Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Energia solar nas granjas traz melhorias na produtividade e no bolso! Energia solar nas granjas traz melhorias na produtividade e no bolso!
Início » energia solar granja

Saiba mais sobre energia solar nas granjas

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Precisamos mudar urgentemente a nossa matriz energética. A crise hídrica está preocupante e o momento de transformar o modo de produção de energia é agora. No ambiente rural essa urgência não é diferente, já que as distribuidoras convencionais nem sempre estão presentes. Trata-se de um cenário cujas fontes renováveis podem fazer toda a diferença, incluindo energia solar nas granjas, uma grande ajuda para esse setor.

A energia fotovoltaica no campo é, portanto, uma fonte com grande potencial para impulsionar a produtividade e melhorar a qualidade de vida do agricultor.

>> Acesse os vídeos da Aldo no Youtube

Energia solar nas granjas: produtores integrados

Há um estudo em andamento, que pretende incluir mais de cem projetos de usinas solares em propriedades de produtores rurais integrados. Assim, já estão em curso as obras de instalação de painéis solares em granjas de integrados à BRF, uma das maiores companhias de alimentos do globo.

Em Santa Catarina, oito produtores integrados já têm seus contratos emitidos pelo Banco do Brasil. Sendo assim, os painéis solares já se encontram em processo de montagem, juntamente com mais dois, que já estão instalados. Então, no total, já estão em fase de estudo, análise ou planejamento mais de cem projetos de usinas solares em propriedades de produtores integrados à BRF.

Estados do Sul e outras regiões

Nos três estados da região Sul, algumas propriedades já receberam visita, contemplam orçamentos prontos e estão em fase de análise de crédito pelo Banco do Brasil. A instituição é o agente financeiro parceiro na iniciativa. Elas estão localizadas em Capinzal, Videira e Chapecó (SC), Toledo e Carambeí (PR), Lajeado e Garibaldi (RS).

Além desses projetos, existem mais 120 usinas solares em negociação para produtores integrados de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Net Zero até 2040

O plano da BRF é se tornar Net Zero até 2040, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa. Então, uma das frentes prioritárias da empresa é a produção de energia limpa, como a solar e a eólica. Assim, em suas operações, a meta da Companhia é chegar a 2030 com mais de 50% da matriz energética elétrica por meio de fontes limpas.

Cadeias de suínos e de aves

As cadeias de produção de aves e suínos terão a implementação de agricultura de baixo carbono. Haverá, ainda, escala no emprego de energia solar aos mais de 10 mil produtores integrados. Da mesma forma, terão esses benefícios os incubatórios e as granjas próprias. Assim, o acordo entre o Banco Brasil e a BRF foi anunciado em dezembro de 2020 e prevê a disponibilização de R$ 200 milhões aos integrados. O objetivo é buscar eficiência energética dentro do plano marco de Sustentabilidade da Empresa.

Primeiros acordos firmados

Produtores da Linha Barra do Tigre, em Concórdia e da Linha Roça Grande, em Luzerna foram os pioneiros do programa. Com isso, eles assinaram os contratos do convênio, firmados com o BB para financiamento da instalação de energia solar nas granjas de suas propriedades.

Profissionais da área de granja, especificamente frango de postura, cujos ovos vão para Herval D’Oeste, no incubatório da BRF, estão satisfeitos. Eles esperam que o sistema contribua efetivamente com a redução dos gastos com energia elétrica. Dessa forma, os painéis solares responsáveis pela energia dos quatro aviários climatizados, estão em funcionamento desde 6 de julho deste ano.

Instalação quase pronta

Produtores já estão construindo em suas propriedades aviários, que produzem mais de 1 milhão de aves anualmente. Com isso, eles terão energia sustentável, o que é muito bom para os integrados, em razão do alto custo antes suportado na produção.

Produção de energia solar nas granjas com alta sustentabilidade

A energia solar nas granjas dos produtores integrados facilita a produção de alimentos de forma mais sustentável. É, portanto, uma fonte altamente renovável, não agride o meio ambiente e conta com parcerias, como o BB, a BRF e o produtor de aves e suínos.

Assim, a parceria entre os três elos é muito importante, além do ganho econômico dos granjeiros com a instalação do sistema solar. Com isso, presenciamos um marco na produção agrícola em tempos de desafios no setor hídrico. É, por isso, uma realização ver os módulos solares funcionando, com os produtores felizes e uma ação conjunta para melhorar o meio ambiente.

Estímulo à autossuficiência com energia solar nas granjas

Também vale destacar a importância do apoio à sustentabilidade no campo. Assim, a parceria entre a BRF e os produtores será capaz de impulsionar a autossuficiência na geração de energia renovável. Dessa forma, poderá reduzir os custos de produção e promover mais preservação ambiental.

Fortalecimento de uma parceria de longa data

Esse convênio firmado com o BB fortalece a parceria de décadas entre as instituições envolvidas. Além disso, reforça os benefícios dos produtores integrados e o desenvolvimento da cadeia produtiva. Como também dos compromissos de longo prazo firmados na estratégia corporativa do BB em relação à sustentabilidade.

O compromisso com a agenda ESG, assim, é reforçado pelas metas públicas de sustentabilidade traçadas. E, tudo é feito em benefício do impacto positivo ao meio ambiente, da cadeia produtiva e da sociedade como um todo.

A Aldo Solar é referência em energia solar

Ao decidir pela compra do seu equipamento, não deixe de pesquisar detalhadamente e sem pressa! A Aldo, por exemplo, já tem quase 40 anos de experiência no mercado. E um dado que vale destacar é que chegamos à marca de 170 mil geradores vendidos até agosto de 2021. Além disso, somos uma das maiores empresas do setor de energia solar do país.

Então, para garantir sua energia solar no campo, produção de energia solar nas granjas e cuidar cada vez melhor da lavoura, recorra à energia mais limpa e sustentável que existe. A Aldo Solar está nessa estrada há quase 40 anos criando as mais variadas soluções em equipamentos de energia solar para todos os segmentos. Seja cada dia mais sustentável!

>> Leia mais: Energia Solar no campo reduz custos e amplia renda

A força que vem do sol

Por fim, conheça mais sobre energia solar e comece agora mesmo a traçar o seu plano de ação para aderir a essa fonte renovável. Por isso, acesse o site da Aldo Solar e confira os produtos.

Caso prefira, entre em contato com nossa equipe de vendas. Se for consumidor final, acesse a CALCULADORA ALDO SOLAR, faça uma simulação do produto e agende uma visita técnica que um revendedor da Aldo irá atendê-lo.

Energia solar nas granjas

> Leia também: Como se tornar uma revenda Aldo Solar!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating