Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Geração solar distribuída acabou de ultrapassar 22,5 GW Geração solar distribuída acabou de ultrapassar 22,5 GW
Início » Geração solar distribuída acabou de ultrapassar 22,5 GW

Geração solar distribuída acabou de ultrapassar 22,5 GW

E superou a potência da maior usina do planeta

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Em matéria recente, publicada pela PV Magazine, um dos mais respeitados portais de energia fotovoltaica do mundo, mais uma vez a Aldo Solar foi protagonista. De acordo com o portal, um mapeamento da ABSOLAR, a geração solar distribuída acabou de ultrapassar a marca de 22,5 GW. 

Assim, essa potência já foi instalada nas residências, indústrias, comércios, prédios públicos, propriedades rurais, pequenos terrenos e fachadas já está à frente da usina hidrelétrica de Três Gargantas, na China. Esta é considerada a maior usina do planeta.

Segundo informações da entidade, o Brasil conta com apenas 2 milhões de sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede. E isso em relação às quase 100 milhões de unidades consumidoras existentes. Porém, isso garante sustentabilidade ambiental e economia para mais de 2,9 milhões de unidades consumidoras.

geração solar distribuída

> Leia mais: 10 alterações do Marco Legal da geração distribuída

Esse fato demonstra o tamanho do potencial do setor, que ainda deve expandir e favorecer mais usuários interessados em economizar e produzir sua própria energia. Isso é especialmente interessante neste momento em que a geração solar distribuída acabou de ultrapassar a marca de 22,5 GW no Brasil.

A geração solar distribuída acabou de ultrapassar a maior usina do mundo – muitos empregos e investimentos novos

Desde que começou a valer, em 2012, a energia solar atraiu mais de R$ 113,8 bilhões em novos investimentos. Assim, mais de 675 mil empregos foram gerados e acumulados neste período, espalhados pelas regiões do país todo. Além disso, arrecadou R$ 30 bilhões em tributos. E, nesse passo, a geração solar distribuída acabou de ultrapassar a marca de 22,5 GW no Brasil.

Ainda de acordo com a entidade, o uso da energia solar fotovoltaica já chegou a 5.529 cidades de todos os estados do Brasil. Segundo Tatiana Fischer, diretora de marketing da Aldo Solar, o avanço da geração distribuída no país fomenta a criação de empregos e a indústria nacional. Além disso, promove a geração de renda extra para todos os usuários que optam por um equipamento fotovoltaico. Portanto, segundo Tatiana, “a economia familiar ou redução de custo para o empreendedor PME é gerada mensalmente para o cliente a partir do momento em que há o payback do sistema”.

geração solar distribuída

A geração solar distribuída acabou de ultrapassar 22,5 GW e o governo já reconheceu seu protagonismo 

Com o número de adeptos da energia solar aumentando, o Ministério de Minas e Energia reconheceu o protagonismo da geração distribuída (GD) no Brasil. E, de acordo entidade, essa modalidade de produção de energia está gerando emprego e renda para a população.

Além disso, afirmou que o setor elétrico já é uma boa garantia para os investidores e que a GD conquista cada vez mais destaque pelo país afora.

O representante do governo disse, ainda, que isso é resultado do crescimento rápido, em mensagem transmitida por vídeo para a abertura do Encontro Nacional do Setor Elétrico (ENASE). Ressaltamos que esse é o maior evento político e regulatório do setor elétrico e foi realizado pelo Grupo Canal Energia By Informa Markets.

> Leia mais: Demanda Contratada: Aplicação da TUSD G na geração distribuída

A entidade reconheceu, ainda, que o alto custo das tarifas de energia tem sacrificado o orçamento das famílias brasileiras e que o protagonismo da geração distribuída é claro!  Então, “reduzir os subsídios e os encargos é importante para que tenhamos um setor sustentável para todos os agentes”.

Perspectiva de crescimento para o segundo semestre de 2023

Geração solar distribuída

A geração solar distribuída acabou de ultrapassar a marca de 22,5 GW no Brasil, criando expectativa de crescimento do setor solar brasileiro para o segundo semestre deste ano. 

A energia solar, então, ainda é um investimento promissor. E, não apenas para o consumidor residencial, mas para as pequenas e médias empresas. Além disso, acrescenta a diretora de marketing da Aldo Solar, é muito atrativa para os investidores internacionais, que percebem no Brasil um importante potencial de expansão desse mercado.

O CEO da Amara Net Zero, Santiago Gonzalez, afirma que a energia solar é incrível e vai mudar o mundo, não apenas para as pessoas, mas para o planeta. A Amara Net Zero tem ampla experiência com energia sustentável e é fortemente comprometida com a transição energética.

Segundo Gonzalez, ao adotar a energia solar e gerar sua própria energia limpa, além de economizar, podemos reduzir a necessidade de usar combustíveis fósseis. Dessa forma, torna-se possível contribuir para a diminuição das emissões de carbono tão nocivas ao meio ambiente e que provocam as mudanças climáticas cada dia mais acentuadas pelo aquecimento global.

O executivo declara, ainda, que o aquecimento global é um dos maiores desafios da humanidade. Mas, a chave do sucesso é a transição energética e o alcance da meta NET ZERO, que constitui o maior legado a ser transmitido às gerações futuras.

> Leia mais: Em um ano a Geração Distribuída cresceu mais de 70 %

Agora que você sabe que geração solar distribuída acabou de ultrapassar a marca de 22,5 GW no Brasil, tem ainda mais motivos para aproveitar os benefícios do segmento.

Você já sabe que o mercado oferece linhas de financiamento específicas para a adesão às energias renováveis? Alguns exemplos de instituições são o Santander e a Sol Agora, que oferece financiamento digital e inteligente.

geração solar distribuída

Acompanhe também todas as novidades da Aldo em outros canais como Twitter, FacebookLinkedIn e Instagram. Fique ligado também em nosso canal no Youtube!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating