fbpx
Início » Crescimento da energia solar na Zona rural

Crescimento da energia solar na Zona rural

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Uma coisa todos nós já sabemos: o Brasil vem sofrendo muito nos últimos tempos com os impactos ambientais, crise hídrica e, recentemente, com as ameaças de apagões. Como resultado, a conta de energia está cada dia mais cara. Paralelo a isso, felizmente, podemos notar um crescimento da energia solar na zona rural.

Aumento da adesão

Mas, esse crescimento não acontece apenas na zona rural, já que nas cidades também temos notado um aumento no uso de energia solar. Isso está ocorrendo em virtude do apelo sustentável que os equipamentos de energia solar evocam, além da possibilidade de economia na conta de luz. Essa fonte de energia, proveniente do sol, pode, então, ser térmica ou luminosa.

A energia solar também é considerada inesgotável e tem potencial superior quando comparada a outras fontes renováveis, por exemplo: hídrica, eólica e geotérmica. Dito isso, trouxemos para você um artigo que trata do crescimento da energia solar na zona rural, bem como seus benefícios para os produtores rurais. Continue lendo e, no final, compartilhe com os seus amigos!

Crescimento da energia solar na zona rural

De acordo com os dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), em 2020, os produtores do setor rural respondiam por 13,2% da potência instalada no país. A ABSOLAR também declarou, recentemente, que a adesão à energia solar no meio rural cresceu mais de 1.300 vezes em cinco anos.

Tudo isso é fruto de uma parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Como resultado, o associado ABSOLAR pode usar linhas de crédito do programa PRONAF, com condições especiais direcionadas aos agricultores familiares. Assim, eles podem vender seus produtos com o código FINAME.

Confira geradores Aldo Solar Finame com 10 anos de garatia

A ABSOLAR ressalta, ainda, que dessa forma, é possível fechar negócio com os pequenos agricultores oferecendo a eles as melhores condições de financiamento.

Objetivo do crescimento: diminuir gastos com energia e aumentar a produção

O início de qualquer transformação requer, em primeiro lugar, um investimento para que, depois, o retorno aconteça. Por isso, ao optar pela energia solar, o principal objetivo dos produtores rurais é diminuir os custos de energia e aumentar sua produção. Além disso, passam a contribuir com a sustentabilidade.

Vale ressaltar, ainda, que a geração da própria energia pode contribuir com uma produção agrícola mais proveitosa, em virtude da economia e da sustentabilidade alcançadas. Isso, sem falar na imagem positiva que a sua empresa pode passar a ter. Aqui, estamos nos referindo a essa iniciativa voltada à preocupação com a preservação dos recursos naturais.

Vantagens do uso de energia solar na zona rural

Antes de citarmos os benefícios do uso do equipamento de energia solar para os produtores rurais, relembramos a razão pela qual essa alterativa é interessante. A energia solar é totalmente limpa e inesgotável, ou seja, você contará com uma fonte econômica e sustentável, ajudando, assim, a preservar o meio ambiente. Afinal, precisamos nos conscientizar!

Sendo assim, apontamos outras vantagens para que os produtores rurais optem pela energia solar fotovoltaica, como:

Redução de gastos

Mencionamos um pouco acima, mas é importante salientar que, no campo, os gastos com energia elétrica são maiores. E as tarifas de energia aumentam constantemente, tornando-se maiores que a inflação. Portanto, investir em uma fonte de energia solar é uma excelente opção para reduzir custos.

Bombeamento de água

Muitos já devem saber, mas convém frisar que a bomba d’água também pode ser usada para essa prática, por meio da energia solar fotovoltaica. Vale enfatizar, ainda, que o sistema para bombeamento baseado em energia solar é mais limpo se comparado às bombas movidas a diesel. Além disso, o equipamento não demanda abastecimento por meio de combustível fóssil.

Produção de grãos

O uso de energia solar na zona rural ajuda em diversos processos, entre eles, a secagem e armazenamento de grãos. Ela também pode ser usada nas estufas, para ajudar no crescimento de espécies vegetais e, também, na prática da colheita mecanizada de grãos.

Outro lado positivo: a energia solar é a favor do agronegócio brasileiro

Já mencionamos alguns benefícios acima, mas esse item é importante destacar. Assim como todos os setores, a zona rural também acompanha as inovações que surgem a todo o momento, transformando, assim, a indústria. Nesse caso, a energia solar é a que tem mais destaque quando o assunto é trazer fontes renováveis de energia.

Portanto, ao optar pela energia solar, os produtores rurais devem adquirir seu kit fotovoltaico, incluindo equipamentos, como:

Preservação ambiental

Não podemos deixar de citar que a adoção de energia solar pode ajudar na prática sustentável. Além do mais, essa iniciativa é a melhor aliada para combater os impactos ambientais provocados pelo aquecimento global. Afinal, o sol está praticamente em todos os lugares e é de graça.

A Aldo Solar é referência em energia solar

Quando decidir comprar o seu equipamento, antes de adquirir, não deixe de pesquisar muito bem! A Aldo, por exemplo, está com quase 40 anos de experiência no mercado. Um dado que vale salientar é que chegamos à marca de 100 mil geradores vendidos em novembro de 2020. Já em junho de 2021, foram 150 mil geradores vendidos. Além disso, somos uma das maiores empresas do setor de energia solar do país.

Então, para garantir sua energia e cuidar cada vez melhor da lavoura no campo, recorra à energia mais limpa e sustentável que existe. A Aldo Solar está nessa estrada há quase 40 anos criando as mais variadas soluções em equipamentos de energia solar para todos os segmentos. Seja cada dia mais sustentável!

A força que vem do sol

Esperamos que com esse artigo, você tenha notado todos os benefícios da energia solar na zona rural. Por fim, conheça mais sobre energia solar e comece agora mesmo a traçar o seu plano de ação para aderir a essa fonte renovável. Por isso, acesse o site da Aldo Solar e confira os produtos.

Caso prefira, entre em contato com nossa equipe de vendas. Se for consumidor final, acesse a CALCULADORA ALDO SOLAR, faça uma simulação do produto e agende uma visita técnica que um revendedor da Aldo irá atendê-lo.

> Leia também: Como se tornar uma revenda Aldo Solar!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating