Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
GD fotovoltaica é incluída no Programa Brasileiro de Energia Renovável – Seja bem-vindo ao blog do maior distribuidor de energia solar do Brasil GD fotovoltaica é incluída no Programa Brasileiro de Energia Renovável – Seja bem-vindo ao blog do maior distribuidor de energia solar do Brasil
Início » GD fotovoltaica é incluída no Programa Brasileiro de Energia Renovável

GD fotovoltaica é incluída no Programa Brasileiro de Energia Renovável

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

A energia solar está cada dia mais presente na agenda dos governos do mundo todo. Agora, representantes da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) e do Instituto Totum assinaram um termo incluindo a GD fotovoltaica no Programa Brasileiro de Energia Renovável. Assim, a assinatura foi feita durante o 12º Fórum de Geração Distribuída do Sudeste.

O evento acontece todo ano e reúne provedores de soluções, integradores, EPCs, profissionais, fabricantes e acadêmicos. E todos eles atuam direta ou indiretamente na área de geração distribuída relativa a fontes de energia renováveis. Assim, este último evento foi realizado em São Paulo, pelo Grupo FRG.

> GD contribuiu para redução de 1% da demanda elétrica

Certificado para obtenção de energia renovável

O Instituto Totum é o certificador acreditado pela Secretaria de Previdência Social, emissora de certificado de energia renovável, o I-RECs (International REC Standard). Dessa forma, o consumidor consegue comprovar que utiliza energia proveniente de fontes renováveis. E agora a GD fotovoltaica foi incluída no Programa Brasileiro de Energia Renovável.

Portanto, a certificação pode ser emitida para energia solar, eólica, biomassa e hídrica. Assim, a aquisição do I-REC é baseada na quantidade de energia usada pelo consumidor. E, cada REC está atrelado a uma unidade de geração de energia renovável (1 REC = 1 MWh).

Programa Brasileiro de Energia Renovável: Iniciativa conjunta

O programa derivou de uma iniciativa conjunta entre a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) e Associação Brasileira de Energia Limpa (Abragel). Recebeu, também, apoio da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (ABRACEEL) e da Associação Brasileira de Biogás e de Biometano (ABiogás). Com isso, o programa pretende fomentar o mercado de energia renovável, criando mais competitividade no setor.

> Quem são as mulheres no mercado de renováveis?

Garantia de origem no Programa Brasileiro de Energia Renovável

Segundo o diretor do Instituto Totum, Fernando Lopes, o programa de certificação garante a origem da fonte de energia produzida e comercializada. Por isso, de agora em diante, a GD, que é descentralizada, assume a posição de componente importante dentro do Programa Brasileiro de Energia Renovável.

De acordo com Guilherme Crispim, presidente da ABGD, essa certificação traz mais confiança para o consumidor. Garante, ainda, mais competitividade para as indústrias e as empresas do segmento.

Vale dizer que, hoje, o Instituto Totum é a única instituição brasileira com autoridade para emitir essa certificação. É algo que também fundamenta a parceria com a ABGD. E, assim, torna-se possível ofertar essa certificação aos associados e ao mercado.

Mais projetos em vista

Existem outros projetos da ABGD em parceria com o Instituto Totum. De acordo com o presidente da ABGD, os dois institutos estão trabalhando juntos com os certificados do instalador e do integrador. Trata-se, portanto, de uma parceria para muitas outras ações que virão.

Segundo Carlos Café, vice-presidente da ABGD, o certificado de energia renovável garante estabilidade e mais valor agregado a cada quilowatt/hora gerado no sistema. Esses créditos, então, poderão ser comercializados valorizando o meio ambiente e o setor energético. Assim, ferramentas como blockchain e criptomoedas também poderão ser usadas.

Enfim, com a inclusão da GD no Programa Brasileiro de Energia Renovável muitas serão as alternativas de uso desses certificados renováveis para o mercado. E isso garante a origem limpa e renovável da energia que será produzida por uma unidade.

Programa Brasileiro de Energia Renovável: como obter uma certificação REC?

Os certificados de energia renovável do Programa Brasileiro de Energia Renovável poderão ser adquiridos de acordo com a mesma quantidade de energia consumida pela empresa. Assim, cada I-REC representa uma unidade de geração de energia renovável. Então, o ciclo de certificação no REC Brazil funciona maneira:

O empreendimento adere ao Regulamento do REC Brazil e assina um contrato junto ao Instituto Totum, que é o gerenciador da certificação daqui. A partir desse ponto, a empresa deve apresentar seu nível de adesão a, pelo menos, cinco dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Isso deve ser auditado por meio de documentos, de forma remota, pelo Instituto Totum.

> Marco Legal e 2022: melhor ano para energia solar

Resultados – Programa Brasileiro de Energia Renovável!

Cada fonte de energia é submetida a uma Norma Técnica específica. Então, após a auditoria, se os resultados estiverem em conformidade com os critérios do Programa Brasileiro de Energia Renovável, o processo é encaminhado a uma Comissão de Certificação. E, assim, a deliberação final é feita.

Partindo da certificação inicial, cada empreendimento está apto a solicitar a emissão de RECs baseando-se em sua geração de energia efetiva, comprovada pelos relatórios de medição da CCEE. Tudo de acordo com as regras do IREC Standard.

A energia solar é a mais democrática fonte renovável

Cidades que têm geração distribuída podem minimizar os investimentos necessários para distribuição em rede, enquanto geram empregos, serviços, receita e outros benefícios. É a possibilidade de se criar uma indústria, mas, com sustentabilidade de ponta a ponta.

Hoje, a energia solar fotovoltaica tem a missão de proporcionar economia e sustentabilidade, além de garantir o abastecimento, driblando a ameaça de apagões. É a alternativa perfeita e a mais democrática entre as renováveis, e já deveria estar trabalhando intensamente pelo país afora. Contudo, sempre é tempo de investir em novas tecnologias, principalmente, quando chegamos a um momento de desafios, como o que enfrentamos agora.

Acredite nos benefícios da energia solar você também! Entenda como a energia solar nas hidrelétricas pode ter um aumento de 17% na geração de energia em tempos de reservatórios baixos!

A energia positiva que vem do sol

Energia positiva é saber que GD fotovoltaica foi incluída no Programa Brasileiro de Energia Renovável!

Por isso, conheça mais sobre energia solar e comece agora mesmo a traçar o seu plano de ação para aderir a essa fonte renovável. Por isso, acesse o site da Aldo Solar e confira os produtos.

Caso prefira, entre em contato com nossa equipe de vendas e saiba mais sobre o nosso programa de Aldo Crazy Venda Direta. Se for consumidor final, acesse a CALCULADORA ALDO SOLAR, faça uma simulação do produto e agende uma visita técnica que um revendedor da Aldo irá atendê-lo!

Programa Brasileiro de Energia Renovável!

Além disso, conheça nossas ações voltadas à sustentabilidade.  Acompanhe também todas as novidades da Aldo em outros canais como Twitter,FacebookLinkedIn Instagram. Fique ligado também em nosso canal no Youtube!

> Saiba mais: Como se tornar uma revenda Aldo Solar!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating