Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Baterias de armazenamento: nova associação e logística reversa Baterias de armazenamento: nova associação e logística reversa
Início » Baterias de armazenamento ganham associação e logística reversa

Baterias de armazenamento ganham associação e logística reversa

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

O mercado de baterias de armazenamento do Brasil deve acelerar com a ABSAE (Associação Brasileira de Soluções de Armazenamento de Energia). A entidade foi criada pelas mais importantes empresas desse segmento. Sua estrutura, então, atende três pautas principais: incentivo ao marco regulatório, divulgação de informações sobre o segmento e fomento e adesão a políticas públicas.

A Associação que pretende impulsionar o mercado de baterias de armazenamento contempla as empresas Baterias Moura, a Micropower, a Newcharge e a UCB. A apresentação da ABSAE ao mercado foi realizada durante a Intersolar South America 2023. Seu objetivo, assim, é dividir tal iniciativa convidando outras organizações desse setor a se unirem-se à causa.

> Expansão da energia solar impulsiona mercado de baterias

A importância das baterias de armazenamento

Baterias de armazenamento

O presidente da ABSAE, reforçou a importância das baterias de armazenamento de energia na manutenção da segurança dos sistemas elétricos. Da mesma forma, destacou sua relevância para a modicidade tarifária e para a descarbonização da matriz elétrica.

O executivo destacou, também, que é fundamental promover incentivos nesse segmento e adotar políticas públicas para assegurar a competitividade do setor de baterias de armazenamento de energia.

Contudo, além dos objetivos definidos, a entidade pretende focar na qualificação e na formação de profissionais especializados em armazenamento de energia. Dessa forma, com a atuação da ABSAE, as companhias que se associarem deverão alavancar o desenvolvimento de setor brasileiro de baterias de armazenamento de energia. Assim, será possível colaborar com uma transição da matriz energética mais eficiente e sustentável.

> Leia mais: Confira como foi a participação da Aldo na Intersolar 23

Além de baterias de armazenamento, em 2024 teremos a regulamentação de logística reversa de painéis

Baterias de armazenamento

Adalberto Maluf é secretário nacional do Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental. Segundo Maluf, ainda neste ano, será aberta uma consulta pública. O objetivo é discutir com o mercado a possibilidade de regulamentar a logística reversa de painéis solares e de baterias de armazenamento de energia compostas de lítio. De acordo com o cronograma, há uma previsão de que os dois sistemas sejam regulamentados em 2024.

> Reciclagem de painéis solares já é realidade na ALDO

Durante a coletiva de imprensa na Intersolar South America, em São Paulo, Maluf se pronunciou dizendo: “nossa secretaria é coordenadora nacional de logística reversa. Nós já tomamos a decisão que neste ano vamos fazer uma audiência pública sobre novos sistemas a serem regulamentados. E, a minha meta é trazer o setor para discutir a regulamentação da bateria de lítio e dos painéis solares fotovoltaicos. Provavelmente, este ano a gente discute e no ano que vem a gente cria a regulamentação”.

Os fabricantes, distribuidores, comerciantes e importadores são responsabilizados pelo descarte adequado pela Política Nacional de Resíduos Sólidos. Assim sendo, o painel solar agrega um grande valor no mercado, uma vez que é composto por metais nobres, como o alumínio, a prata e o silício. Dessa forma, é possível reciclar cerca de 98% dos componentes de um módulo fotovoltaico

> Baterias Energy Source à venda na Aldo são originárias da logística reversa de veículos elétricos 

Baterias de armazenamento

Em relação às baterias de armazenamento, após 15 anos de uso em carros elétricos, podem ganhar uma segunda vida. Assim, são úteis para armazenamento de energia em residências. É por esse motivo que o sistema de logística reversa não obrigará o fabricante a arcar com os custos dessa operação. Será o contrário disso, gerando uma renda bastante alta.

A preocupação gira em torno da forma de regulamentar essas operações para que seja possível remunerar e criar um sistema melhor para a logística reversa de tais produtos. Esse é o entendimento do secretário do ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas.

Células fotovoltaicas em produção nacional

O secretário do governo falou, ainda, do potencial brasileiro para produzir células fotovoltaicas. Isso porque o Brasil é um dos maiores exportadores mundiais de silício em nível metalúrgico.

> Número de células fotovoltaicas não é sinônimo de qualidade

O governo escolheu um setor estratégico: o da transição energética. Ele engloba toda a cadeia produtiva ligada a eletromobilidade, hidrogênio verde e outros. É um assunto, hoje, tratado pelo governo como prioridade, com uma diretoria focada nos minerais estratégicos, como o silício metalúrgico.

Transformar esse tipo de silício em silício solar seria muito fácil. Assim, grandes players internacionais, investidores de projetos e fabricantes de células acreditam que isso é bem possível, uma vez que o mercado solar cresce sem parar. Maluf coloca seu discurso em um cenário onde diversos países estão tentando diversificar a cadeia de fornecedores rumo às energias renováveis. O objetivo, então, é reduzir a dependência das empresas chinesas.

Agora você já está por dentro do que vem pela frente no setor de baterias de armazenamento e na logística reversa de painéis. Continue navegando por nosso blog!

> Leia mais: Hidrogênio verde: entenda o que é esse combustível do futuro

Você sabia que o mercado oferece linhas de financiamento específicas para a adesão às energias renováveis? Alguns exemplos de instituições são o Santander e a Sol Agoraque oferece financiamento inteligente e totalmente digital.

Baterias de armazenamento

Acompanhe também todas as novidades da Aldo em outros canais como Twitter, FacebookLinkedIn e Instagram. Fique ligado também em nosso canal no Youtube!

> Ainda não é parceiro Aldo Solar? Saiba como fazer parte de nossa família de integradores

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating