Hoje em dia, falar sobre energia solar já se tornou muito natural e cada vez mais adeptos estão surgindo. Dessa forma, o Brasil caminha rapidamente para o ranking dos países com maior representatividade nesse setor, alcançando a 14ª colocação em 2020. É, também, o 5º lugar na matriz elétrica brasileira. E, juntamente com esse avanço, a Aldo chegou à marca de 175 mil geradores vendidos. É, portanto, fácil notar que esse número representa muito em termos de eficiência e qualidade! Da mesma forma, aponta a rápida adesão da população a essa fonte limpa e renovável de energia.
Além desses dados, já atingimos a marca histórica de mais de 10 GW de potência instalada e mais de 7 GW nos sistemas de geração distribuída.
175 mil geradores vendidos: um gerador a cada 2 minutos
Isso significa a venda de 1 gerador a cada 2 minutos! É isso aí! Enquanto o país atinge mais de 7 GW em potência instalada em Geração Distribuída, a Aldo chegou à marca de 175 mil geradores vendidos. Dessa forma, a geração distribuída só tende a crescer cada dia mais. E, de acordo com dados da ANEEL, até o momento, o país já conta com mais de 600.000 mil geradores instalados no país.
Potência próxima de Itaipu
Os sistemas fotovoltaicos instalados no Brasil já equivalem a 70% da potência atribuída à usina hidrelétrica de Itaipu. Vale lembrar, ainda, que a Itaipu é a segunda maior usina do mundo e a maior da América Latina.
Sabemos que o fornecimento de energia é fundamental para garantir a retomada da economia. Assim, o avanço da potência instalada fortalece o papel estratégico da tecnologia quando o assunto é garantir eletricidade com mais segurança. Diante disso, a energia solar atinge uma marca histórica e nos traz esperança de melhora nas condições de abastecimento de eletricidade.
Já são 4.750 milhões de painéis solares vendidos
Os 175.000 geradores comercializados equivalem a uma potência aproximada de 1.8 GW e mais de 4.750 milhões painéis solares distribuídos em projetos em todo o país. A energia fotovoltaica gerada por essa potência evitou que mais de 440.000 toneladas de CO2 fossem jogados na atmosfera.
Estudos também revelam que a cada tonelada de emissão de Gás Carbônico (CO2) é necessário o plantio de 7,14 árvores para que o planeta não sofra os danos causados por esta emissão. Portanto, os números da Aldo correspondem a mais de 3.250.000 árvores recuperadas.
São números para lá de expressivos e que reforçam a liderança e a atuação nacional da ALDO, que conta hoje com 32% de participação no mercado de geração distribuída.
Liderança em GD e 175 mil geradores vendidos
A fonte solar já nos poupou da emissão de 10,7 milhões de toneladas de CO2 durante a geração de energia elétrica. E ainda, segundo a ANEEL, a energia solar para empresas e residências ocupa a sétima posição em opções de fontes de energia no Brasil, atualmente. Esse posto representa 1,7% da matriz energética brasileira.
Os consumidores residenciais já lideram na adesão à energia solar e apresentam cerca de 38,9% da potência instalada no país. Na sequência, verificamos o setor de serviços e comércio com 37,8%, o rural com 13,2%, indústrias com 8,8% e o poder público com 1,2%. Em seguida, estão os serviços públicos, com 0,1% e iluminação pública com 0,02%.
Tudo isso representa aproximadamente 700 mil unidades consumidoras, que recebem créditos de energia geradas em mais de 600 mil sistemas conectados à rede.
Investimentos que geram empregos
De acordo com dados da ABSOLAR, a fonte solar já beneficiou o país com mais de R$ 52,7 bilhões em novos investimentos, desde 2012. Então, apenas em 2020, o segmento de geração distribuída solar foi responsável pela atração de R$ 11 bilhões em investimentos ao Brasil.
Além disso, a energia solar gerou cerca de 75 mil novos empregos. Com isso, proporcionou mais renda a trabalhadores espalhados por todo o território nacional, em um dos momentos mais críticos da economia do país. Hoje, são 600.000 geradores instalados em todo o país em 5.365 municípios e 7 GW de potência instalada.
Dados do crescimento do setor solar
O número de instalações de sistemas solares fotovoltaicos não para de crescer. É um setor que aumenta mais de 200% ao ano e a quantidade de novos projetos instalados e conectados à rede tende a aumentar cada vez mais. Vejamos a evolução desses números, ao longo dos anos:
- 2012: 7 sistemas solares instalados no país todo;
- 2016: 747 novos sistemas instalados;
- 2017: 13.948 mil novos sistemas instalados;
- 2018: 35.230 mil novos sistemas instalados;
- 2019: mais de 74.111 novos sistemas instalados;
- Hoje, são mais de 600.000 geradores instalados em todo o país em 5.365municípios e 7 GW de potência instalada.
Cadeia de valor
O Sebrae realizou um estudo sobre a cadeia de valor da energia solar fotovoltaica no Brasil. Segundo esse estudo, a tendência é de que a energia solar passe a ter a maior representatividade, entre todas as demais, até 2040. Além disso, uma outra estimativa, feita pela EPE (Empresa de Pesquisa de Energia), até 2027, teremos 1,35 milhão de consumidores com geradores solares instalados. Esse dado representa uma capacidade instalada de 11,9 GW e cerca de 11,9 GW em investimentos.
Aldo chegou à marca de 175 mil geradores vendidos
Chegamos à marca de 175 mil geradores vendidos e isso é maravilhoso, já que o setor de energia solar fotovoltaica é um dos principais catalisadores da retomada da economia. Isso graças a toda a comunidade de revendas e instaladores que nos prestigiam. E, sem dúvida, aos consumidores que acreditam na sustentabilidade e na possibilidade de gerar sua própria energia”, explica Aldo Pereira Teixeira, fundador e presidente da Aldo Solar.
Já são 175 mil geradores vendidos
A necessidade de mudança urgente na matriz energética está ganhando cada dia mais adeptos das energias renováveis. O clima já mudou e as secas estão se prolongando. Além da necessidade de usar a água de forma mais racional, precisamos usar fontes de energia mais sustentáveis, não apenas para economizar no bolso. Sendo assim, cuidar dos recursos naturais e manter a possibilidade de ter qualidade de vida também importa e muito.
Em um setor que está mudando os rumos da matriz energética, há também muitas oportunidades de trabalho. Aproveite para conferir o conteúdo deste post: setor de energias renováveis busca talentos!
A força que vem do sol
Por fim, conheça mais sobre energia solar e comece agora mesmo a traçar o seu plano de ação para aderir a essa fonte renovável. Por isso, acesse o site da Aldo Solar e confira os produtos.
Caso prefira, entre em contato com nossa equipe de vendas. Se for consumidor final, acesse a CALCULADORA ALDO SOLAR, faça uma simulação do produto e agende uma visita técnica que um revendedor da Aldo irá atendê-lo.
Leave feedback about this