Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Número de células fotovoltaicas não é sinônimo de qualidade Número de células fotovoltaicas não é sinônimo de qualidade
Início » Painel solar: o número de células fotovoltaicas não é sinônimo de qualidade!

Painel solar: o número de células fotovoltaicas não é sinônimo de qualidade!

36, 60 ou 72 células não importam: o que se deve levar em consideração em um painel solar é sua eficiência

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Você já conhece o painel solar, certo? E sobre o que é uma célula fotovoltaica, já ouviu falar? Trata-se de um dispositivo elétrico que converte a energia solar em energia elétrica por intermédio do efeito fotovoltaico. E neste artigo, vamos te explicar que o número de células fotovoltaicas em um painel não é sinônimo de qualidade.

Os variados tipos de células fotovoltaicas recebem uma classificação em função do material usado. Dessa forma, são produzidas em silício mono e policristalino e silício amorfo.

Assim, para equipar um painel solar é preciso usar número de células fotovoltaicas 36, 60 ou 72 células ligadas entre si. É dessa maneira que se compõe esse equipamento que gera energia elétrica captada do sol.

Então, a produção de energia elétrica necessária para abastecer uma casa ou uma empresa requer a combinação desses painéis em um gerador fotovoltaico. E juntamente com ele, instala-se outros componentes que complementam o sistema como o inversor, cabos, entre outros.

> Entenda o que é uma célula fotovoltaica

 Importância da célula fotovoltaica no sistema fotovoltaico

O que é uma célula fotovoltaica no painel solar? Ela é seu principal componente, independente do número de células fotovoltaicas. Se compararmos esse sistema com o corpo humano, os ossos seriam a lâmina de silício. E, quando essa lâmina é tratada e transformada em célula fotovoltaica, esse processo equivale à acomodação dos órgãos vitais e músculos no esqueleto.

Em seguida, ao adicionarmos as células solares no interior de um painel fotovoltaico, elas ficam protegidas. E essa é a mesma proteção que a pele e os pelos conferem ao nosso corpo. Por isso, é fundamental que esse dispositivo seja elaborado por meio de processos controlados e de maneira industrial. Isso é essencial para evitar acidentes graves.

> Entenda a lista Tier 1 e a qualidade dos módulos fotovoltaicos

 Número de células fotovoltaicas X eficiência

número de células fotovoltaicas

Como as células são as responsáveis por converter a luz do sol em energia elétrica (a chamada energia solar fotovoltaica), entende-se que quanto mais células um módulo fotovoltaico possuir, mais energia ele será capaz de gerar.

Mas não é bem por aí que precisamos fazer essa comparação. Isso porque o que se deve levar em consideração sobre a qualidade de um painel solar é sua eficiência. Ou seja, quanto mais eficiência um módulo tiver, mais geração em um menor espaço.

Por exemplo, vamos comparar dois painéis com potências diferentes:

  • Painel 470W 60 células – Eficiência de 21,74%
  • Painel 550W 72 células – Eficiência de 21,33%

> Leia mais: Aldo é a distribuidora preferida pelos integradores

 Eficiência de um painel solar

Afinal, o que é eficiência de um painel solar? É, basicamente, a porcentagem de energia convertida em eletricidade por mque um painel solar é capaz de gerar. Então, se um painel tem eficiência de 16%, ele converte esse mesmo percentual em energia elétrica por m² através irradiação solar incidente em sua superfície. Ou seja, o número de células fotovoltaicas de um painel não está diretamente ligado à sua qualidade ou eficiência.

Contudo, é necessário ficar ciente de que a medição da eficiência dos painéis solares é feita em condições de laboratório, conhecida como “Condições Padrão de Testes” ou STC (Standard Test Conditions). São as condições normais de ensaio, que constituem os padrões da indústria solar para teste de painéis solares. Assim, quando se adota um arranjo fixo de situações, é possível comparar e avaliar todos os painéis testados com outro painel de maneira precisa.

Como medir a eficiência de um painel solar

número de células fotovoltaicas

A realização do cálculo de eficiência requer dados como largura e altura da placa solar e sua potência. Por exemplo: temos um painel solar de 330W medindo 1,956m de altura x 0,992m de largura. O passo a passo é:

  • Calcular a área do painel, sendo: 1,956m x 0,992m = 1,940352m2;
  • Dividir a potência do painel pela sua área = 330/1,940352 = 170,07 W/m2;
  • Dividir 170,07 W/m2 por 10 e chegar ao resultado da eficiência em porcentagem = 170.07 / 10 = 17.07%

> Entenda o que é eficiência de um painel solar

Painel de qualidade e a eficiência X o número de células fotovoltaicas

A eficiência é demonstrada em percentual, e representa a conversão da energia luminosa em eletricidade. Quanto mais eficiente um módulo fotovoltaico de qualidade, menor a área ocupada para gerar a energia necessária. Ou seja, mais compacta a instalação em solo ou em telhado.

Portanto, o número de células fotovoltaicas não está diretamente ligado à qualidade do módulo ou sua eficiência.

Mais que avaliar a potência dos módulos e o número de células fotovoltaicas, é fundamental analisar a sua eficiência e comparar a produção de energia por meio de simulações.

> Quais aspectos considerar para escolher um módulo fotovoltaico de qualidade?

Certificações do módulo fotovoltaico de qualidade

número de células fotovoltaicas

As certificações, no geral, atestam a qualidade dos módulos fotovoltaicos. Há diversos testes que são aplicados nos módulos para que eles recebam o carimbo de aprovação e sejam considerados melhor módulo fotovoltaico de qualidade. Algumas certificações importantes são:

  • IEC 61215: busca identificar defeitos ao longo do processo de produção e garantir a eficiência e performance ao longo da vida útil;
  • PVEL: é uma certificação em que os módulos são estudados por 18 meses, com testes no backsheet, testes de ciclos térmicos, de impacto de granizo e muitos outros aspectos;
  • RECT: para obter essa certificação, os módulos são submetidos a diversos testes que avaliam a qualidade, confiabilidade e performance;
  • TIER 1: essa certificação não avalia os módulos de forma técnica, mas sim a saúde financeira da empresa fabricante, o que pode ser um fator muito importante caso seja necessário acionar a garantia dos equipamentos;
  • EPD: esse selo avalia o desempenho e longevidade dos módulos considerando questões ambientais como poluição, acidificação dos oceanos e outros aspectos. Para isso, são avaliadas diversas etapas, desde a pesquisa e desenvolvimento até a logística e reciclagem.

Agora que você sabe que o número de células fotovoltaicas não é sinônimo de qualidade, tem ainda mais motivos para aderir a essa fonte limpo e inesgotável.

Você já sabe que o mercado oferece linhas de financiamento específicas para a adesão às energias renováveis? Alguns exemplos de instituições são o Santander e a Sol Agora, que agiliza o financiamento de forma digital e inteligente!

número de células fotovoltaicas

Acompanhe também todas as novidades da Aldo em outros canais como Twitter, FacebookLinkedIn e Instagram. Fique ligado também em nosso canal no Youtube!

> Como ser um integrador Aldo Solar? Confira aqui!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating