Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Dia do Agricultor: energia Solar no campo reduz custos e amplia renda Dia do Agricultor: energia Solar no campo reduz custos e amplia renda
Início » Dia do Agricultor: energia Solar no campo reduz custos e amplia renda

Dia do Agricultor: energia Solar no campo reduz custos e amplia renda

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

A matriz energética do país tende a se transformar cada vez mais, em razão da crise hídrica. Já chegamos a um patamar em que não podemos mais contar apenas com as usinas hidrelétricas, que nem sempre chega até a zona rural. Nesse cenário, a energia solar é a melhor alternativa disponível e já é uma realidade em mais de 37 mil estabelecimentos rurais no território nacional. A energia solar no campo é, portanto, uma fonte que reduz significativamente os custos, ajuda na produtividade e melhora a qualidade de vida do agricultor.

Energia solar no campo: um exemplo prático

Um casal de Cocalzinho de Goiás, investiu em um sistema fotovoltaico em sua propriedade contendo quatro painéis e seis baterias. Essa instalação já melhorou muito a qualidade de vida da família e de sua produção de aves, que foi aperfeiçoada com o auxílio do sistema solar.

O casal relata, ainda, que usa eletricidade o dia todo e, muitas vezes, a conta de energia convencional chega “zerada”. Isso acontece porque a luz solar supre todas as necessidades da família.

Marco regulatório é favorável a energia solar no campo

Conforme temos acompanhado, a geração de energia solar por meio de micro e minigeração distribuída é objeto do projeto de lei que disciplina seu marco regulatório. O PL ainda tramita no Congresso Nacional e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) está trabalhando pela sua aprovação. Com isso, será possível definir regras que facilitem a vida de pequenos produtores rurais, proporcionado segurança jurídica para esse setor.

É muito comum ocorrer interrupção do fornecimento de energia solar no campo. Isso acarreta prejuízos incontáveis para os produtores rurais, principalmente os de aves, leite e suínos. Por isso, segunda o PL, os micros e minigeradores deverão custear apenas a tarifa sobre o consumo excedente.

Como aproveitar os benefícios da energia solar no campo

Os produtores que ainda não instalaram suas unidades de geração de energia solar e tiverem interesse, deverão se apressar um pouco. Após a publicação da lei, eles terão o prazo de 12 meses para usufruir dos mesmos benefícios previstos atualmente, até 2045. Após esse período, será necessário pagar tarifas sobre o excedente de consumo de energia de acordo com a regra de transição que o PL propõe.

Contribuição para a matriz energética

A nova legislação poderá contribuir bastante com a nossa matriz energética, reduzindo o uso das termelétricas e mesmo, a construção de novas linhas de transmissão. Nas propriedades rurais, as demandas por energia são muito grandes. E isso é especialmente válido para a manutenção de estruturas destinadas aos animais na produção de ração e bombeamento de água. Nesse sentido, os projetos de geração de energia solar amenizam os custos e otimizam recursos.

Segundo dados da ABSOLAR, hoje, os produtores rurais respondem por 3,3% dos investidores em geração de energia renovável própria no país. São mais de 3,2 bilhões de reais investidos que colaboram para que o Brasil caminhe na direção de uma transição energética cada vez mais sustentável.

Benefícios energia solar no campo

Muitos que trabalham e investem no meio rural já notaram o quanto um sistema solar fotovoltaico pode proporcionar em termos de benefícios. Isso se intensificou com os preços dos equipamentos, cada vez mais acessíveis. Entre esses benefícios podemos citar:

Redução de gastos

Uma das principais vantagens é a redução dos gastos nas contas de energia, podendo chegar até 95%. Com uma economia dessas proporções, todo produtor pode investir em diversos outros empreendimentos, além de aumentar sua produtividade e os lucros.

Duração do equipamento

O tempo de duração dos equipamentos de energia solar também é um dos grandes atrativos desse tipo de empreendimento. Sua estimativa mínima de duração é de 25 anos, sem falar em sua prerrogativa sustentável, que não gera poluição e nenhum outros danos ao meio ambiente.

Preservação ambiental

É fundamental ressaltar sempre que a adoção de energia solar ajuda muito na prática sustentável. Além disso, essa iniciativa é a melhor aliada para combater os impactos ambientais provocados pelo aquecimento global. É bom lembrar-se de que o sol está praticamente em todos os lugares e é de graça.

Funcionamento do sistema

Nas regiões rurais, a energia solar opera da mesma forma que nas instalações realizadas em outros locais. Assim, a luz do sol é captada pelas placas solares instaladas em locais livres, principalmente em telhados.

As placas ou módulos solares são compostas de células fotovoltaicas, que são capazes de converter a luz solar em energia elétrica por corrente contínua. Em seguida, essa corrente é transmitida pelos inversores fotovoltaicos interativos e convertida em corrente alternada. Assim, são usadas pelos equipamentos, máquinas e outros utensílios que funcionam por meio de eletricidade.

Retorno como créditos

O sistema fotovoltaico opera em conjunto com a rede elétrica. Assim sendo, toda energia solar produzida e não consumida pode ser injetada na rede elétrica e emprestada à distribuidora de maneira gratuita. Posteriormente, essa energia pode voltar ao consumidor em forma de créditos.

Quando o assunto é custo final da instalação de um sistema, é preciso fazer um estudo das necessidades de cada consumidor, seja rural, comercial ou residencial. Analisa-se, então, os níveis de radiação solar no local, os sombreamentos e outros fatores relativos à localização e ao tamanho das instalações.

> A Aldo Solar é referência em energia solar

Ao decidir pela compra do seu equipamento, não deixe de pesquisar detalhadamente e sem pressa! A Aldo, por exemplo, já tem quase 40 anos de experiência no mercado. E um dado que vale destacar é que chegamos à marca de 170 mil geradores vendidos até agosto de 2021. Além disso, somos uma das maiores empresas do setor de energia solar do país.

Então, para garantir sua energia solar no campo e cuidar cada vez melhor da lavoura, recorra à energia mais limpa e sustentável que existe. A Aldo Solar está nessa estrada há quase quatro décadas e vem criando as mais variadas soluções em equipamentos de energia solar para todos os segmentos.

Seja cada dia mais sustentável!

A força que vem do sol

Por fim, conheça mais sobre energia solar e comece agora mesmo a traçar o seu plano de ação para aderir a essa fonte renovável. Por isso, acesse o site da Aldo Solar e confira os produtos.

Caso prefira, entre em contato com nossa equipe de vendas. Se for consumidor final, acesse a CALCULADORA ALDO SOLAR, faça uma simulação do produto e agende uma visita técnica que um revendedor da Aldo irá atendê-lo.

Energia solar no campo

> Leia também: Como se tornar uma revenda Aldo Solar!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating