fbpx
Início » GD contribuiu para redução de 1% da demanda elétrica

GD contribuiu para redução de 1% da demanda elétrica

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

A necessidade urgente de mudanças no panorama da matriz energética já começou a surtir efeito. E isso se reflete na constatação do uso de sistemas de micro e minigeração solar fotovoltaica. Esse dado ficou comprovado na porcentagem de redução da demanda de energia elétrica em agosto, no mercado regulado. Assim, a GD contribuiu para redução de 1% da demanda elétrica em agosto em condição na qual os clientes recebem atendimento das concessionárias de distribuição.

GD contribuiu para redução de 1% da demanda elétrica

As informações são da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e, assim, podemos perceber a evidência do potencial da autoprodução de energia limpa e renovável em tempos de enfrentamento da crise hídrica. Assim, a operação da geração distribuída já atingiu 7 GW no país, tendo adicionado 1 GW dentro de um período de três meses.

> Leia mais: Crise energética: energia solar pode ajudar a reduzir os impactos

O impacto da geração distribuída na demanda do mercado regulado foi avaliado pelo levantamento da CCEE. Nele, foi constatado que o aumento identificado seria de 0,9 quando comparado a 2019. Sendo assim, de acordo com os dados preliminares do boletim quinzenal da CCEE, numa analogia anual, houve estabilidade na demanda do mercado regulado de energia.

Efeito de migração de cargas

O mesmo boletim apontou que se desconsiderarmos o efeito da migração de cargas para o Ambiente de Contratação livre no último ano, o resultado é diferente. Nesse caso, a alta seria de 2,3% no ACR em comparação com 2020.

Tal pesquisa apontou um consumo de 62.706 MW médios no Sistema Interligado Nacional (SIN) no mês de agosto. Esse crescimento, então, foi de 3,4% em comparação com o mesmo período de 2020. E, ainda, ficou em 4,4% em relação ao mesmo mês em 2019.

Expectativas atendidas

Segundo análise da CCEE, portanto, a demanda por energia elétrica está acontecendo de acordo com o que se esperava. Então, a alta foi menos acentuada que as registradas no primeiro semestre de 2021.

Já, no mercado livre, o consumo registrado foi de 22.139 MW médios no mês de agosto, um total 10,1% superior a 2020. No entanto, o progresso seria de 5,2%, caso as cargas que ingressaram no segmento nos últimos 12 meses fossem excluídas.

Momento crítico

O aumento da adesão à energia solar é de extrema importância nesse momento de ameaça de racionamento de energia em razão da crise hídrica. Isso já vem ocorrendo há anos, mas, em 2021 os níveis dos reservatórios estão críticos. Por isso, ao produzir a própria energia, o consumidor poupa a água dos reservatórios e, dessa forma, retira pressão sobre os recursos hídricos. Isso é especialmente relevante nesse cenário de bandeira vermelha pelo qual estamos passando.

Produção própria

Hoje, sabemos que a maior potência instalada é observada na classe de consumo residencial, ou seja, de 2,45 GW. Em seguida, vem a classe comercial, com 2,17 GW e a industrial, com 492 MW. Portanto, no segmento de geração própria temos 4,80 GW, no autoconsumo remoto, são 1,14 GW e a modalidade compartilhada com 37 MW. Contamos, ainda, com as múltiplas unidades consumidoras, que aparecem com 4 MW.

A liderança está no Estado de Minas Gerais, que produziu mais de 1 GW, seguido por São Paulo (752 MW). Depois, vem o Rio Grande do Sul (743 MW), Mato Grosso (450 MW) e, por fim, o Paraná, com 341 MW.

Investimentos acumulados

A ABSOLAR divulgou que os 7 GW de geração distribuída são equiparados a mais de R$ 30,6 bilhões em investimentos acumulados desde 2012. E esse empreendimento gerou mais 180 mil empregos acumulados nesse período, em todas as regiões do Brasil. Além disso, são mais de 1,3 GW de geração distribuída apenas em 2021. Com isso, o crescimento registrado no último ano pode estar relacionado ao amadurecimento da fonte solar, bem como à alta das tarifas de energia.

> Leia também:  A Aldo chegou à marca de 175 mil geradores vendidos e o mercado atinge 7GW

GD contribuiu para redução de 1% da demanda elétrica: desenvolvimento local

A GD contribuiu para redução de 1% da demanda elétrica. E outro fator que fomenta a GD é um interesse maior no incremento de negócios capazes de promover o desenvolvimento regional e local, como fazendas solares. Sua grande importância também está no fato de permitir que consumidores com poucos recursos financeiros tenham acesso à energia limpa e renovável.

Incentivos

A Câmara de Comércio Exterior do Ministério da Economia, no ano passado, zerou a alíquota de importação que incidia nos módulos solares e outros itens. Assim, o custo do equipamento diminuiu e isso possibilitou o acesso de mais consumidores à energia solar.

Preocupação ambiental

Esse é mais um foco de preocupação, cujos efeitos estão nítidos na vida de todos nós. Por isso, muitos usuários estão buscando maneiras mais conscientes de consumir energia e outros bens. Trata-se de uma preocupação que se intensificou com a pandemia. Assim, diversos governos e empresas em todo o mundo fortaleceram essa tendência optando por práticas de ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança).

> Saiba mais sobre o conceito ESG na energia solar

Seja solar você também

A energia sustentável agrega inúmeros benefícios. Assim, é um recurso fundamental para promover a melhoria do padrão de vida de todos, bem como as condições de saúde geral.

Além disso, é um fator determinante para a promoção do desenvolvimento econômico, já que impulsiona o aumento da produtividade dos empreendedores e de suas rendas. E, ainda, favorece o acesso à educação, as melhorias na área da saúde, na qualidade de vida, sem falar na transição definitiva para as energias renováveis.

A força que vem do sol

Por fim, conheça mais sobre energia solar e comece agora mesmo a traçar o seu plano de ação para aderir a essa fonte renovável. Por isso, acesse o site da Aldo Solar e confira os produtos.

Caso prefira, entre em contato com nossa equipe de vendas. Se for consumidor final, acesse a CALCULADORA ALDO SOLAR, faça uma simulação do produto e agende uma visita técnica que um revendedor da Aldo irá atendê-lo.

GD contribuiu para redução de 1% da demanda elétrica

> Leia também: Como se tornar uma revenda Aldo Solar!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating