Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
ROI em energia solar passa pela qualidade do projeto ROI em energia solar passa pela qualidade do projeto
Início » ROI em energia solar passa pela qualidade do projeto

ROI em energia solar passa pela qualidade do projeto

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Com tantas mudanças acontecendo na matriz energética do Brasil e do mundo, o acesso à energia solar cresce mais a cada dia. É um mercado promissor e aquecido, no entanto, pelo fato de ser novo e passar por constantes transformações, surgem novas empresas o tempo todo. Diante desse cenário, o ROI em energia solar é fundamental.

Dessa forma, no momento de optar por um projeto de energia solar e decidir seus detalhes, é importante escolher uma empresa séria. Os profissionais envolvidos precisam atender às necessidades dos interessados, além de compensar o valor investido.

Muitas vezes, novas empresas no mercado podem passar uma imagem equivocada sobre o que realmente é a energia solar. Nesses casos, normalmente, falta a devida qualificação na área. Portanto, ao começar um projeto, recomenda-se a observação das particularidades de cada local, como orientação do sol, espaço, padrão de energia e outros. Só assim, o seu ROI em energia solar poderá ser adequadamente aproveitado.

> Leia mais: ROI das soluções fotovoltaicas: saiba como calcular

Garantia de ROI em energia solar

De acordo com especialistas da área de Engenharia Elétrica, a garantia de um bom ROI (Retorno de Investimento) requer o entendimento de que cada projeto tem suas próprias particularidades. Toda empresa que conta com sua própria engenharia é capaz de garantir a mesma equipe técnica do começo ao fim do projeto.

Assim, desde a elaboração do orçamento até a fase de pós-venda, os mesmos profissionais estarão presentes fornecendo todo o suporte necessário, de forma personalizada. Já, os novos entrantes, terceirizam algumas etapas do processo, o que costuma prejudicar o acompanhamento especializado e sistêmico. Quer saber o que buscar em uma empresa confiável para um bom ROI em energia solar? Confira:

Checklist de empresas confiáveis para garantir um bom ROI em energia solar

Veja a seguir algumas perguntas essenciais para serem feitas durante a identificação de uma empresa de energia solar confiável:

  • Qual é o tempo de atuação da empresa no mercado de energia solar fotovoltaica. Descubra consultando o CNPJ;
  • Onde está localizada a sede da empresa? Pesquise se ela não consta apenas na Internet;
  • Quais foram as instalações já realizadas pela empresa? Pesquise sempre sobre a reputação daquela que você pretende contratar. Se possível, consulte conhecidos e amigos que já contrataram com a mesma empresa e extraia o máximo de informações possível;
  • Verifique se há uma equipe própria disponível na empresa, como engenheiros e técnicos para acompanhar todo o processe de instalação do equipamento fotovoltaico;
  • A empresa conta com uma equipe de instaladores treinada? Saiba que muitas empresas não têm sequer treinamentos básicos de segurança e conhecimento sobre energia solar. Na dúvida, é melhor não correr riscos;
  • De que forma a empresa faz o acompanhamento de cada projeto depois de instalado;
  • Saiba quais são as marcas dos equipamentos oferecidos e se os dados estão bem detalhados. Tenha cautela com empresas que omitem informações.

> Leia mais: 14% dos pequenos negócios já contam com energia solar

Como calcular o ROI em energia solar?

Para calcular o ROI em energia solar, você precisa partir da razão do lucro líquido pelo investimento inicial. No entanto, há outros fatores que se deve levar em conta e falaremos deles a seguir.

Tarifa da conta de energia e sua variação

Essa é uma variável importante, já que influi no retorno do investimento na energia solar. De acordo com a ANEEL, a tarifa é dada em R$/kWh e serve para calcular o consumo mensal de energia elétrica.  Então, cada quilowatt de energia consumida deve ser multiplicado pelo valor da taxa, em reais. Quanto maior for esse valor, menor será o tempo necessário para o retorno do investimento.

O cálculo ROI em energia solar precisa incluir, ainda, a inflação gerada no preço da energia ao longo do período calculado. Isso é relevante porque o preço da energia elétrica não é fixo, ele sofre reajustes durante o ano, sem falar nas eventuais quedas. Além disso, há uma variação do valor da energia conforma a concessionária e a região do país.

ROI em energia solar: variáveis técnicas

Aqui, devemos levar em conta a orientação geográfica, o tamanho e a insolação. Além disso, as empresas costumam produzir energia solar com custos menores que as residências. Esse fato se deve à maior demanda energética, já que o sistema instalado em empresas é maior. Então, há ganhos relacionados à diluição do valor dos inversores, por exemplo. Podemos incluir nessas variáveis os custos de mão-de-obra da instalação e a proteção do sistema.

Variação de intensidade na produção de energia

O nosso país é dotado de grande potencial para gerar energia solar. Em relação aos níveis mundiais, só fica atrás da Austrália. Ainda, assim, há bastante variação na intensidade da radiação solar em todo o território nacional e isso influencia na eficácia da produção de energia.

Vale dizer que, para que a eficácia máxima dos painéis solares seja conseguida no hemisfério sul, eles precisam ser orientados para o norte. Se isso não for possível, pode haver perdas na eficiência da produção.

A adesão à energia solar pode ser um investimento que ultrapassa a questão de economia de energia. Hoje, um imóvel com sistema fotovoltaico instalado é muito mais valorizado, em ração da eficiência energética e o compromisso firmado com a sustentabilidade.

> Leia mais: Aldo Solar assume a liderança em vendas de micro inversores no Brasil

Empresas confiáveis, como a Aldo Solar, no auge de seus 40 anos, são marcadas por histórias de esforço e dedicação. A energia que emana do Sol nos move a crescer com devoção pelo o que fazemos, entregando mais sustentabilidade ao planeta e economia às famílias.

Assim, garantimos o futuro para todos, honrando a visão do Aldo de ser parte da solução e não do problema. Escolha um integrador parceiro da Aldo Solar!

Você já sabe que o mercado oferece linhas de financiamento específicas para a adesão às energias renováveis. Alguns exemplos de instituições são o Santander e a Sol Agora, que como a Aldo, faz parte do portfólio da Brookfield.

 Acompanhe também todas as novidades da Aldo em outros canais como Twitter, FacebookLinkedIn e Instagram. Fique ligado também em nosso canal no Youtube!

ROI em energia solar

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating