas estratégias.

Considerando, portanto, que o segmento de energia solar cresce de forma disparada no Brasil, podemos vislumbrar uma ótima oportunidade para entrar nesse mercado. É uma chance única de diversificar os negócios, com sucesso em vendas de gerador de energia solar, contribuindo para a sustentabilidade do planeta.

Contudo, a princípio, vender pode não ser tão simples assim. Como em qualquer profissão, exige conhecimento específico, certas habilidades técnicas e condutas que você precisa aprender a colocar em prática. Por isso, elaboramos esse artigo com o intuito de apresentar alguns pontos importantes para você levar em conta nessa jornada. Então, continue com a gente e entenda como conquistar clientes e mais vendas no setor solar!

Conheça a fundo o seu público de interesse

Definir quem é o público-alvo do seu negócio é uma estratégia elementar para você alcançar um resultado satisfatório nas vendas. Por isso, é fundamental conhecer o seu potencial cliente, saber como ele se comunica, o que consome, suas dores e necessidades mais relevantes. Existe uma infinidade de detalhes a serem explorados antes de fazer uma abordagem, sabendo, de antemão, que cada uma tem suas particularidades.

Estando consciente de que cada cliente é único, você saberá que as motivações também mudam. Nesse sentido, o sistema solar fotovoltaico a ser oferecido e instalado também deverá ser personalizado. E, é certo que as pessoas se sentirão muito mais seguras quando perceberem que você entende suas necessidades, apresentando propostas de forma confiante. Assim sendo, comece fazendo uma segmentação do seu público, conforme descrevemos a seguir:

Segmente o seu público-alvo

Existem três macro critérios que podem ajudar e muito a segmentar o público que você precisa atingir: o geográfico, demográfico e o psicológico. Veja adiante, uma breve descrição de cada um deles:

  • Segmentação geográfica: aqui, você deve estabelecer quais são as áreas em que seus clientes se encontram. Então, procure elaborar um mapa, começando pelo país, passando pelos estados, regiões, cidades, bairros e assim por diante.
  • Segmentação Demográfica: nesse tipo de segmentação, é necessário pensar nos aspectos que envolvem gênero, idade, profissão, grau de escolaridade, nível de renda etc. São características que permitem a formação de um perfil mais elaborado do cliente, com a ajuda de ferramentas, como o Google Analytics.
  • Segmentação psicológica: nessa altura das suas análises você deverá entender questões mais profundas. Isso envolve o estilo de vida das pessoas, seus valores, preferências, aspectos da personalidade, cultura etc. Sabendo mais sobre esses pormenores, você terá condições de chegar até o seu público de maneira mais assertiva e precisa.

Estabeleça um perfil próprio dentro do segmento solar

Comece definindo um perfil de vendedor, dentro desse setor, a fim de encaminhar as suas vendas de maneira mais apropriada. Para tanto, é fundamental desenvolver um planejamento básico da sua carreira, com metas pessoais e profissionais. Dentro dessa programação, é importante incluir boas práticas de comunicação, para transmitir segurança aos clientes. Além disso, saber se comunicar ajuda a criar um bom networking, que amplia ainda mais as conexões, tanto com a clientela, quanto parceiros e fornecedores.

Outro aspecto essencial para um vendedor é a expertise, ou seja, seu conhecimento acerca dos produtos e serviços que serão oferecidos. Conhecer profundamente o que se vende também ajuda a aumentar a autoconfiança na hora de fechar negócios. Sendo assim, inclua no seu perfil elementos que conduzam à proatividade, à resiliência e à disposição para servir. Lembre-se de que o segmento de energia solar é sistematicamente desafiado pelas inovações, mantendo uma alta concorrência com guerra de preços agressivas.

Aprofunde o seu conhecimento sobre energia solar

Conforme já adiantamos, o conhecimento específico sobre o produto que você vende é um dos segredos para ter sucesso durante a execução das suas atividades. Por isso, entenda muito bem sobre preços, tarifas, regulamentações, técnicas de instalação e tudo o que englobe essa área. É imprescindível mergulhar de cabeça em tudo o que esteja associado à energia solar fotovoltaica.

Esse é o momento de procurar compreender que tudo está interligado. Isso significa que o setor solar também abrange conhecimentos sobre marketing, prospecção de clientes e, ainda, pós-vendas — importantíssimo para manter a clientela. Nesse último quesito, vale salientar que o setor de energia solar ainda está em desenvolvimento, o que gera muita desconfiança por parte das pessoas. É aí que a sua expertise como um educador e conhecedor do assunto deve saltar aos olhos de quem o contratar para instalar um sistema.

Por isso, não economize tempo nem disposição na hora de investir em capacitação, cursos e atualização constante. Esse aprimoramento é válido tanto no aspecto técnico, quanto no comercial, legislativo e de marketing. Participe, também, de seminários, eventos, congressos, palestras e sempre coloque toda a teoria em prática, direcionando para o segmento de energia solar. Todo o investimento feito valerá muito a pena, além de servir como combustível para levar conhecimento para os usuários.

Crie um diferencial sobre a concorrência

Conforme ficou claro, adquirir conhecimento técnico em assuntos conectados ao tema energia solar é imprescindível. No entanto, você não pode deixar de estudar o que a sua concorrência anda fazendo. Isso serve como parâmetro para alavancar as suas próprias vendas, pois, permite que você descubra um diferencial sobre quem trabalha no mesmo ramo. Isso pode ser muito proveitoso, até mesmo, quando o seu produto estiver mais caro. Por que?

Muita gente pode se perguntar por que compraria um produto mais caro de você em vez de dar preferência para um concorrente mais em conta. No ramo da energia solar isso é especialmente importante, já que, para alguns, trata-se de um investimento um tanto dispendioso. É nesse momento que você tem a chance de mostrar os seus diferenciais, principalmente em termos de domínio do mercado, atributos dos produtos e técnica.

Invista no valor e na qualidade do serviço

Uma boa dica é tentar sempre demonstrar um ou mais exemplos de cases de sucesso realizados anteriormente. É importante deixar claro para o cliente que o seu valor é muito maior que o serviço propriamente dito. Então, mais uma vez, entenda quem é esse cliente e entregue a ele exatamente o que ele precisa. Faça todo o trabalho na justa medida e com toda a segurança e garantia possível.

Feito isso, concentre-se no pós-venda e lembre-se de que você está lidando com pessoas e suas necessidades mais elementares. Afinal, um sistema de energia solar fotovoltaica levará o conforto e a segurança do funcionamento de itens básicos de sobrevivência do dia a dia. Por isso, o diferencial em relação à concorrência, nesse caso, é assegurar mais que qualidade do serviço. É oferecer suporte, consultorias e a sensação de que você está ali para o der e vier. Assim, você cria um elo poderoso para fechar negócios com clientes que indicam clientes, e esse ainda é o melhor cartão de visita que existe.

Conquistar clientes e mais vendas

Além dessas questões, é importante ter em mente que, quando se trata de projetos de energia solar, nem sempre o cliente está preocupado com preço. Muitas vezes, esse cliente já tem conhecimento suficiente para entender que a complexidade de um sistema fotovoltaico exige muita técnica. Por isso, seus esforços serão direcionados para quem entende do assunto, e é esse o gatilho que você precisa acionar. Para se diferenciar, portanto, você precisa de um bom discurso aliado a conhecimento.

Como se pode notar, o trabalho necessário para se tornar um revendedor de sistema fotovoltaico envolve muitas frentes. Portanto, conquistar clientes e mais vendas com gerador de energia solar já é uma função diferente por natureza. É exatamente por isso que pode fazer dessa profissão algo privilegiado. Assim sendo, agarre a sua chance com firmeza e muito aprendizado.

Aproveite para começar a se aprofundar mais sobre o assunto com as mais variadas matérias versadas em energia solar fotovoltaica. Continue navegando em nosso blog e saiba tudo o que está acontecendo nesse setor!

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