fbpx
Início » GM investe em carros elétricos e Bolt EV é o 1º da marca no Brasil

GM investe em carros elétricos e Bolt EV é o 1º da marca no Brasil

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Nos últimos três trimestres, a General Motors obteve resultados positivos. Por isso, a GM investe em carros elétricos e anunciou ainda que ampliará seu volume de investimentos no desenvolvimento de veículos elétricos autônomos até 2025. A intenção da empresa é chegar a um total de US$ 35 bilhões.

Esses investimentos já começaram desde o início de 2020 e a soma é 75% mais alta que a divulgada antes da pandemia. Assim, a GM pretende tornar-se líder no mercado de veículos elétricos na América do Norte. Além disso, quer liderar, a nível global, o mercado de células de combustível e baterias. Portanto, com a subsidiária Cruise, a companhia quer ser pioneira na comercialização de tecnologia de direção autônoma de forma segura, em larga escala.

Neutralidade com um futuro elétrico

Os planos da GM são de se tornar neutra em carbono quanto às suas operações globais e seus produtos até 2040. Assim, a companhia desenvolveu junto ao Fundo de Defesa Ambiental o que denominou de “uma visão de um futuro totalmente elétrico”.  Para chegar lá, a empresa traçou planos de transição para veículos elétricos entre outras tecnologias com zero emissões. A intenção também é de fornecer energia renovável, aproveitando as compensações ou créditos mínimos.

Investimentos abrangentes e integrados

A empresa investe de maneira integrada e abrangente para ser líder na transformação para um futuro mais sustentável. Assim, sua meta global até 2025 é promover a venda anual de mais de 1 milhão de carros elétricos.

A companhia tem aumentado os investimentos com intuito de alcançar escala mais rapidamente. Isso porque encara esse momento como apropriado para a eletrificação de veículos nos EUA. Além disso, há uma demanda dos clientes pelo portfólio de produtos da marca.

Tendência mundial

A GM divulgou, pela primeira vez, seu compromisso com um mundo livre de acidentes, de congestionamento e emissões há quase quatro anos. Nesse período, a empresa teve grande sucesso com projetos como os Hummer EV e Hummer EV SUV, Cadillac LYRIQ e a versão elétrica da picape Chevrolet Silverado. E, isso estimulou a agilização dos investimentos nessa transição.

Assim, as novas iniciativas da companhia e de seus revendedores na experiência do “cliente EV” ajudaram a acelerar esse processo. Da mesma forma, contribuíram os investimentos privado e público na ampliação da infraestrutura para carregar veículos elétricos, além da própria situação política mundial.

Aumento das vantagens competitivas

Seu objetivo é ampliar suas vantagens competitivas, que serão realizadas por meio de novos investimentos e novas parcerias da marca. Isso engloba a aceleração da produção de células de bateria Ultium nos EUA, com a construção de duas novas fábricas. Assim, elas se somarão às da Ultium Cells LLC, em andamento em Ohio e no Tennessee.

Esse pacote inclui a comercialização das células de combustível e das baterias. Do mesmo modo, conta com a contribuição da Honda na construção de dois novos veículos elétricos para uso dessa tecnologia. Um deles será um SUV da Honda e um modelo da Acura.

Outras aplicações

A GM divulgou, também, que fornecerá suas células de combustível e baterias à Corporation, empresa que desenvolve a primeira locomotiva no mundo movida 100% a bateria. Além dela, fornecerá à Navistar, que trabalha com caminhões pesados movidos a hidrogênio. O lançamento está previsto para 2024.

Estão negociando uma associação entre GM, a Liebherr-Aerospace e a Lockheed Martin para propulsão elétrica e tecnologia autônoma.

Lançamento global

Em novembro de 2020, a GM divulgou o lançamento global de 30 novos veículos elétricos até 2025, e dois terços deles estarão na América do Norte. Considerando o novo aporte de investimentos, a companhia inclui caminhões comerciais elétricos entre outros lançamentos para o mercado americano.

E, ainda, pela sua subsidiária Cruise, a GM foi a primeira a receber permissão do governo para oferecer serviço autônomo de transporte de passageiros na Califórnia, sem motorista. A empresa está ingressando, também, em mercados como a Índia e o Japão, sendo este em parceria com a Honda.

A GM investe em carros elétricos e o Bolt EV é o 1º no Brasil

A GM investe em carros elétricos e o Bolt EV promete se adaptar perfeitamente às exigências rotineiras dos usuários no país. É um carro 100% elétrico, com os mais avançados recursos de segurança e tecnologia. Além disso, conta com um amplo e confortável espaço interno e design moderno e arrojado.

Autonomia com alta performance

autonomia

Uma das inovações do Bolt EV é a partida com apenas um toque no botão Start/Stop. O acionamento permite uma aceleração de 0 a 100 Km/h em apenas 7,3 segundos, com o um motor de emissão zero e potência de 203 cv. Além disso, você pode contar com uma nova bateria com capacidade de 66 kWh, oito anos de garantia e autonomia para 416 km no ciclo EPA.

inteligencia bateriapotênciabateria

Design inovador

Seu design arrojado reúne detalhes originais com proporções perfeitas que despertam a atenção. E, em seu interior, algumas funcionalidades inovadoras demonstram uma grande evolução. Trata-se do MyLink com tela de 10,2″, o painel de instrumentos digitais customizáveis, com tela de 8″, carregador wireless e sistema de som premium Bose.

Controle seu carro com mais informação

O Driver Center Information foi projetado para dar a você o controle que faltava. Com ele, você consulta como a energia total está sendo usada em um gráfico de barras. Com isso você pode verificar:

  • A cada 8 Km, a eficiência energética dos últimos 80 Km;
  • A porcentagem de energia usada durante a condução;
  • O condicionamento da bateria;
  • Os controles de temperatura;
  • A sua pontuação é baseada em fatores que podem influenciar o consumo de energia, como a forma de condução, as configurações de temperatura e o terreno.

Tudo isso pode ser verificado rapidamente, de forma detalhada e de maneira personalizada.

Soluções inovadoras para tempos inteligentes

O potencial do Bolt EV é reforçado pelo seu conjunto de soluções inteligentes, como a frenagem automática de emergência e o retrovisor interno com câmera. Além disso, ele conta com freios regenerativos, que convertem energia cinética liberada pela frenagem em energia elétrica para abastecer a bateria. Conta, também, com o One Pedal, que proporciona a desaceleração apenas ao tirar o pé do acelerador. Isso reduz o desperdício de energia e permite mais autonomia da bateria.

Direção tranquila e bem protegida

Com a alta tecnologia do Bolt EV você pode tornar a sua direção mais protegida e tranquila. Para tanto, o veículo vem com 10 airbags e um chassi de aço avançado e de alta resistência. Possui, também, uma série de sistemas de segurança baseada em ultrassom, câmera e radar, para prevenir situações perigosas na estrada, incluindo colisões.

GM investe em carros elétricos e Bolt EV é o 1º da marca no Brasil

GM investe em carros elétricos

Test drive da Aldo com o novo Bolt EV

E, claro, a Aldo não podia ficar de fora dessa novidade que tem ligação direta com seu Programa de Mobilidade Elétrica. Assim, a empresa foi uma das primeiras a testar o novo Bolt EV que chegou há pouco na concessionária Chevrolet Zacarias em Maringá. O test drive durou quatro dias e foi possível carregar o novo modelo na garagem solar, localizada na sede da Aldo.

1ª garagem solar pública do país é na Aldo

A garagem foi montada no modelo de carport solar. Trata-se de uma estrutura construída a partir de painéis fotovoltaicos para cobrir áreas de estacionamento e gerar energia a partir da luz do sol. Dessa forma, a solução oferece um ganho duplo. Enquanto protege os veículos do sol, as placas captam a luz solar, convertendo-a em “combustível” para abastecer os carros elétricos ou híbridos.

GM investe em carros elétricos

Garagem da Aldo abastece Bolt EV com energia solar

A garagem fica aberta ao público na sede da Aldo 24 horas por dia, de segunda a domingo, totalmente gratuito. Conta, ainda, com três vagas para abastecimento de carros elétricos.

Confira as características técnicas da Garagem Solar da Aldo:

  • 27 painéis solares;
  • 1 inversor Fronius 8.2kw;
  • carregador veicular trifásico de até 40kw;
  • Autonomia do BMW I3 – até 385km.

Encontre a estação de carregamento rápido mais próxima

Garagem da Aldo no Plugshare

Está procurando um lugar para carregar o seu carro? Com o PlugShare ficou muito mais fácil encontrar uma estação de carregamento e a garagem da Aldo também já está na lista.
O app é gratuito para IOS, Android e web  e além de conectar os proprietários de veículos elétricos, também permite encontrar e avaliar estações de carregamento, como a da Aldo.

E então, já é tempo de se preparar para começar a circular com carros elétricos movidos a energia solar, não? Afinal, eles são altamente tecnológicos e sustentáveis. Essa já é uma realidade do presente, então, o futuro já começou. Saiba mais sobre o assunto e continue navegando em nosso blog!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating