Não há dúvidas de que o mercado de energia solar deve crescer exponencialmente nos próximos anos. A medida que a demanda por esse tipo de serviço aumenta todos os dias, muitas pessoas desejam começar sua própria empresa no ramo. Afinal, por onde começar? A resposta é bastante simples: um plano de negócio de uma empresa de energia solar. Portanto, esse documento deve definir o que você fará com antecedência, aumentando as chances de manter o negócio saudável.
Se você quer elaborar um plano de negócios, leia nosso conteúdo até o fim!
O que é um plano de negócios?
Podemos definir plano de negócios como um documento que antecede a abertura (ou, em algumas vezes, a reestruturação) de uma empresa. Geralmente, é feito em linguagem escrita para que todos os pontos possam ser bem estabelecidos.
Traçar um plano de negócios diminui consideravelmente os riscos do empreendimento, uma vez que você já analisou um panorama completo a respeito de cada ponto específico. Além disso, você se inicia no mercado com uma base consolidada e menos incertezas.
Em um plano de negócios, podem constar informações sobre o ramo de mercado que você quer investir, um plano de marketing, um plano de operações, um plano financeiro e análises de possíveis cenários.
Como fazer um plano de negócio de uma empresa de energia solar
Agora que você já sabe, em linhas gerais, do que se trata este documento, chegou a hora de começar a elaborá-lo. Essa é uma daquelas coisas que se aprende na prática, portanto, não tenha medo de colocar a mão na massa.
Por isso, a seguir fizemos uma proposta de modelo de plano de negócios. Confira!
Análise de mercado
O primeiro passo para iniciar seu plano de negócios é conhecer o mercado que você está entrando. Comece pesquisando sobre energia solar no Brasil, e também no seu estado e cidade, levantando dados como o número de empresas locais, faturamento e valor de mercado.
Faça uma breve análise sobre como seus futuros concorrentes se posicionam no mercado, e uma análise comparativa a respeito de preços, prazos e benefícios oferecidos aos clientes.
Tendo isso em mente, você terá uma ideia do que quer para a sua própria empresa. Portanto, trace qual será seu público-alvo, com quais produtos pretende trabalhar, qual faixa de preço você pretende oferecer e como competirá no mercado.
Além disso, lembre-se que se trata de apenas um panorama inicial. Assim, no decorrer da elaboração do documento você pode ir fazendo ajustes e modificações.
Plano de marketing
Quando se fala em marketing, muitas pessoas pensam que se trata apenas de propaganda. Porém, a verdade é que esse termo é bem mais amplo, e abrange tudo o que diz respeito à forma como a empresa se posiciona no mercado.
Pensando nisso, o professor Jerome McCarthy da Universidade de Minnesota propôs o que é chamado de “Mix de Marketing”, ou “Quatro Ps”. Esse estudo é baseado em quatro pontos importantes para uma empresa e que alteram diretamente a forma de se comunicar com o público:
- Produto: como o nome sugere, trata-se dos produtos/serviços que sua empresa oferece. Aqui estão incluídos também todos os atributos que esse artigo proporciona ao consumidor (como custo-benefício, garantia, durabilidade, marca, entre outros);
- Ponto de venda (ou Praça): é basicamente o local em que você oferecerá seus produtos. Lembre-se que isso influencia diretamente na sua logística, estoque, armazenamento e no acesso do público;
- Promoção: aqui, promoção tem o sentido do verbo promover. Será necessário pensar sobre os canais de divulgação (redes sociais, mídia impressa, telecomunicações) e como você vai comunicar ao seu cliente que sua empresa existe;
- Preço: diz respeito ao preço e todas as questões monetárias adjacentes. Pense sobre a relação entre custo e lucro, e os prazos, promoções e descontos que você oferecerá.
Plano operacional
Chegou a hora de colocar os seus números e informações na mesa para entender como a empresa funcionará na prática. Mais à frente, você cruzará essas informações com o plano financeiro, portanto, faça um planejamento idealista por enquanto, e se preciso faça ajustes futuramente.
Você fará uma relação dos materiais que têm e dos que serão necessários, e também da equipe que terá à disposição. A partir disso, poderá concluir qual a função exata de cada um e quantos clientes conseguirá atender em um mês.
Em um plano de negócio de uma empresa de energia solar dedicada, é importante considerar quantos colaboradores você terá à disposição para fazer as instalações e manutenções, Além disso, verifique também quais as ferramentas que utilizarão e quanto tempo demorarão para fazer cada trabalho, em média.
Plano financeiro
Com base em tudo o que traçou até o momento, levante quais são os recursos que você já tem disponíveis e, em seguida, quais serão os custos fixos e variáveis necessários para colocar o negócio em funcionamento. Isso pode ser feito de forma estimada, mas o ideal é que sejam valores próximos.
Uma ideia é separar o planejamento em fases e calcular o montante necessário para colocar cada uma em prática. Assim, você não precisa ter uma grande quantidade de capital disponível de uma vez.
Análise de cenários
Esse não é um passo obrigatório, mas que muitos empreendedores fazem para diminuir as chances de problemas durante a execução. Portanto, ele exigirá que você tenha raciocínio lógico e habilidade de dedução.
Funciona da seguinte maneira: identifique as ameaças à sua empresa e em que momento elas podem surgir durante a execução de um plano de negócio de uma empresa de energia solar.
Por exemplo, imagine que, durante os primeiros meses, você tenha algum problema com relação ao imóvel, que exija manutenção. Nesse caso, de onde você tirará o dinheiro para esse conserto?
O mesmo vale para projeções otimistas: se as vendas de serviços nos primeiros meses forem além do esperado, como você vai lidar com a falta de mão de obra para fazer as instalações?
Pense nisso com calma e trace caminhos alternativos para tomar, caso isso seja necessário.
Avaliação do plano de negócio
Seu plano de negócios está pronto e por isso chegou a hora de ler tudo com muito cuidado e verificar se está de acordo com as suas expectativas. Assim, caso seja necessário, você pode fazer alterações para adequá-lo.
Bônus: como abrir uma empresa de energia solar fotovoltaica
Não há como colocar nada disso em prática se você não souber o que precisa para abrir uma empresa de energia solar. Portanto, fizemos um passo a passo descomplicado para que você se baseie. Lembre-se de buscar ajuda profissional de um contador, caso tiver dúvidas sobre o assunto.
Faça o contrato social
Esse documento deve relatar qual será a área de atuação da empresa e quais atividades serão exercidas, o modelo tributário e a participação de cada um dos sócios (caso haja mais de um). Assim, ele precisa ser reconhecido em cartório e assinado por um advogado.
Faça o registro na junta comercial ou cartório
É o primeiro passo para que sua empresa saia do papel e passe a existir. Deve ser feito antes mesmo de tirar o CNPJ.
Tire o alvará de localização e funcionamento
Deve ser requerido na prefeitura de seu município. Entre em contato com antecedência para saber quais serão os documentos necessários.
Obtenha a inscrição estadual
Pode ser obtida por meio do site do Sintegra, após concluídas as etapas anteriores.
Providencie licenças e inscrições adicionais
Verifique se é necessária mais alguma licença de acordo com a legislação do seu estado. Assim que não for necessário mais nada, você poderá dar prosseguimento às atividades!
Muito importante: para assinar projetos, você precisará de um engenheiro eletricista, que pode ser tanto registrado como colaborador em sua empresa ou prestador de serviços. Portanto, verifique o que mais se encaixa à sua realidade.
Viu só? Elaborar um plano de negócio de uma empresa de energia solar não é impossível. Fazendo esse processo, seu negócio terá mais estabilidade, e você terá mais preparo para lidar com eventualidades.
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