Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Financiamento inteligente de energia solar: faça sem burocracia Financiamento inteligente de energia solar: faça sem burocracia
Início » Financiamento inteligente de energia solar: como fazer sem burocracia

Financiamento inteligente de energia solar: como fazer sem burocracia

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

O financiamento inteligente de energia solar, também chamado de financiamento solar, é um tema extremamente pertinente para o integrador e para o consumidor. Afinal, projetos de energia solar são feitos pensando na economia ao longo prazo, dessa forma, todas as maneiras de facilitar o pagamento da instalação e dos equipamentos são bem-vindas.

Nesse sentido, a Aldo Solar preparou a live Financiamento Inteligente e Sem Burocracia, em parceria com a Sol Agora, uma fintech de inovação em energia solar focada em parcelamento de financiamentos para o cliente final. A live contou com Elberson Nakanishi, Gerente Comercial da Aldo Solar, e Ayres Bernardes, Gerente Comercial da Sol Agora.

Confira neste artigo os principais pontos da live e conheça o caminho certo para impulsionar seus negócios sem burocracias.

Financiamento inteligente de energia solar facilitado com a Sol Agora

Conforme foi explicado pelo Elberson, anteriormente, o financiamento solar era feito com base em uma adaptação dos demais financiamentos mais tradicionais, como o de automóveis e imóveis, incluindo a mesma burocracia.

Diferente disso, a Sol Agora foi criada pensando efetivamente no mercado fotovoltaico. Assim, até mesmo a simulação de financiamento inteligente é facilitada, feita por um processo disruptivo que permite checar se o financiamento foi aprovado ou não em questão de segundos (em média, de 10 a 12 segundos, de acordo com Ayres).

Basta que o integrador digite o CPF ou CNJP, nome ou razão social, telefone, e-mail e CEP. Com isso, o resultado surgirá em tela rapidamente, assim como foi demonstrado na live.

> Leia também: Financiamento de energia solar agita o mercado de capitais

Que tipo de cliente pode fazer financiamento com a Sol Agora?

Hoje, a Sol Agora realiza os financiamentos tanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica. Desde o início, consideraram uma grande oportunidade atender as pequenas empresas e microempresas, além, claro, das grandes empresas e condomínios.

Por exemplo, enquanto a Sol Agora era um projeto piloto, a fintech atendeu principalmente pequenas empresas como padarias e mercados. Entretanto, Ayres reforça que estão totalmente dispostos a aprender sempre, e isso diz respeito a atender diversos segmentos e tamanhos de empresas.

> Saiba mais: Usina solar com financiamento por criptomoeda

Financiamento inteligente e sem burocracia

Além da capacidade de dar respostas rápidas ao integrador, após o financiamento inteligente de energia solar ser aprovado, a Sol Agora tem um processo totalmente digital e de poucas etapas.

A plataforma segue em constante evolução, contando com uma nova versão a cada 15 dias. Por isso, Ayres garante ser um sistema simples, com poucos documentos e 100% digital.

Vale lembrar que o integrador deve cuidar para enviar a documentação correta e legível, além de preencher os dados do cliente corretamente. Assim, será possível manter o processo fluído e livre de burocracia.

Há também a vantagem de a Sol Agora ter integração com a Aldo Solar, e por isso, os dados do pré-cadastro do cliente ou integrador na Aldo são usados automaticamente para preencher a proposta.

Ou seja, diferente de outros bancos, em que você terá 2 trabalhos – o de cadastrar o seu cliente no banco, e repetir essa mesma operação no distribuidor. A ideia dessa integração é que você faça o cadastro uma única vez: Você cadastra o seu cliente direto na plataforma da Aldo, e automaticamente esses dados aparecerão na Sol Agora. Desse modo, fazer a simulação por dentro do site da Aldo pode ser ainda mais rápido e fácil.

E o financiamento inteligente de energia solar para quem está negativado?

Geralmente, os grandes bancos possuem uma política mais conservadora sobre os clientes negativados. O objetivo da Sol Agora é segmentar ao máximo a esteira, com um procedimento robusto para compreender o perfil específico de cada cliente.

Como a Sol Agora faz parte do mercado de crédito, existe a responsabilidade de manter a saúde financeira da empresa. Por isso, dependendo da negativação, o cliente pode sim ser negado.

Porém, regularizando esse crédito, e conforme as modelagens de créditos dos próprios bureaus, é possível voltar a reeditar essa proposta na plataforma, e regularizando essa informação, é sim possível fazer o financiamento inteligente com a Sol Agora.

Nos próximos meses, a Sol Agora deve preparar tutoriais para que o integrador avalie melhor a situação do cliente, entendendo melhor o que será necessário para dar sequência ao financiamento.

Quais os documentos necessários para o financiamento inteligente de energia solar?

Atualmente, na Sol Agora é pedido o documento de identificação do cliente. Ou seja, se for pessoa física: RG, CPF, etc. Se for pessoa jurídica: contrato social, CNPJ. E, claro, a conta de energia.

Para algumas situações, a empresa pede também o projeto. Em situações especiais, dependendo do valor, pode ser que seja pedida uma documentação especial. Mas, por padrão, são apenas esses 2 documentos: identificação e conta de energia.

A Sol Agora segue expandindo a sua utilização de dados para tornar esse processo cada vez menos burocrático. Um exemplo é a questão do endereço, que hoje já não precisa ser preenchido ou comprovado com documentos, pois a Sol Agora checa nos bureaus.

Até qual valor a Sol Agora financia?

O padrão de avaliação para o financiamento inteligente de energia solar é de até R$ 300 mil. Mas a plataforma aceita valores acima disso, o que muda é o procedimento de análise.

Assim, propostas acima de R$ 300 mil passam por um comitê interno de avaliação, aproximando os integradores e clientes do processo.

Desse modo, independentemente do valor da proposta, ou do segmento de atuação do cliente final, o integrador consegue subir a proposta e a Sol Mais sempre fará a avaliação, aprendendo com cada caso mais específico.

Como são as condições comerciais da Sol Agora?

Por vezes, é comum que o cliente final se prenda ao valor das parcelas. Entretanto, existem diversos outros pontos importantes, como a de taxas pré-fixadas e pós-fixadas. Afinal, como isso funciona na Sol Agora?

Segundo Ayres, a Sol Agora trabalha com taxas fixas, que são pré-fixadas. Então, a fintech trabalha com taxas competitivas e prazos de 84 meses para todos os contratos, com uma carência máxima de 4 meses. Isso permite tempo suficiente para que o integrador conclua seu projeto e comece a gerar energia.

Diferenciais da Sol Agora para o financiamento inteligente de energia solar

Além da desburocratização de financiar em um processo 100% digital, a Sol Agora possui o diferencial da estratégia de prevenção de fraudes, que promete agilizar o processo de uma forma segura. Terão ainda novidades no processo do fluxo, como a biometria facial, por exemplo.

Assim, a fintech sempre acompanha os feedbacks e busca inovar constantemente para continuar desburocratizando o financiamento solar.

Outro grande diferencial é o canal de atendimento, que se destaca pela facilidade e agilidade. Esse canal é digital, por meio do WhatsApp.

Há também um sistema de monitoramento, por onde o integrador pode acompanhar a geração da usina.

O DNA da Sol Agora assegura inovação constante graças ao espírito de agilidade e o desejo de facilitar os caminhos para a energia solar.

Por fim, para conferir a live completa e saber mais sobre o financiamento inteligente de energia solar, incluindo respostas de dúvidas feitas pelo chat ao vivo, assista abaixo:

Live: Financiamento inteligente e sem burocracia com Aldo Solar e Sol Agora – YouTube

financiamento inteligente de energia solar

Acompanhe também todas as novidades da Aldo em outros canais como Twitter, FacebookLinkedIn e Instagram. Fique ligado também em nosso canal no Youtube!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating