Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Redução de IPTU para energia solar é aprovada pelo Senado Redução de IPTU para energia solar é aprovada pelo Senado
Início » Redução de IPTU para energia solar é aprovada pelo Senado

Redução de IPTU para energia solar é aprovada pelo Senado

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

A Redução de IPTU para energia solar está prevista na chamada PEC do IPTU Verde. A proposta foi aprovada no Senado nesta terça-feira (13), visando a redução do Imposto Predial e Territorial Urbano para os contribuintes aderentes às ações sustentáveis em seus imóveis.

Dessa forma, a PEC 13/2019 de autoria do senador Plínio Valério poderá incentivar a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade de um modo geral. Afinal, o projeto vai além da redução de IPTU para energia solar: também serão reduzidos os impostos para quem utiliza o aproveitamento de águas pluviais, reutiliza a água, entre outras atividades.

Confira neste artigo os detalhes da PEC do IPTU verde e todas as vantagens da redução de IPTU para energia solar.

O que dizem os senadores

Segundo Valério, a inserção da PEC será útil para chamar a atenção para o tema e estimular todos os municípios a descontarem o IPTU, conforme as possibilidades financeiras de cada local. Ou seja, cada prefeitura terá autonomia para decidir sobre a adoção do IPTU Verde.

“Buscamos incentivar as municipalidades a induzir os cidadãos e as empresas a construir e comprar imóveis que preservem os escassos recursos hídricos, economizem energia e preservem vegetação nas áreas urbanas”, afirmou Valério.

A relatora do projeto, senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), argumentou que a PEC auxilia o país a cumprir as demandas previstas nos acordos internacionais de proteção do meio ambiente.

“A proposta estabelece critérios ambientais para a redução da alíquota do IPTU, de modo a incentivar os proprietários contribuintes de imóvel urbano a adotar comportamentos ecologicamente compatíveis com a sustentabilidade”, afirmou a senadora.

Leia também: Energia solar trará economia para todos: faça a conta certa!

Redução de IPTU para energia solar, reuso da água e mais

De acordo com a PEC, diversas medidas sustentáveis podem servir para descontos no cálculo do IPTU. Um exemplo interessante é que áreas de vegetação nativa em imóveis podem ser desconsideradas do cálculo. Esse trecho provocou divergência entre os senadores, mas foi mantido pela relatora Eliziane Gama.

Além disso, o texto permite (mas não obriga) que o município dê desconto para o imóvel que tenha:

  • aproveitamento de águas pluviais
  • reuso da água
  • tratamento local das águas residuais
  • recarga do aquífero
  • utilização de telhados verdes (telhados revestidos com vegetação)
  • grau de permeabilização do solo
  • utilização de energia renovável no imóvel

Como foi a votação para o IPTU verde

A PEC foi aprovada com 70 votos favoráveis na votação em primeiro turno e 65 votos favoráveis na votação em segundo turno. Não houve votos contrários e o documento segue agora para votação na Câmara dos Deputados.

De acordo com Valério, a PEC só entrará em vigor 180 dias após a data de sua publicação. Desse modo, os municípios terão tempo para se adaptarem à alteração.

“Acho que a gente está tendo uma grande oportunidade de colaborar com o futuro. O custo-benefício é patente: a gente sai lucrando, a natureza sai lucrando, as novas gerações saem lucrando”, disse o senador.

Leia também: Ainda dá tempo de instalar o seu gerador solar sem tarifas

Como aderir à redução de IPTU para energia solar

É importante divulgar a notícia para os seus clientes. É verdade que nem todos os municípios participarão, mas conforme a população se informa da possibilidade, isso pode ser cada vez mais requisitado em todo o país.

Caso o seu cliente possa ser contemplado com esse benefício, verifique quais são as regras vigentes para o local em que ele reside, uma vez que elas poderão variar de acordo com a cidade. Dependendo dos critérios estipulados pelo seu município, a redução de IPTU para energia solar pode ser de até 50%.

A tendência é que essa medida seja adotada por diversos municípios do país inteiro. Em alguns lugares essa política já foi adotada, como em: Taubaté/SP, Salvador/BA, Guarulhos/SP, Goiânia/GO, Ipatinga/MG, Rio de Janeiro/RJ, Barretos/SP e Camboriú/SC.

Uso da água como destaque

Além da redução de IPTU para energia solar, a preocupação com a preservação da água também vem sendo amplamente abordada. Nesse sentido, o Senado também aprovou um projeto de lei (PL) que busca promover campanhas educacionais periódicas para estimular o uso racional da água. A PL seria incluída nos Planos de Recursos Hídricos.

A motivação também é a de construir um Brasil mais sustentável, reforçando na memória do povo o quanto o desperdício de água pode ocasionar problemas para a própria população. Um exemplo são as secas prolongadas, já enfrentadas diversas vezes. O projeto também será encaminhado à Câmara.

Redução de IPTU para energia solar pode ser mais uma estratégia de venda

A princípio, o argumento que mais encanta o consumidor a respeito da energia solar é a economia. Por isso, apresente essa possibilidade de redução de IPTU desde o primeiro contato.

Contudo, lembre-se de realizar uma consulta na prefeitura com antecedência. Confira as informações necessárias, assim você poderá passar as informações para o cliente com clareza.

Essa é mais uma medida que torna os próximos anos cada vez mais positivos para a adesão à energia solar. Aproveite a nova calculadora solar para instalar seu gerador enquanto a isenção de taxas ainda vale.

Redução de IPTU para energia solar e carros elétricos com desconto do IPVA

As ações de incentivo à adesão dos elétricos já estão alcançando alguns dispositivos legais fundamentais na rotina da população. O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, sancionou no início de junho, o projeto de lei 0054/2021, transformando-o na Lei nº 17.653. Com isso, será permitido aos donos de carros elétricos e híbridos o abatimento dos créditos de IPVA, a que tiverem direito, por débitos de IPTU. Trata-se de uma medida capaz de abranger ainda mais a Política Municipal para incentivara aquisição de carros elétricos com desconto do IPVA.

Carros elétricos com desconto do IPVA e pontos de recarga em prédios novos

redução de IPTU para energia solar

O prefeito de São Paulo sancionou no início de junho, o projeto de lei 0054/2021, transformando-o na Lei nº 17.653. Com isso, será permitido aos donos de carros elétricos e híbridos o abatimento dos créditos de IPVA, a que tiverem direito, por débitos de IPTU. Trata-se de uma medida capaz de abranger ainda mais a Política Municipal para incentivara aquisição de carros elétricos com desconto do IPVA.

A cidade de São Paulo já está ciente da transição necessária de veículos a combustão para os elétricos. É, portanto, algo inevitável e parece só uma questão de tempo para que todos possam adotar essa prática, que já está se consolidando. Apesar disso, o Brasil ainda está atrasado, se compararmos com outros países. No entanto, há uma expectativa de que no final dessa década tenhamos uma quantidade de elétricos bastante representativa no país.

Faça sua simulação com a calculadora solar

Por fim, agora você tem mais um argumento para mostrar aos seus clientes os benefícios do uso de um gerador de energia solar. Portanto. se você pretende concluir o seu projeto de energia solar fotovoltaica com o máximo de durabilidade e eficiência, pesquise e procure a melhor solução. Continue acompanhando nosso blog e saiba mais sobre esse e outros assuntos relevantes do universo solar.

redução de IPTU para energia solar

E se você for uma revenda que busca credenciamento na Aldo Solar,  que tal se cadastrar agora? Aproveite e conheça as vantagens neste artigo!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating