Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Estruturas de fixação fotovoltaicas: por que elas são importantes? Estruturas de fixação fotovoltaicas: por que elas são importantes?
Início » Por que as estruturas de fixação do sistema fotovoltaico são importantes?

Por que as estruturas de fixação do sistema fotovoltaico são importantes?

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Você já parou para observar as estruturas de fixação de uma instalação de energia solar? A princípio, ao adquirir um sistema fotovoltaico, os clientes focam apenas na potência e eficiência dos módulos, tecnologias de inversores, strings ou MLPE e eficiência. Porém, raramente questionam a qualidade das estruturas solares.

O artigo de hoje busca fazer jus à importância das estruturas de fixação, responsáveis por manter o gerador fotovoltaico seguro. Afinal, são elas que conectam o sistema fotovoltaico ao telhado, e são o alicerce para que o gerador se mantenha fixo e resistente.

Leia até o final para descobrir maneiras de avaliar a qualidade das estruturas de fixação e o porquê de serem tão importantes para a instalação.

> Leia mais: Aldo consolida sua participação no segmento MLPE com a distribuição de micro inversores Deye

Para que servem as estruturas de fixação?

Dentre os objetivos das estruturas de fixação, destacamos principalmente o de assegurar que os painéis fotovoltaicos se manterão fixos onde foram instalados. A média de tempo esperada para que o sistema se mantenha no telhado é de 25 anos ou mais.

Inicialmente, essa garantia não vem do fabricante, pois é preciso avaliar a sobrecarga conforme o local da instalação. Logo, a avaliação do local e se o mesmo comportará o gerador é responsabilidade do engenheiro pela obra.

> Leia também: Revisão da NBR 6123 trará mais confiabilidade para estruturas fotovoltaicas

Além disso, a equipe de instaladores deve garantir que as estruturas dos módulos não afetarão a sustentação do telhado e nem permitirão que a umidade penetre. Para tanto, o ideal é que os instaladores sejam experientes e possuam treinamento em questões de segurança das instalações.

As estruturas de fixação podem não ser a estrela da instalação, mas são elas que protegem o sistema e o telhado. Ter atenção à qualidade das estruturas é fundamental.

> Painel solar não é tudo igual: saiba escolher o melhor para seu projeto

Confira as principais funções dessas estruturas:

Suportar os pesos dos módulos e os ventos fortes

Em primeiro lugar, estrutura de fixação deve ser capaz de suportar os pesos dos módulos mesmo em condições severas de ventos fortes, tempestades de granizos por longos períodos (anos).

Garantir a resistência dos módulos fotovoltaicos aos impactos

 A estrutura solar deve ser adequada às características dos módulos fotovoltaicos (pontos de fixação) para não alterar a resistência dos módulos aos diferentes tipos de impactos. Estes impactos podem provocar rachaduras, microfissuras nas células fotovoltaicas que podem afetar rendimento e vida útil do sistema se o módulo não for fixado de acordo com as recomendações do fabricante.

 Dar a inclinação e a orientação necessárias aos módulos fotovoltaicos

 As estruturas de fixação são importantes para dar a inclinação e orientação necessárias para melhorar e assegurar a melhor captação possível do recurso solar. Muitas vezes utilizadas para “corrigir” desvios em relação ao norte ou para otimização do ângulo de inclinação dos módulos fotovoltaicos.

 Não prejudicar a estética do local de instalação

 A estrutura deve ser planejada para se adaptar ao telhado, solo ou fachada sem prejudicar a estética do seu entorno. A estrutura tem um papel fundamental para integração harmoniosa dos sistemas fotovoltaicos aos prédios e fachadas;

Ser fabricada de materiais menos suscetíveis a corrosão

Os materiais utilizados nas estruturas de fixação ficam expostos aos ventos, chuva, Sol, bem como à ciclos de aquecimento e resfriamento diários e devem suportar estas condições por longos períodos sem enfraquecer a sua resistência estrutural.

Tipos de estruturas de fixação

Como as estruturas devem ser diferentes para cada tipo de instalação, a diferença das peças precisa ser considerada. Algumas das peças de interface são: ganchos, parafusos, suportes etc.

Por exemplo, para telhas de cerâmica, o indicado é utilizar os ganchos fixados diretamente na estrutura do telhado. Isso garante a sustentação dos trilhos.

Já em telhados de fibrocimento, o ideal é trabalhar com o parafuso prisioneiro de rosca dupla. Em telhados metálicos, o que funciona melhor são os trilhos fixados diretamente sobre as telhas.

No caso de instalações em lajes de concreto ou no solo, são necessárias estruturas um pouco diferentes. É necessário fazer a inclinação adequada das placas, então, as estruturas devem ser ancoradas em lastros de concreto. Em usinas de solo, é melhor recorrer às sapatas dimensionadas conforme as condições do terreno.

Se as estruturas de fixação corretas não forem utilizadas, os módulos, o telhado e o imóvel podem sofrer danos. Um exemplo é o surgimento de goteiras, entre outros incômodos e danos mais graves, como o superaquecimento e incêndios. Portanto, essas questões não devem ser ignoradas na elaboração do projeto.

Leia também: Rápidas e práticas, conheça as estruturas Romagnole Metálicas 55 cm, Perfil Plano RS-183

Conclusão: estruturas de fixação são a segurança do projeto

Quando se trata de segurança, cada parafuso merece atenção. Escolher os melhores materiais para cada contexto é papel do engenheiro, mas estar ciente da importância das estruturas de fixação e exigir o melhor é uma tarefa de todos. Especialmente dos clientes!

Agora que você já sabe as principais funções das estruturas para fixação dos painéis, não deixe de abordar esse assunto em sua próxima instalação. Se você é cliente final, demonstre para os instaladores que você se preocupa com a integridade do sistema e deseja estar a par dos materiais utilizados.

Parceiros Aldo Solar: estruturas de fixação

Romagnole

Fundada em 1962, a Romagnole é atualmente uma das maiores indústrias brasileiras do segmento de energia elétrica. Assim, com um sistema de gestão profissionalizado, investimentos permanentes na qualificação dos colaboradores e em recursos tecnológicos, a Romagnole atingiu um nível de excelência que a coloca em posição de destaque entre as empresas do seu segmento. Isso se reflete nos produtos que fabrica, na responsabilidade com que trata as questões administrativas e na seriedade com que a empresa se relaciona com seus públicos.

A Aldo Solar é um distribuidor oficial da Romagnole para todo o território nacional. Oferecendo todo o mix de soluções para estruturas de fixação de painéis de energia solar exclusivamente para revendedores e instaladores de energia solar.

Solar Group

Solar Group Brasil nasceu como uma divisão da Alclean Extrusão de Metais fornecendo frames homologados pelo BNDES, sob demanda, para fabricantes locais de painéis solares. Em 2016 a empresa ganhou vida própria e cresce desde então de maneira acelerada tendo em seu DNA, a inovação e desenvolvimento de produtos.

Solar Group busca atender o mercado nacional com eficiência e qualidade. Todas as suas estruturas de fixação são tropicalizadas, ou seja, testadas e homologadas para as condições climáticas brasileiras e seu processo industrial além de moderno, segue todas as normas da ABNT.

A Aldo Solar é distribuidor oficial da Solar Group para todo o Brasil, oferecendo exclusivamente aos instaladores e revendedores de energia solar toda a qualidade e inovação de suas estruturas Solar de fixação. Na Aldo Solar você encontra kits geradores de energia solar fotovoltaicos com estruturas Solar Group.

Por fim, se você pretende concluir o seu projeto de energia solar fotovoltaica com o máximo de durabilidade e eficiência, pesquise e procure a melhor solução. Continue acompanhando nosso blog e saiba mais sobre esse e outros assuntos relevantes do universo solar.

E se você for uma revenda que busca credenciamento na Aldo Solar,  que tal se cadastrar agora? Aproveite e conheça as vantagens neste artigo!

estruturas de fixação

Acompanhe também todas as novidades da Aldo em outros canais como Twitter, FacebookLinkedIn e Instagram. Fique ligado também em nosso canal no Youtube!

estruturas de fixação

 

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating