Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Como vender energia solar? Saiba as vantagens de empreender no setor – Seja bem-vindo ao blog do maior distribuidor de energia solar do Brasil Como vender energia solar? Saiba as vantagens de empreender no setor – Seja bem-vindo ao blog do maior distribuidor de energia solar do Brasil
Início » Como vender energia solar? Saiba as vantagens de empreender no setor

Como vender energia solar? Saiba as vantagens de empreender no setor

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Hoje, temos um cenário muito positivo para quem se pergunta como vender energia solar. Dentre os motivos, primeiramente, podemos falar da alta da conta de luz, efeito da crise energética. Desse modo, a chamada transição energética passará a ser o investimento da década, segundo o economista Roberto Attuch Júnior.

Como resultado, temos o crescimento de novos investimentos no setor da energia solar. Pensando nessa realidade de crescimento, separamos dicas sobre como vender energia solar para quem quer empreender.

Mercado em alta para quem deseja empreender

Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar (ABSOLAR), o Brasil tornou-se a 9ª maior fonte de geração solar. Para a associação, ainda há bastante mercado para explorar. “As pessoas perceberam que não faz mais sentido pagar por eletricidade”, concorda Macri.

Como resultado, nos últimos 12 meses (outubro de 2020 a setembro de 2021), o ramo acumula uma variação positiva de 26,2%. Esse segmento vem apresentando um desempenho mais robusto, registrando crescimento desde 2020.

Leia também: O mercado fotovoltaico no Brasil

Como vender energia solar: entenda o valor para o cliente

Antes de mais nada, é preciso entender as vantagens que a energia solar oferece para o consumidor. Afinal, o conhecimento e o preparo técnico são essenciais, mas sua empresa só terá um diferencial caso se apoie em uma proposta de valor sólida.

Um dos valores da energia solar é a conservação do meio ambiente. Assim, essa fonte de energia se mostra uma solução sustentável, e proporciona mais economia. O consumidor amadureceu e valoriza cada vez mais os produtos sustentáveis e os meios de produção responsáveis, logo, a energia solar se destaca pela proteção do meio-ambiente.

Versatilidade aliada à economia para quem quer saber como vender energia solar

Porém, o principal valor da energia solar é a versatilidade aliada à economia. O sistema pode ser instalado em qualquer edificação: residencial, industrial, comercial e propriedades rurais.

O território brasileiro é abundante em incidência de radiação solar. Dessa forma, os módulos fotovoltaicos chegam ao máximo do seu potencial de converter raios solares em energia elétrica. Ou seja, é possível gerar economia de até 95% na tarifa de energia. Ainda mais vantagens: essa economia é de longo prazo, pois os sistemas são feitos para durar em média 20 anos!

Leia também: Consumidor bate recorde em produção de energia solar

Quem pode vender energia solar?

Agora que você sabe o que leva o consumidor a buscar a energia solar, está na hora de entender se o seu perfil condiz com este mercado.

Em primeiro lugar, é preciso saber que não é necessária uma formação específica para atuar no ramo solar. Investir em conhecimento sobre o assunto, em diversas frentes (marketing, vendas, atendimento, comercial e financeiro) pode ser o primeiro passo ideal sobre como vender energia solar.

Nesse sentido, os profissionais devem se qualificar para atender com um serviço de qualidade, que proporcione destaque. Então, estude sobre energia solar por meio de cursos online e presenciais, escolhendo um método de ensino qualificado e certificações, antes de ingressar nesse mercado. Muitas empresas oferecem oportunidades de capacitação para quem está querendo empreender na área.

Leia também: Quer mudar de carreira? Que tal trabalhar com energia solar?

Como entrar no mercado e como vender energia solar?

Um dos principais requisitos para entrar nesse mercado, de forma segura, é buscar conhecimento por meio de cursos de capacitação na área. Assim, recomenda-se iniciar esse processo com um curso básico e, depois, fazer uma especialização em sistemas fotovoltaicos para, depois, se aprofundar em projetos.

Lembre-se de buscar qualificação para toda a equipe. Por exemplo, o atendimento prestado pela equipe de vendas precisa estar alinhado com o conhecimento e os valores da empresa. Assim, o consumidor perceberá que seu time sabe o que está fazendo, e isso gera confiança.

Segundo um estudo realizado pela Greener no 2º semestre de 2021, o segmento solar leva a confiança como fator fundamental na escolha da empresa integradora.

O que diz a legislação sobre como vender energia solar?

Outro ponto importante, é ficar por dentro das legislações e as normas NR 10 e NR 35, regulamentadas pela ANEEL. Elas se referem às exigências sobre como vender energia solar para os trabalhos feitos em alturas e processos que envolvem o manuseio de eletricidade.

A norma NR 35 estabelece regras de previsão de risco para maximizar a segurança do trabalhador. Elas incluem: autorizações de trabalho, equipamento de segurança adequado e todas as precauções necessárias para que o trabalhador suba dois metros no local da instalação sem acidentes.

Já a norma NR 10 estabelece condições mínimas para garantir a segurança e saúde dos trabalhadores do setor de energia elétrica.

Segundo a NR 10, o colaborador precisa:

  • Elaborar relatório técnico de inspeções, com recomendações e cronograma de adequações dos itens do PIE;
  • Ministrar treinamento específico aos trabalhadores em eletricidade;
  • Fornecer equipamento de proteção individual adequado;
  • Elaborar e manter um Prontuário das Instalações Elétricas (PIE);
  • Elaborar procedimentos de trabalho a nível gerencial e de execução de serviços.

Como vender energia solar?

Diante de tudo o que foi esclarecido neste post, podemos concluir que para quem quer saber como vender energia solar. É preciso investir em conhecimento e certificações. Além disso, é importante estar de acordo com as normas da ANEEL

E você sabia que a Aldo Solar tem uma parceria com o Canal Solar para oferecer diversos cursos de energia solar fotovoltaica? Tudo isso para que nossas revendas e instaladores tenham destaque no setor de energia solar!  Para saber mais acesse nosso portal de Treinamentos!

Portanto, faça um plano de negócio, aposte em estratégias de marketing e garanta serviços de qualidade aos clientes. Sucesso!

A energia positiva que vem do sol

Por fim, conheça mais sobre energia solar e comece agora mesmo a traçar o seu plano de ação para aderir a essa fonte renovável. Por isso, acesse o site da Aldo Solar e confira os produtos.

Caso prefira, entre em contato com nossa equipe de vendas e saiba mais sobre o nosso programa de Aldo Crazy Venda Direta. Se for consumidor final, acesse a CALCULADORA ALDO SOLAR, faça uma simulação do produto e agende uma visita técnica que um revendedor da Aldo irá atendê-lo!

Como vender energia solar

Além disso, conheça nossas ações voltadas à sustentabilidade.  Acompanhe também todas as novidades da Aldo em outros canais como Twitter,FacebookLinkedIn Instagram. Fique ligado também em nosso canal no Youtube!

> Saiba mais: Como se tornar uma revenda Aldo Solar!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating